fbpx Skip to content

10 erros comuns na reciclagem que você pode estar cometendo

erros comuns na reciclagem

Veja nesse post alguns dos erros mais comuns na reciclagem que você pode estar cometendo e o que fazer em vez disso.

 

Todos nós sabemos a importância da reciclagem e provavelmente fazemos o nosso melhor em casa, mas será que realmente sabemos como reciclar corretamente as embalagens de plástico, papelão e alimentos?

Embora muitos consumidores estejam ligados quando se trata de questões ambientais, ainda existem barreiras que causam um impacto real – como a falta de educação sobre como reciclar corretamente.

Um dos erros comuns na reciclagem é que nós queremos que tudo seja reciclado, o que significa que podemos acabar colocando materiais não recicláveis ​​na lixeira. O que, claro, acaba contaminando esse fluxo de resíduos.

 

10 erros comuns na reciclagem

Para te ajudar a garantir que você não está dando um passo para frente e dois para trás, nesse texto eu compartilho alguns dos erros mais comuns na reciclagem que muitos de nós não sabemos que estamos cometendo.

Lembrando que o processo de reciclagem não é igual em todos os lugares. Diferentes cidades têm diferentes infraestruturas e instalações para separar materiais, diferentes sistemas de coleta e diferentes mercados de materiais.

Por isso, te aconselho a consultar o conselho local para saber exatamente o que pode ser reciclado onde você mora.

Dito isto, veja alguns erros bastante comuns na reciclagem que podem ser evitados:

 

  1. Nem todo lixo é reciclável

O primeiro erro mais comum na hora de fazer a reciclagem é tentar reciclar algo que não pode ser reciclado. Ao fazer isso, você corre o risco de contaminar todos os outros materiais recicláveis, além disso, a separação incorreta causa uma diminuição da eficiência no processo de reciclagem, pois os produtos não recicláveis ​​devem ser retirados manualmente da cadeia, o que é demorado e tem um impacto negativo no meio ambiente.

Veja aqui alguns resíduos que não podem ser reciclados:

  • Latas de tinta, latas de aerosol, latas de pesticida e semelhantes;
  • Guardanapos, lenços, embalagens engorduradas ou siliconadas, fraldas;
  • Papel carbono, celofane, papel metalizado (folhas de alumínio), papel engordurado;
  • Fotografias, CDs e DVDs, exames de raio-X;
  • Sacos de cimento e outros materiais de construção;
  • Ampolas de medicamentos, vidros de carros, cristais, espelhos, frascos de perfume, lâmpadas.

Como você pode perceber, a reciclagem não envolve apenas separar materiais como papel, plástico, vidro e lixo orgânico. É toda uma cadeia que depende de muita gente.

 

  1. Embalagens sujas e com resíduos

Frascos, garrafas e caixas de papelão podem ser reciclados, mas o problema está no conteúdo. Restos de molhos, alimentos ou líquidos podem vazar para outros itens da lixeira, como papel ou papelão, e contaminá-los.

Além disso, recipientes feitos de material reciclável não são recicláveis ​​se estiverem gordurosos, com resíduos de alimentos ou produtos de limpeza.

Então para evitar que as embalagens recicláveis ​​acabem em aterros sanitários, esvazie completamente os recipientes e lave-os rapidamente. Isso vale para embalagens de comida, potes de geleias, frascos de produtos de limpeza…

Mesmo que um recipiente seja reciclável, se houver resíduos nele, é provável que seja rejeitado. Por isso, antes de fazer o descarte, limpe essas embalagens para que elas possam ser recicladas corretamente.

As caixas de pizza usadas não devem ser recicladas, mas você pode fazer a compostagem. Se a parte superior da caixa não estiver gordurosa, você pode arrancar essa parte e reciclá-la.

E as caixas de papel contendo alimentos congelados? Muitas dessas caixas, na verdade, têm um filme plástico que as impede de serem recicladas. Se sua caixa estiver absolutamente limpa e não tiver filme plástico, você pode reciclá-la, mas, caso contrário, deve jogá-la no lixo geral.

 

  1. Não remover a fita adesiva

Embora embalagens populares, como papelão, possam ser recicladas, muitos de nós tendem a deixar a fita adesiva que não é reciclável, pois normalmente é feita de polipropileno, que é um tipo de plástico.

Ao deixar a fita adesiva em materiais recicláveis, como papelão e papel, o material se torna não reciclável e acaba no aterro sanitário de qualquer maneira. Esse é outro erro comum na reciclagem que pode ser facilmente evitado.

Na hora de embrulhar os seus presentes, procure alternativas ecológicas, como a fita gomada de papel kraft, que é a fita que utilizamos aqui na Boomi para embalar todos os pedidos.

 

  1. Papel de embrulho

Ainda falando sobre embrulhos de presente, você sabia que alguns tipos de papel de embrulho não são recicláveis?

O papel de presente pode ser reciclado, desde que não tenha glitter ou enfeites de plástico.

Um bom teste para perceber se o papel de embrulho é reciclável é amarrotá-lo numa ponta. Se, depois de comprimido, se mantiver amarrotado, é um bom embrulho à base de papel. Se se desenrolar, é porque contém um laminado de plástico e não é bom para reciclar.

A melhor maneira de evitar erros comuns na reciclagem de embrulhos para presente é parando de usar o papel colorido e dar espaço para o papel pardo, uma alternativa que pode ser facilmente reciclada.

Outra opção é simplesmente usar sacolas de presente em vez de papel de embrulho, pois embora estes também possam ser mais difíceis de reciclar, as sacolas podem ser reutilizadas repetidamente.

 

  1. Baterias e pilhas

Muitas pessoas assumem erroneamente que as baterias podem ser incluídas na reciclagem doméstica, no entanto, esse não é o caso. Na verdade, até mesmo jogar as baterias fora com o lixo doméstico em geral pode ser perigoso.

As baterias contêm metais que são prejudiciais ao meio ambiente, portanto, se uma bateria for perfurada, os metais nocivos poderão penetrar no solo e atingir os suprimentos de água.

Muitos supermercados e até hospitais oferecem bancos de baterias onde você pode deixar todas as baterias e pilhas usadas de forma totalmente gratuita.

 

  1. Plástico preto e embalagens coloridas

Um dos erros comuns na reciclagem que você pode parar de cometer hoje mesmo, é evitar comprar itens vendidos em embalagens de plástico preto ou colorido e optar por embalagens brancas ou transparentes, já que as embalagens de plástico opaco colorido são mais difíceis de serem recicladas.

Para reciclar embalagens plásticas, é preciso juntar várias toneladas de plásticos parecidos, feitos do mesmo tipo de plástico e, de preferência, da mesma cor. Mas como as embalagens de produtos de limpeza costumam ter cores diferentes, isso se torna mais difícil de efetivamente acontecer.

Na hora de escolher os produtos de limpeza para casa, não olhe somente para composição e eficácia, mas também para a embalagem. Aqui na Boomi você encontra os produtos da Bioz Green e Biowash, que possuem embalagens biodegradáveis.

 

  1. Vidro quebrado

Os únicos itens de vidro que você pode reciclar são garrafas e potes. Qualquer outra coisa, como vidro de uma janela quebrada, espelho ou copo não deve ser colocado na lixeira.

Infelizmente, copos, vidros planos (vidros de janelas) e vidros próprios para forno não podem ser reciclados porque o vidro foi temperado e requer uma temperatura mais elevada para derreter do que as garrafas e frascos de vidro normais.

Mas antes de descartar o vidro quebrado, sempre enrole em jornal velho ou uma toalha para evitar ferimentos nas pessoas que vão manusear o lixo depois.

 

  1. Separar papel picado para reciclagem

O papel picado costuma ser mais difícil de reciclar do que o papel em seu tamanho normal.

Isso acontece porque as máquinas que fazem o trabalho de reaproveitar o papel usado não conseguem capturar tamanhos tão pequenos. Então, se você tem papel na sua casa, não precisa recortá-lo, basta separar de outros produtos que irá jogar fora e entregar para as empresas que costumam fazer este trabalho na sua região.

 

  1. Desperdício de alimentos

A comida é outra coisa que muitas vezes é jogada no lixo, mas muitas vezes desnecessariamente. Coisas como cascas de ovos e cascas de frutas e vegetais deveriam realmente ir para a compostagem e não para o aterro.

Você pode instalar uma caixa de compostagem em seu jardim ou, se você não tiver uma horta, muitas autoridades locais têm coletas de resíduos alimentares onde o composto vai para parques e jardins locais.

Te aconselho ler o texto do nosso blog ‘’Como reduzir o desperdício de alimentos’’ pois nele a nossa nutri listou 10 dicas incríveis que podem te ajudar a reduzir o desperdício em casa.

 

  1. Reutilize potes

A reciclagem é uma ótima maneira de garantir que você está cuidando do planeta para as gerações futuras, mas por que não dar um passo adiante e fazer melhor, comprometendo-se a reutilizar garrafas e potes, sempre que possível?

 

Conclusão

Espero que esse texto tenha te ajudado a identificar quais erros comuns na reciclagem você pode estar cometendo e que a partir de agora você tenha uma postura diferente e mais efetiva na hora de reciclar.

Lembre-se também que a reciclagem não é o fim de tudo. Em primeiro lugar, é melhor reduzir seu consumo ou encontrar uma maneira de reutilizar.

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho