- Home
- Caderno de Receitas
- Caderno de Receitas de Alimentação Infantil
Porque receitas de alimentação infantil?
A introdução alimentar é primordial para o desenvolvimento do paladar, levado para o resto da vida. Um paladar bem formado, com a ingestão de alimentos in natura, reduz a necessidade de adoçá-los ou salgá-los demasiadamente. Por isso, preparamos esse Caderno de Receitas de Alimentação Infantil para te inspirar nesse processo tão importante na formação de um ser humano como um todo.
O Caderno de Receitas Alimentação Infantil é um recurso valioso para ajudar os pais e cuidadores a introduzir uma alimentação saudável e variada desde cedo na vida das crianças. Aproveite as receitas de alimentação infantil para todas as refeições. Não vão faltar dicas de comidinhas saudáveis!
Selecione as receitas que você gostou e adicione os ingredientes direto no carrinho. A Boomi entrega os ingredientes com o mesmo cuidado de sempre com preço justo.
Comidinhas salgadas | De 6 meses a 1 ano
Chegou a hora da papa salgada? Aposte nessa receita de Papinha de Cenoura! É uma excelente escolha nesta fase inicial de diversificação alimentar e estímulo dos sentidos. Naturalmente doce e com uma textura suave e cremosa, é rica em betacaroteno, precursor para a produção da vitamina A, antioxidante muito importante para a visão, imunidade, crescimento e desenvolvimento do bebê, além das fibras solúveis que ajudam na função intestinal. Indicação: a partir de 6 meses.
A quinoa é um dos alimentos mais ricos em proteínas de origem vegetal, fibras, carboidratos e ômega 3, importante para o desenvolvimento cognitivo e da retina do bebê. Essa receita de Papinha de Quinoa é uma opção muito nutritiva para iniciar a introdução alimentar. Indicação: a partir de 6 meses.
Essa receita de Papinha de Carne com Legumes tem um sabor incrível! A mandioquinha geralmente tem excelente aceitação pelos bebês, além de ser uma importante fonte de energia. A cenoura fornece betacaroteno, um importante antioxidante para a imunidade, visão, crescimento e desenvolvimento. A carne é fonte de proteína, ferro e vitamina B12. O brócolis é muito rico em potássio e vitaminas A, B9, C e E. Indicação: a partir de 6 meses.
Essa receita de Papinha de Quinoa com Frango é gostosa e tem uma cor incrível que chama a atenção dos bebês. A beterraba além de garantir o colorido ao prato é fonte do antioxidante betalaína que reforça a imunidade. A abóbora fornece betacaroteno, um importante antioxidante para a imunidade, visão, crescimento e desenvolvimento. A quinoa é fonte de ômega 3 e energia e o frango excelente fonte de proteína, importante para o crescimento, vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e potássio. Indicação: a partir de 6 meses.
A lentilha síria também conhecida como lentilha vermelha tem sabor mais suave, o que facilita a aceitação do novo sabor. Essa receita de Papinha de Carne com Lentilha é completa e contempla todos os grupos de alimentos que devem compor a refeição do bebê. É fonte de fibras, proteína, carboidratos, vitaminas, minerais e antioxidantes como betacaroteno e licopeno. Indicação: a partir de 6 meses.
Essa receita de Papinha de Carne com Feijão e Legumes é deliciosa e super nutritiva! O feijão é um clássico das cozinhas brasileiras. Rico em minerais como zinco, cálcio, fósforo potássio, cobre, manganês e ferro e com excelente fonte de fibras, importante para o funcionamento do intestino. A mandioquinha geralmente tem excelente aceitação pelos bebês, além de ser uma importante fonte de energia. A couve é muito rica em fibras, cálcio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. Indicação: a partir de 8 meses.
Homus é um alimento típico da cultura árabe feito a partir de grão-de-bico cozido, tahine, azeite, suco de limão, sal e alho. O grão de bico é uma leguminosa que pode substituir o feijão. Rico em proteína vegetal e fibras, essa receita de Homus de Grão de Bico é uma ótima opção de lanche, almoço ou jantar para os bebês. Tahine é uma pasta de gergelim fonte de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e zinco, além disso é uma importante fonte de ácidos graxos monoinsaturados ômega 9 que auxilia no transporte de vitaminas A, D, E e K e poli-insaturados ômega 3, que auxiliam no desenvolvimento cognitivo e da retina. O limão acrescenta vitamina C a receita, importante para imunidade e absorção do ferro. O seu pequeno vai adorar essa receita de Homus de Grão de Bico. Indicação: a partir de 6 meses.
A lentilha é uma leguminosa muito conhecida popularmente por trazer sorte, fartura e prosperidade na comemoração de réveillon. É muito versátil, pode substituir o feijão e ser consumida durante o ano inteiro. Aproveite a introdução alimentar do bebê para apresentar alimentos cheios de nutrientes como essa Receita de Cozido de Lentilhas Baby. A lentilha é gostosa e rica em fibras que são importantes para o funcionamento do intestino do bebê. Não é necessário esmagar com o garfo. Sirva com arroz ou quinoa, um franguinho nutritivo, legumes cozidos no vapor. Indicação: a partir de 8 meses.
O Cuscuz Marroquino é uma iguaria árabe trazida para o Brasil pelos africanos. Essa receita de Cuscuz Marroquino Baby pode ser consumida no café da manhã, almoço, jantar ou lanche. É gostosa, versátil, nutritiva e fácil de preparar! A gema do ovo é fonte de colina, uma das vitaminas do complexo B, relacionada com a função cerebral. Ela é importante na transmissão dos impulsos nervosos e na regulação da memória e da cognição. O brócolis é fonte de fibras e muito rico em potássio e vitaminas A, B9, C e E. A abóbora e o tomate fornecem importantes antioxidantes como betacaroteno e licopeno. O seu pequeno vai adorar essa receita de Cuscuz Marroquino. Indicação: a partir de 8 meses.
Essa receita de Papinha de Frango com Edamame e Legumes tem um sabor incrível e todos os grupos de alimentos que o bebê precisa em uma refeição. Os alimentos construtores, como o frango e a ervilha, são aqueles ricos em proteína que auxiliam no crescimento durante a infância. Os alimentos energéticos como o arroz são ricos em carboidratos e responsáveis em fornecer energia às células. Os alimentos reguladores como a cenoura e a abóbora, ricos em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e água são responsáveis por regular as funções do corpo, atuando no sistema imunológico e no funcionamento do intestino. Indicação: a partir de 8 meses.
Essa receita de Papinha de Carne com Feijão e Legumes é deliciosa e super nutritiva! O feijão é um clássico das cozinhas brasileiras. Rico em minerais como zinco, cálcio, fósforo potássio, cobre, manganês e ferro e com excelente fonte de fibras, importante para o funcionamento do intestino. A mandioquinha geralmente tem excelente aceitação pelos bebês, além de ser uma importante fonte de energia. A couve é muito rica em fibras, cálcio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. Indicação: a partir de 8 meses.
Essa receita de Ovo à la Coque Baby é uma nova maneira de oferecer ovos aos pequenos! Ovo à la coque é uma receita tradicional francesa de ovo cozido com a gema mole que foi adaptada para os pequenos. O ovo é uma excelente fonte de proteína e colina. A proteína é muito importante para o crescimento e a colina uma das vitaminas do complexo B, relacionada com a função cerebral. Ela é importante na transmissão dos impulsos nervosos e na regulação da memória e da cognição. Indicação: a partir de 10 meses.
Risoto é um prato típico italiano! Prato versátil que agrada a diversos paladares, inclusive dos bebês. Essa receita de Risotinho de Quinoa é muito saborosa e nutritiva. Rica em proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e ômega 3 em apenas uma refeição! Indicação: a partir de 10 meses.
O milho é um cereal rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia para os bebês. Além disso, contem fibras que auxiliam o funcionamento do intestino e costuma ser bem aceito por bebês e crianças pequenas pelo sabor naturalmente adocicado. A receita de Creminho de Milho ainda é fonte de proteína e betacaroteno. Aproveite a introdução alimentar para apresentar novos sabores para os pequenos! Indicação: a partir de 10 meses.
Essa receita de Biscoito de Polvilho Caseiro com chia é muito saborosa e saudável! A semente de chia enriquece muito a receita por ser excelente fonte de proteína, carboidrato, fibras, ômega 3, vitamina B3 e de minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio e selênio. Você fazer com outras sementes, como linhaça e gergelim para variar o sabor e os nutrientes. Indicação: a partir de 10 meses.
Embora muito popular nos Estados Unidos, o waffle é uma massa de origem belga. Essa receita de Waffle de Gergelim e Linhaça é perfeita para o café da manhã. Ele fica com uma textura crocante por fora e macia por dentro e os recheios podem variar de acordo com a preferência do seu bebê. Rico em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e ômegas 3 e 9. A aparência “esburacada” chamará a atenção do pequeno. Experimente criar apresentações divertidas, eles vão adorar! Indicação: a partir de 10 meses.
O guacamole é um clássico da culinária mexicana. Essa receita de Guacamole Kids foi adaptada para os pequenos incluindo novos sabores e nutrientes. A cenoura é rica em vitamina A e o abacate em ômega 9. O ômega 9 auxilia o transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, importantes para a imunidade, crescimento e desenvolvimento do bebê. Indicação: a partir de 10 meses.
Comidinhas doces | De 6 meses a 1 ano
Chegou o momento da introdução alimentar do seu bebê? O primeiro papa não se esquece… Por isso a eleita foi essa receita de Purezinho de Banana! De sabor agradável, a banana é rica em fibras, potássio, triptofano e vitaminas B6 e B9. Indicação: a partir de 6 meses.
Para que o bebê aprenda a identificar os novos sabores e descobrir os seus favoritos é necessário introduzi-los aos poucos. Desta forma, ofereça um único alimento por vez e em pequenas quantidades durante uns três dias. Essa receita de Purezinho de Maçã é gostosa, naturalmente doce e geralmente bem aceita pelos bebês. A maçã contém fibras solúveis como a pectina, que formam um gel que ajuda o intestino a funcionar melhor. É natural que nas primeiras refeições o bebê coma uma quantidade pequena ou até recuse alguns alimentos, pois ainda está desenvolvendo a capacidade de engolir e habitoando-se a novos sabores e texturas. Mas fique tranquila! Deixe passar alguns dias e volte a oferecer novamente. Indicação: a partir de 6 meses.
Essa receita de Purezinho de Pera faz sucesso na introdução alimentar! De sabor agradável e levemente adocicado, é excelente fonte de fibras importante para o funcionamento do intestino do bebê. Indicação: a partir de 6 meses.
Essa receita de Purezinho de Ameixa é um sucesso! É ótimo para os bebês que tem prisão de ventre e por isso o queridinho das mamães. A pera também é excelente fonte de fibras importante para o funcionamento do intestino do bebê. Indicação: a partir de 6 meses.
A quinoa é considerada um super alimento! Essa receita de Mingau de Quinoa com Banana é perfeita para o café da manhã dos pequenos! Muito rico em vitaminas, proteína vegetal, triptofano, fibras e ômega 3. Indicação: a partir de 6 meses.
Essa receita de Panquequinha de Banana super nutritiva é sucesso entre os bebês. Com sabor adocicado, agrada o paladar dos pequenos e fornece energia, proteínas, ômega-3 e triptofano. O bebê pode comer com as mãozinhas e sentir a textura que também faz parte do desenvolvimento. Indicação: a partir de 10 meses.
Comidinhas salgadas | Acima de 1 ano
Novos sabores, texturas e temperos são fundamentais para a formação de um paladar amplo e diversificado. Aproveite para apresentar novas culinárias aos pequenos com essa receita de Yakisoba Kids. Lindo, saboroso e rico em proteína, carboidrato, fibras, vitaminas e minerais. Seu bebê vai adorar! Indicação: a partir de 12 meses.
Baião de dois é um prato típico da região do Nordeste do Brasil. Além de saboroso e nutritivo é uma forma de apresentarmos ao bebê a gastronomia brasileira. Essa receita de Baiãozinho de Dois foi adaptada para os bebês, e além da dupla arroz com feijão que contem muitos nutrientes, temos a quinoa considerada um super alimento, a carne fonte de vitamina B12 e os legumes fonte de betacaroteno, importante para a visão, crescimento e desenvolvimento dos bebês. Indicação: a partir de 12 meses.
No almoço ou no jantar, essa receita de Hamburguinho de Carne nutritivo é sucesso garantido! As sementes de linhaça e chia são riquíssimas em proteínas, fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio, ômegas 3 e 9 e vitaminas B3 e B9. Vale a pena investir nestas sementinhas. Sirva o Hamburguinho acompanhado de arroz, feijão, cenoura cozida e uma saladinha! Indicação: a partir de 12 meses.
As crianças amam nuggets! E se ele for saudável as mamães também vão amar! Essa receita de Nuggets de Peixe é rica em proteína, fibras, ômega 3, minerais como fósforo, potássio e selênio e vitaminas B3, B9 e B12. Indicação: a partir de 12 meses.
Essa receita de Nuggets de Frango pode ajudar a variar o cardápio de um jeito muito gostoso, divertido e nutritivo. O frango é excelente fonte de proteína, importante para o crescimento, vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e potássio. Para deixar o almoço ou o jantar do seu bebê mais divertido, aposte nos moldes criativos. Indicação: a partir de 12 meses.
Tente conquistar os pequenos mudando a apresentação da beterraba, deixando-as mais atrativas como essa receita de Nhoque de Beterraba para bebê. A beterraba além de garantir o colorido ao prato é fonte de betalaína, responsável pela coloração vermelha arroxeada da beterraba, com alto poder antioxidante importante para a imunidade. O amaranto é rico em proteína de origem vegetal, fibras, vitaminas, minerais como ferro, potássio, fósforo, magnésio, zinco e selênio e gorduras poli-insaturadas como ômega 3, importante para o desenvolvimento da retina e da cognição do bebê. Indicação: a partir de 12 meses.
A cor dos alimentos está associada aos benefícios para a saúde, mas também é muito importante para despertar curiosidade e encantamento do bebê com os alimentos. Brincar com as cores nas refeições é muito importante para variar o cardápio, garantir todas as vitaminas e minerais essenciais ao organismo e influenciar o comportamento alimentar para a vida toda. Essa receita de Pão de Frigideira Rosa Kids é fonte de energia, antioxidante e ômega 3 (DHA) essencial para o desenvolvimento cognitivo e da retina do bebê. Sirva com o recheio preferido do seu bebê, como queijo, frango, frutas ou geleia de frutas caseira. Indicação: a partir de 12 meses.
Pão de queijo agrada a maioria das crianças. Acrescentar folhas verdes, como a couve é uma forma de deixar a receita rica em nutrientes. A couve é fonte de fibras, minerais cálcio e potássio e vitaminas A, C e do complexo B. Essa receita de Pão de Quejo Verde com Couve é bem simples de fazer, basta acrescentar na massa folhas de couve ou outra verdura com folhas verdes escuras cozidas para variar o sabor e os nutrientes. Indicação: a partir de 12 meses.
A cor dessa receita de Pãozinho de Batata Doce Roxa com Chia é vibrante e encanta os bebês! Essa cor arroxeada se deve a um pigmento chamado antocianina, e seu maior benefício é ser um poderoso antioxidante que deixa o sistema imunológico do bebê mais forte. A semente de chia é fonte de ômega 3 (DHA) essencial para o desenvolvimento cerebral e da visão do bebê. O polvilho é rico em carboidratos, a principal fonte de energia para o corpo. Indicação: a partir de 12 meses.
Comidinhas doces | Acima de 1 ano
Prepare um delicioso sorvetinho sem açúcar para a Introdução alimentar do seu filho. A receita de Sorvetinho de Banana e Mamão é nutritiva e ajuda a amenizar a sensibilidade da gengiva durante o nascimento dos dentinhos. A banana é rica em potássio e triptofano e promove a sensação de bem estar. O mamão é rico em potássio, vitaminas A e C, fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e a papaína que ajuda na digestão. Indicação: a partir de 12 meses.
O seu pequeno ficará encantado com essa receita de Picolé de Abacate Kids. É rica em vitamina C e fibras que auxiliam o funcionamento do intestino. Além do ômega 9 no abacate, que ajuda o organismo a transportar e absorver as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, importantes para a imunidade, crescimento e desenvolvimento do bebê. Indicação: a partir de 12 meses.
Essa receita de Purezinho de Morango com Iogurte é o café da manhã perfeito para os bebês. É saudável e muito divertido de fazer. Esses pequenos frascos estão cheios de nutrientes como fibras, vitaminas, minerais, probióticos, antioxidantes e ômega 3 que fornecem um bom começo de dia. Os pequenos vão adorar! Indicação: a partir de 12 meses.
Essa receita de Saladinha de Frutas Kids pode se tornar muito atraente para os pequenos quando usamos a criatividade para apresentação do prato. As frutas são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e imunidade dos bebês. Fornecem fibras, água, vitaminas, minerais e antioxidantes. A banana é rica em potássio e triptofano e promove a sensação de bem estar. A tangerina e o Kiwi são excelentes fonte de vitamina C. Indicação: a partir de 12 meses (em pedaços menores, pode oferecer a partir de 10 meses e em papa a partir dos 6 meses).
Essa receita de Picolé de Iogurte com Mirtilo Kids é linda, saborosa e nutritiva. O mirtilo é rico em fibras, vitamina C e antioxidantes, importantes para a imunidade do bebê. O iogurte fornece muito sabor, consistência e cremosidade ao picolé, além de ser fonte de proteína, cálcio e probióticos que auxiliam no funcionamento do intestino. Indicação: a partir de 12 meses.
O smoothie já é sucesso entre os adultos! E agora entre os pequenos também! A receita de Smoothie de Morango com Amaranto é uma delícia e repleta de nutrientes. Opção perfeita para o café da manhã ou lanche da tarde. O iogurte fornece muito sabor e consistência ao smoothie, além de ser fonte de proteína, cálcio e probióticos que auxiliam no funcionamento do intestino. O morango é rico fibras, vitamina C e antioxidantes, importantes para a imunidade do bebê. O amaranto é rico em proteína de origem vegetal, fibras, vitaminas, minerais como ferro, potássio, fósforo, magnésio, zinco e selênio e gorduras poli-insaturadas como ômega 3, importante para o desenvolvimento da retina e da cognição do bebê. Indicação: a partir de 12 meses.
Essa receita de Smoothie de Banana e Manga Kids é uma delícia e perfeito para o lanche da tarde. É muito rico em nutrientes importantes para o desenvolvimento e a imunidade do bebê. A manga é fonte de betacaroteno, precursor para a produção da vitamina A, antioxidante muito importante para a visão, imunidade, crescimento e desenvolvimento do bebê, além das fibras que auxiliam no funcionamento do intestino. A banana é rica em fibras, potássio, triptofano e vitaminas B6 e B9. Indicação: a partir de 12 meses.
Com essa receita simples de Smoothie de Mirtilo e Espinafre, o seu bebê pode começar o dia cheio de nutrientes como probióticos, antioxidantes, triptofano, ômega 3 e um colorido lindo! Indicação: a partir de 12 meses.
A receita de Iogurte com Geleia de Uva Kids é irresistível e nutritiva. Naturalmente doce, fica muito saborosa. Opção perfeita para o café da manhã ou lanche da tarde dos bebês. O iogurte é fonte de proteína e probióticos. A uva é fonte de resveratrol. As propriedades do resveratrol incluem ações antioxidantes, anticancerígena, antiviral, anti-inflamatória e neuro protetora. Indicação: a partir de 12 meses.
Essa receita de Suco de Laranja com Mamão Kids é gostosa e refrescante. É rica em vitamina C, importante para a imunidade e auxílio na absorção do ferro durante as refeições. O mamão é rico em potássio, vitaminas A e C, fibras que auxiliam no funcionamento do intestino que pode sofrer mudanças com a introdução de novos alimentos e a papaína que ajuda na digestão. Indicação: a partir de 12 meses.
Além de uma poderosa mistura de vitaminas e antioxidantes importantes para a imunidade, essa receita de Suco de Beterraba e Laranja Lima Kids vai encantar o seu pequeno pela cor vibrante. Indicação: a partir de 12 meses.
Aproveite as receitas de alimentação infantil!
Você vai amar ver seu bebê comer essas receitas de alimentação infantil e se nutrir com os melhores ingredientes 🌿💚