fbpx Skip to content

Dia Mundial da Água – Valorização da água

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água celebra a água e aumenta a conscientização sobre a crise global da água. Esta data é uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), UNESCO, WWF (World Wildlife Foundation) e o Conselho Mundial da Água.

O tema deste ano é “Valorização da água” para lembrar a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. A data também apoia o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, que busca garantir que todos no mundo tenham acesso a água limpa e segura até 2030.

De acordo com a Unesco, o Dia Mundial da Água é uma oportunidade para aprender mais sobre questões relacionadas à água e agir para fazer a diferença.

A água é um alicerce essencial da vida, não somente para matar a nossa sede ou proteger nossa saúde, mas também para criar empregos e apoiar o desenvolvimento econômico, social e humano.

Atualmente, muitos países não têm acesso à água potável, por isso o ser humano deve sempre levar em consideração o quão precioso é esse bem. Além disso, a poluição do plástico está colocando em perigo a água de muitos mares, lagos e rios.

 

Declaração Universal dos Direitos da Água

No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um documento conhecido como Declaração Universal dos Direitos da Água. Nesse documento são apresentados pontos importantes sobre esse recurso hídrico, destacando sua importância e a necessidade de sua preservação. Veja, a seguir, os principais pontos dos 10 artigos dessa declaração:

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

Art. 8º – A utilização da água implica respeito à lei.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

Economize água, salve nosso planeta

De acordo com a ONU, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene).

No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Um pouco mais da metade da água é gasta no banheiro, em banhos, descargas ou outras utilizações.

Celebre o Dia Mundial da Água preservando esse recurso natural tão precioso e essencial, e adote essas dicas não só no dia de hoje, mas por toda vida.

 

Maneiras simples de economizar água no dia-a-dia:

  • Diminua o seu tempo de banho: De acordo com a Sabesp, um banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se você fechar o registro ao se ensaboar, e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45 litros. A redução é de 90 litros de água.

 

  • Feche as torneiras enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça: Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

 

  • Não use o vaso sanitário como cinzeiro ou cesto de lixo: O vaso sanitário não deve ser usado como lixeira ou cinzeiro e nunca deve ser utilizado à toa, pois gasta muita água. Deve-se também evitar jogar papel higiênico no vaso sanitário, tanto para evitar uma demanda maior de água, como para evitar entupimentos.

 

  • Verifique se há vazamentos em torneiras: Mesmo um pequeno gotejamento pode desperdiçar litros de água por dia. Então se na sua casa estiver assim, busque consertar o problema o mais breve possível.

 

  • Qualidade e alimentação sazonal: A criação de animais para produção de carne e laticínios e a colheita de safras em uma escala grande e insustentável consome muita água. Ao reduzir o consumo de carne e laticínios e comer alimentos sazonais, você também está ajudando a economizar água.

 

Conlusão

Ao registrar – e celebrar – todas as diferentes maneiras pelas quais a água beneficia nossas vidas, podemos valoriza-la de maneira adequada e protegê-la de maneira eficaz para todos.

Por isso, marque o dia de hoje para se propor a fazer pequenas mudanças no seu dia a dia para evitar o desperdício de água e refletir sobre este precioso bem.

Isabella Coelho, comunicação da Boomi

1

Ver carrinho