fbpx Skip to content

Como comer de forma mais sustentável e saudável

Como comer de forma mais sustentável

Quer aprender como comer de forma mais sustentável e saudável? Então você está no lugar certo.

A sustentabilidade é um dos valores da Boomi, por isso estamos sempre criando novos conteúdos para tornar seu dia-a-dia um pouco mais ecológico.

Se você é um leitor do nosso blog, provavelmente já sabe maneiras de como diminuir o consumo de plástico, reduzir o desperdício de alimentos e combater sua pegada de carbono, diminuir o consumo de água, como reciclar corretamente… Mas quando o assunto é alimentação, você sabe como comer de forma mais sustentável?

 

Qual é a definição de vida sustentável?

Em sua essência, a sustentabilidade é atender às nossas necessidades atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Embora historicamente tenha se concentrado no impacto ambiental, agora é um pouco mais amplo, abrangendo não apenas o meio ambiente, mas também questões sociais e econômicas.

Uma vida sustentável significa simplesmente reduzir a quantidade de recursos da Terra que você usa para protegê-la. Mas isso não significa que você deve viver desconfortavelmente – muito pelo contrário. Agora existem muitas alternativas e opções que tornam um estilo de vida sustentável não apenas acessível, mas que também promove benefícios financeiros e de saúde.

 

Como comer de forma mais sustentável?

  1. Alimentação à base de plantas

Estudos mostram que a pecuária bovina é responsável pela emissão de pelo menos 50% dos gases-estufa, principalmente do gás carbônico (CO2) e do metano (CH4).

Podemos fazer mudanças positivas ao priorizar alimentos de origem vegetal em detrimento de alimentos de origem animal. Comer uma dieta repleta de frutas, legumes, verduras, grãos integrais, castanhas e leguminosas é uma ótima maneira de comer de forma mais sustentável e saudável.

 

  1. Não negligencie a proteína vegetal

Uma preocupação muito comum para aqueles que seguem ou querem seguir uma dieta vegana ou vegetariana é em relação as fontes de proteína. Mas saiba que existem inúmeras ótimas fontes de proteína vegetal e que você provavelmente já consome no dia a dia como o feijão, lentilha, ervilha, amendoim, grão de bico…

Veja nesse post as 15 melhores fontes de proteína vegetal que você pode adicionar facilmente em sua rotina alimentar.

 

  1. Opte pela variedade de alimentos

Outra dica de como comer de forma mais sustentável é apostando na variedade. Quanto maior a variedade de alimentos em seu prato, mais sustentável será sua dieta. Por quê? Simples, quanto mais alimentos diferentes os agricultores cultivam, melhor é a variedade de vida que o planeta suporta.

 

  1. Diminua o tamanho das porções

Porções menores minimiza o risco potencial de desperdício de alimentos. A estratégia é servir menos, e se após comer tudo você ainda não estiver saciado, sirva mais um pouco.

 

  1. Compre menos alimentos ultraprocessados

Do ponto de vista da sustentabilidade, o processamento de alimentos usa energia valiosa e suas embalagens de plástico geram resíduos. Os alimentos ultraprocessados não são bons para sua saúde e nem para o planeta.

Saiba mais sobre esse assunto no texto ‘’A diferença entre alimentos processados e ultraprocessados’’ escrito pela nossa nutri.

 

  1. Considere diminuir sua ingestão de lacticínios

Você sabia que são necessários 1.000 litros de água para produzir um litro de leite de vaca? Isso equivale a cerca de sete banhos.

Apesar de também levarem água em sua composição, os leites vegetais precisam do recurso em menor quantidade. Um copo de leite de amêndoa, por exemplo, demanda 74 litros de água.

Mudar os lacticínios por uma alternativa à base de plantas reduzirá significativamente sua pegada de carbono.

 

  1. Compostagem 

Se você está se esforçando para uma vida sustentável, desperdiçar o mínimo de comida possível é fundamental, como citamos no tópico acima. Mas às vezes é difícil não desperdiçar comida, nesses casos a compostagem ajuda.

Você pode comprar uma composteira ou até mesmo fazer a sua própria em casa. Isso é ótimo não apenas para minimizar o desperdício, mas para ajudar a devolver os nutrientes ao solo.

 

  1. Cultive sua própria comida

Uma coisa que a pandemia inspirou é o cultivo de plantinhas em casa, o que é uma ótima notícia para o planeta. Então que tal acrescentar no seu jardim vasos de ervas, temperos e outros alimentos?

Cultivar sua própria comida em casa é a garantia de ter um alimento orgânico cultivado localmente.

 

  1. Escolha orgânicos

Então, você optou por comprar produtos sem plástico sempre que possível, plantou seu jardim em casa e aumentou seu repertório de receitas à base de plantas. Próximo passo para comer de forma mais sustentável? É hora de ir para os orgânicos.

Sei que nós aqui da Boomi somos suspeitos para falar, mas o orgânico é definitivamente melhor para o planeta. Ele foi projetado para respeitar a natureza e melhorar a saúde do solo, da água e do ar.

A agricultura orgânica está liderando o caminho da sustentabilidade, evitando pesticidas prejudiciais e fertilizantes artificiais e promovendo melhor bem-estar para os animais, vida selvagem, e para os agricultores. Por isso, aqui na Boomi, a horta é 100% orgânica e de agricultores locais.

Confira nesse texto do nosso blog como a agricultura orgânica beneficia o meio ambiente.

 

  1. Alimentos da estação

Se você quer começar a comer de forma mais sustentável e saudável, deve priorizar os alimentos da estação.

Os alimentos da estação, ou alimentos sazonais, são aqueles cujo cultivo e colheita se dão naturalmente na época do ano mais propícia, quando as condições climáticas e do solo estão adequadas.

Cada espécie de vegetal se adapta de forma diferente a determinado clima e local de cultivo e a sazonalidade nada mais é que a produção do alimento alinhada ao seu ciclo natural.

 

Conclusão

Viver de forma sustentável é trabalhar com a natureza – não contra ela. Trata-se de operar com cuidado, consideração e conhecimento para não esgotar os recursos naturais.

Eu espero que essas dicas simples possam te ajudar como comer de forma mais sustentável e de quebra ganhar mais saúde e qualidade de vida.

Como consumidores, podemos tomar decisões responsáveis ​​e sustentáveis ​​que podem gerar mudanças significativas. Ao buscar selos éticos ou sustentáveis ​​na compra de produtos, ao apoiar empresas que possuem certificações sustentáveis, podemos colocar a sustentabilidade em primeiro plano e assim fazer a nossa parte para um mundo melhor.

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho