fbpx Skip to content

Como a agricultura orgânica beneficia o meio ambiente

agricultura orgânica e meio ambiente

Alimentos orgânicos não são apenas melhores e mais saudáveis ​​para a saúde humana, mas também para o planeta. Confira nesse texto como a agricultura orgânica beneficia o meio ambiente.

Se você é consumidor da Boomi sabe que somos defensores apaixonados pela agricultura orgânica e por práticas sustentáveis.

A mudança gradual em direção à agricultura orgânica deve-se principalmente ao fato de nós, como consumidores, estarmos cada vez mais preocupados com os impactos não só na saúde humana, mas também do planeta, devido ao consumo desenfreado de pesticidas e fertilizantes químicos.

Para nós, comer orgânico significa estar comprometido com a saúde e a saúde do planeta. É por isso que já listamos aqui no nosso Blog os principais benefícios dos alimentos orgânicos.

Mas hoje nós queremos explorar principalmente em como a agricultura orgânica beneficia o nosso meio ambiente.

 

Agricultura orgânica e legislação

Ao mergulhar na questão de os alimentos orgânicos serem melhores para o meio ambiente, antes é preciso saber o que é alimento orgânico e o que significa o rótulo orgânico.
Alimentos orgânicos são aqueles produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento. Dessa forma, o produto diminui a possibilidade de danos à saúde dos consumidores e produtores, além de reduzir o impacto à natureza.

A certificação de produtos orgânicos é o procedimento pelo qual uma certificadora, devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e credenciada pelo Inmetro, assegura que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica.

Ela apresenta-se sob a forma de um selo afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem do produto.

certificação orgânica

Aqui no Brasil, o produtor orgânico deve fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, o que é possível somente se estiver certificado por um desses três mecanismos:

  • Certificação por Auditoria
  • Sistema Participativo de Garantia
  • Controle Social na Venda Direta

A certificação, além da garantir a qualidade do produto, também regulamenta os processos e tecnologias de produção necessárias para a manutenção de padrões éticos do movimento orgânico e credibilidade do produto e produtor.

Benefícios da agricultura orgânica para o meio ambiente:

As práticas da agricultura orgânica resultam em vários benefícios ambientais. Os principais são:

Redução de poluição ambiental: A agricultura convencional pode poluir o solo de cultivo com produtos químicos que são prejudiciais. Além disso, os agrotóxicos e fertilizantes químicos são levados pela água da chuva e ventos para regiões vizinhas, podendo prejudicar tanto o local de utilização quanto locais distantes também.

Combate à erosão do solo: A agricultura orgânica não apenas constrói um solo saudável, mas também ajuda a combater problemas graves como a erosão. Através de técnicas como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc., o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano. Esses métodos fortalecem a vitalidade natural do solo e ajudam a mantê-lo mais compacto, minimizando a erosão.

Conservação da água: Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo e alcançam os lençóis d’água, resultando na poluição de rios e lagos, o que não acontece na agricultura orgânica. A produção de orgânicos também ajuda a conservar água, já que ao criar um solo mais saudável, os agricultores criam um sistema que é mais resistente aos efeitos da seca, com capacidade de reter mais umidade por longos períodos de tempo sem a irrigação constante. E menos irrigação significa menos consumo de água.

Restaura a biodiversidade: A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola, é preservada e áreas naturais são conservadas. Em geral, quanto mais biodiversidade houver em uma fazenda, mais estável ela será.

Bem-estar animal: Insetos, pássaros, peixes e todos os tipos de outras criaturas têm problemas quando os humanos invadem e destroem seu habitat natural. A agricultura orgânica não apenas ajuda a preservar mais áreas de habitat natural, mas também incentiva os pássaros e outros predadores naturais a viverem felizes em terras agrícolas, o que auxilia no controle natural de pragas.

Protege as futuras gerações de contaminação química: A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico, e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais.

 

Conclusão

Viu só como a agricultura orgânica beneficia o meio ambiente? Ela é amplamente considerada uma alternativa muito mais sustentável quando se trata de produção de alimentos, já que a agricultura convencional tem sido fortemente criticada por causar perda de biodiversidade, erosão do solo e aumento da poluição da água.

Lembrando que, só no ano passado, o governo liberou mais de 340 pesticidas para uso na agricultura. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aponta que parte dessas novas mercadorias devem ser reavaliadas, pelas possíveis ligações a casos de câncer.

Por isso, sempre que possível, dê preferência para os alimentos orgânicos certificados. A agricultura orgânica se preocupa em proteger o meio ambiente e trabalha em harmonia com os ecossistemas existentes.

Aqui na Boomi nós conseguimos ofertar melhores preços de alimentos orgâncos pois conectamos você diretamente com os produtores. Nós simplificamos a cadeia de valor ao substituir diversos intermediários no processo de venda. Dessa forma nós mantemos a remuneração justa dos fabricantes, a alta qualidade dos produtos e preços mais acessíveis para você.

Além disso, toda quarta-feira a nossa horta orgânica fica com 20% de desconto para você aproveitar e assim incluir mais saúde na mesa. Nossos orgânicos são de produtores certificados, você pode confiar!

Quando você escolhe alimentos orgânicos, automaticamente apoia e contribui para um ambiente mais saudável para todos.

Isabella Coelho, comunicação Boomi


1

Ver carrinho