fbpx Skip to content

7 benefícios da beterraba para a saúde

benefícios da beterraba para a saúde

Os benefícios da beterraba para saúde são diversos, com destaque para o seu conteúdo em nitrato, substância que aumenta a vasodilatação melhorando o fluxo sanguíneo, benéfica para baixar a pressão arterial e melhorar o desempenho na prática esportiva.

A beterraba também é fonte de fibras, folato (vitamina B9), vitamina C, potássio, ferro, zinco e betalaínas, que conferem ainda mais benefícios da beterraba para saúde, como o fortalecimento do  sistema imune, prevenção e tratamento de anemias, controle do colesterol, da glicemia e do apetite.

 

Valor nutricional e benefícios da beterraba para a saúde

Para entender quais são os benefícios da beterraba para saúde, vamos ao seu valor nutricional. 1 unidade pequena (~100g), contém:

  • Energia: 46 calorias
  • Carboidratos: 7,74g
  • Proteína: 1,95g
  • Gordura: 0,09g
  • Fibras: 3,37g (11% da IDR – Ingestão Diária Recomendada)
  • Ferro: 0,32mg (2% da IDR)
  • Zinco: 0,52mg (6% da IDR)
  • Folato: 122mcg (30% da IDR)
  • Vitamina C: 3,12g (4% da IDR)

 

Quanto aos compostos bioativos, a beterraba é um dos poucos vegetais que contém o pigmento betalaína.

A betalaína é subdividida em duas classes, as betacianinas, que conferem a coloração vermelho-arroxeadas às beterrabas roxas, mais comuns, e as betaxantinas, que conferem coloração amarelo-alaranjada às beterrabas amarelas, mais raras de serem encontradas.

Esses nutrientes fornecem os diversos benefícios da beterraba para a saúde:

 

1. Ajuda a baixar a pressão arterial: por ser fonte de nitrato, substância de ação vasodilatadora, a beterraba auxilia a baixar a pressão arterial. Além disso, também é rica em potássio, mineral com efeito hipotensor, associado à redução do sódio.

 

2. Melhora a performance no treinamento esportivo: o efeito vasodilatador do nitrato auxilia o transporte de nutrientes e oxigênio, fornecendo mais energia e mais resistência à fadiga muscular.

 

3. Fortalece a imunidade: fibras, zinco, vitamina C, e as betalaínas são compostos essenciais para a manutenção do sistema imune, auxiliando a formação de células que combatem desde infecções até câncer, diabetes e doenças autoimunes.

 

4. Ajuda a controlar o colesterol e proteger o coração: fibras e antioxidantes, como a betalaína, auxiliam a proliferação de bactérias benéficas da microbiota intestinal, com efeito na redução do colesterol, protegendo a saúde do coração.

 

5. Controla a glicemia e o apetite: mais um dos benefícios da beterraba para a saúde é o controle da glicemia e do apetite, devido à grande quantidade de fibras e antioxidantes, por melhorarem a sensibilidade à insulina.

 

6. Combate o envelhecimento precoce: a beterraba possui uma alta quantidade de antioxidantes que trabalham contra o estresse oxidativo, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e dos órgãos.

 

7. Saúde intestinal: a beterraba é rica em fibras solúveis que, o serem fermentadas pelas bactérias intestinais, oferece efeitos positivos para a microbiota e para o trânsito intestinal, para imunidade, para o controle do colesterol e prevenção de doenças crônicas.

 

Tipos de beterraba

A beterraba (Beta L.) é uma hortaliça tuberosa originária da Europa, da família Aramanthacea, assim como a acelga e o espinafre verdadeiro. Apesar de comumente qualificada de raiz, ela é resultante do engrossamento de uma porção do caule.

Seu nome é derivado do substantivo francês betterave (“bete”, acelga, e “rave” nabo).

Existem três tipos de beterraba, que variam em tamanho, coloração da casca e textura da polpa:

 

  • Beterraba açucareira: é utilizada para a produção de açúcar. Seu fruto é grande com formato alongado e casca que varia do amarelo ao vermelho. Sua composição é constituída de 20% de açúcar.

 

  • Beterraba forrageira: a beterraba forrageira é utilizada na alimentação animal. Possui um formato alongado e casca com coloração amarela ou vermelha.

 

  • Beterraba de mesa: mais conhecida no Brasil. A beterraba de mesa é um vegetal de formato arredondado e tem uma colorção que varia entre amarela, vermelha, laranja ou branca. Dentre elas, encontramos: a beterraba vermelha; beterraba listrada; beterraba amarela e a beterraba branca.

 

Como consumir

Muitas pessoas acreditam que a beterraba e a cenoura são ricas em açúcares, no entanto, não é verdade. Essas hortaliças são ricas em fibras do tipo frutooligossacarídeos, essenciais para a saúde da microbiota intestinal e consequentemente, de todo o organismo.

A beterraba é uma hortaliça cujo potencial ainda é pouco explorado no Brasil. Geralmente é consumida em saladas, crua e ralada, ou cozida sem casca e picada, sem nenhum tempero que valorize seu sabor.

Seu cozimento geralmente é feito de forma inadequada, fazendo com que adquira cor pálida por perder pigmentos durante o cozimento, pois as betalaínas são altamente solúveis em água.

O ideal é preferencialmente cozinhar ou assar as raízes com casca, para preservar a cor, o sabor e os nutrientes.

Se preferir, pode ser feito na panela de pressão, de seis a dez minutos.

Descasque e tempere as raízes ainda quentes para facilitar a absorção dos temperos, mesmo que depois vá servi-la fria.

Algumas opções de receitas para aproveitar os benefícios da beterraba você encontra no nosso Caderno de Receitas, como:

Alguns acompanhamentos que combinam com beterraba: queijo de cabra, alcaparra, maçã, agrião, peixes brancos, rúcula e nozes.

Temperos perfeitos para beterraba: noz-moscada, cravo-da-índia, limão, laranja, alho, salsa, cebola, vinagre balsâmico, louro, hortelã, páprica e tomilho.

Os benefícios da beterraba para a saúde são incríveis e mesmo que você não seja muito fã da hortaliça existem diversas maneiras de consumi-la e talvez com uma de nossas dicas você consiga experimentar e incluí-la em sua rotina.

Na boomi você encontra as beterrabas roxas, amarelas em nossa horta, e também para consumir em forma de chips, conheça!

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho