Veja nesse post algumas atitudes sustentáveis simples e fáceis para incorporar no dia a dia e, assim, preservar a natureza.
Nas últimas décadas, o estado do nosso planeta mudou drasticamente. O desenvolvimento econômico e o crescimento demográfico, juntamente com a crescente demanda por recursos naturais, aconteceram à custa do meio ambiente.
Felizmente, cada vez mais pessoas se conscientizam do impacto que o ser humano causa no planeta e começam a agir de acordo, incorporando hábitos mais ecológicos em suas vidas.
O planeta Terra é a nossa casa, e é o único planeta que temos, por isso precisamos cuidar dele. Precisamos proteger a biodiversidade, lutar contra a poluição e garantir que as pessoas tenham água limpa.
A vida sustentável não precisa ser complicada. Agir para viver de forma mais sustentável pode ser fácil. Requer apenas vontade em vez de descuido e ação em vez de ociosidade.
Todos nós podemos fazer alguma coisa, mesmo que seja a coisa mais ínfima. Cada pequena coisa que fazemos pelo meio ambiente tem um impacto positivo e é importante.
Aqui estão atitudes sustentáveis simples e fáceis que você pode tentar implementar em sua rotina para fazer uma mudança positiva em nosso planeta!
7 atitudes sustentáveis simples
- Evite o consumo irracional fazendo a si mesmo as perguntas certas
Mudar nossos hábitos de consumo é fundamental se quisermos adotar uma vida sustentável.
Tudo o que compramos tem um impacto ambiental. É por isso que precisamos evitar ao máximo a compra por impulso!
Portanto, da próxima vez que estiver prestes a comprar algo, faça a si mesmo as perguntas certas. “Eu realmente preciso disso? Eu amo isso? É o meu estilo? Eu me vejo usando daqui 6 meses, 1 ano? Eu já possuo algo semelhante que posso usar em vez disso? Como vou descartar este item no final de sua vida útil?”
Fazer essas perguntas a si mesmo ajudará você a tomar melhores decisões de compra!
Além disso, para evitar arrependimentos, não vá às compras quando estiver triste ou entediado e fique longe de anúncios e shoppings se eles forem um gatilho para você.
- Compre em segunda mão
A maneira mais ecológica de comprar algo é comprá-lo em segunda mão!
Ao reutilizar o que já existe, você está dando uma nova vida aos itens e evitando que eles vão para o aterro sanitário. Você também não está criando uma demanda para que novas coisas sejam produzidas, então menos matérias-primas precisam ser extraídas da Terra.
Você pode encontrar itens exclusivos e, se algo foi usado por um tempo e chega ao brechó em boas condições, é mais provável que seja de melhor qualidade.
Se você está procurando roupas usadas, muitos aplicativos podem te ajudar a encontrar peças fantásticas! Ou você pode organizar uma troca de roupas com seus amigos!
- Apoie marcas éticas e sustentáveis
Se você não consegue encontrar o que procura em segunda mão ou se deseja apoiar um negócio ‘’verde’’, compre produtos de marcas sustentáveis.
Itens vendidos por marcas sustentáveis são mais um investimento inicial, mas o preço reflete a qualidade: o item vai durar anos! Você também está garantindo que foi produzido de forma sustentável e que os trabalhadores foram pagos de forma justa.
Quando você apoia uma marca ecológica, está votando com seu dinheiro. Significa que você está mostrando às empresas que deseja que as coisas sejam feitas sem prejudicar as pessoas e o planeta.
- Mude para produtos reutilizáveis
A maioria dos produtos de uso único é usado por apenas alguns minutos, se não segundos, e enviados para o aterro sanitário, onde permanecerá por centenas de anos. Isso não está certo! É tão fácil evitar a sua utilização investindo nas suas alternativas reutilizáveis.
Compre uma garrafa de água de aço inoxidável e encha-a na torneira em vez de comprar garrafas de plástico. Use papel toalha reutilizável e compre guardanapos de pano. O mesmo princípio se aplica aos talheres e canudos: pare de usar a opção descartável e mude para talheres e canudos reutilizáveis.
Para a menstruação, os coletores menstruais são fantásticos tanto para a sua saúde como para o ambiente! E quando for às compras, diga não as sacolas de plástico e leve consigo as ecobags.
Todas essas trocas são tão fáceis de fazer! Use o que você tem, reavalie suas necessidades e substitua lentamente os produtos de uso único por alternativas reutilizáveis.
- Escolha materiais naturais
Outra atitude sustentável simples é, quando precisar comprar roupas, escolha materiais naturais em vez de tecidos sintéticos.
Roupas sintéticas liberam microplásticos nos cursos de água quando as lavamos, o que contribui para a poluição plástica dos oceanos. Esses pedacinhos de plástico acabam sendo comidos pelos peixes, consequentemente, pelos humanos.
Portanto, em vez de comprar roupas feitas de nylon ou poliéster, prefira alternativas naturais como linho ou cânhamo. O algodão também é natural, mas sua produção é muito intensiva em água.
Se você precisar de roupas feitas de fibra sintética, veja se pode escolher opções recicladas, se possível. Além disso, é mais fácil reciclar roupas feitas de uma fibra do que roupas feitas de várias fibras – ou o que chamamos de tecidos “misturados”.
- Seja criativo e reaproveite as coisas
Sempre que terminar de usar algo, pense duas vezes antes de jogar no lixo, talvez você possa encontrar outro uso para ele.
Pergunte a si mesmo: “Posso reutilizá-lo de alguma forma? Como posso dar uma nova vida?” Por exemplo, quando você esvaziar uma jarra de vidro depois de comer a comida que ela continha, transforme-a em um vaso, porta-canetas ou reutilize-a para guardar comida.
Antes de se livrar de uma camiseta velha, corte-a em trapos para limpeza. Meias velhas são perfeitas para remover a poeira da sua casa.
Dar uma nova vida a algo que você estava prestes a jogar fora é uma maneira fantástica de reduzir o desperdício, e você acabará com “novas” coisas úteis de graça!
- Aprenda a reciclar corretamente
A reciclagem é uma forma de reutilizar itens e mantê-los fora do aterro.
Se você não tem certeza de como deve reciclar, entre em contato com o centro de reciclagem do seu bairro ou cidade. Você também pode conferir algumas dicas básicas aqui no blog no texto ‘’10 erros comuns na reciclagem que você pode estar cometendo’’.
É importante estar ciente das regras e reciclar de acordo, pois se você colocar na lixeira algo que não é reciclável, a lixeira inteira pode acabar no aterro. Portanto, siga as regras com cuidado e não coloque algo na reciclagem por culpa, na esperança de que seja reciclado.
Conclusão
Essas foram as 7 atitudes sustentáveis simples e impactantes para uma vida mais ecológica e consciente. Mas além dessas dicas, há tantas outras coisas que podemos fazer para ajudar a salvar o planeta.
Por isso, recomendo a leitura de outros textos sobre o assunto que nós já abordamos aqui no Blog da Boomi, como:
- 17 maneiras de reduzir a pegada de carbono
- Como reduzir o desperdício de alimentos
- Como reduzir a produção de lixo?
- 7 dicas simples para uma vida mais sustentável
- Como ser um consumidor consciente
Mas o que quer que você escolha fazer, saiba que essas atitudes sustentáveis simples terão um impacto enorme no meio ambiente e fará uma diferença real.
Claro, nós não conseguimos resolver todo o problema sozinhos. Mas, só o fato de você ter clicado nesse texto e chegado até o final, já mostra que você está comprometido a viver de forma mais sustentável, e isso é incrível!
Todas as suas pequenas ações se somam com o tempo. Vamos fazer o nosso melhor juntos?
Isabella Coelho – Comunicação da Boomi