fbpx Skip to content

17 maneiras de reduzir a pegada de carbono

maneiras de reduzir a pegada de carbono

Se você está se perguntando o que é uma pegada de carbono e por que é tão importante encontrar maneiras de reduzir a sua pegada, nesse texto exploramos os principais termos e questões em torno das mudanças climáticas, além de dicas simples que podem fazer uma grande diferença a longo prazo.

A mudança climática é um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente. E embora este seja um problema complexo que precisa de uma resposta global unificada, todo esforço individual para construir um futuro mais seguro é valioso.

Há escolhas que você pode fazer no seu dia-a-dia que ajudam a diminuir seu impacto no meio ambiente.

Você pode reduzir sua pegada de carbono e ajudar o meio ambiente de muitas maneiras diferentes. Seja em casa, no trabalho, na escola ou enquanto você viaja, pequenas mudanças podem somar.

 

O que é uma pegada de carbono?

Antes de falarmos sobre diferentes maneiras de reduzir a pegada de carbono, devemos primeiro perguntar: “o que é uma pegada de carbono?”

Uma pegada de carbono é a quantidade total de emissões de gases de efeito estufa que vêm da produção, uso e fim de vida de um produto ou serviço.

Inclui dióxido de carbono – o gás mais comumente emitido por humanos – e outros, incluindo metano, óxido nitroso e gases fluorados, que retêm o calor na atmosfera, causando o aquecimento global. Normalmente, a maior parte da pegada de carbono de um indivíduo virá de transporte, moradia e alimentação.

Abaixo destaquei o significado de outros termos-chave sobre o assunto:

  • Gases de efeito estufa: Qualquer tipo de gás na atmosfera que impeça o calor de escapar. Em relação à sua pegada de carbono e às mudanças climáticas, os principais a mencionar são o dióxido de carbono, o óxido nitroso e o metano.

 

  • Efeito estufa: O processo pelo qual os gases de efeito estufa na atmosfera da Terra retêm o calor do sol. Embora este seja um fenômeno natural que mantém o planeta habitável, nossas emissões de gases de efeito estufa estão fazendo com que a Terra aqueça a uma taxa não natural.

 

  • Mudanças climáticas: Um padrão de mudança de longo prazo nos padrões de temperatura e clima global ou regional. Embora essas alterações ocorram naturalmente, as mudanças climáticas provocadas pelo homem estão acelerando rapidamente o ritmo delas.

 

  • Aquecimento global: O rápido aumento das temperaturas médias da superfície da Terra causado pelo acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera. É apenas um elemento da mudança climática.

 

  • Combustíveis fósseis: Recursos naturais que produzem dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa quando queimados. Alguns exemplos são o carvão, petróleo e gás natural.

 

 

17 maneiras de reduzir a pegada de carbono

Agora que você já tem uma compreensão mais detalhada das emissões de carbono e das mudanças climáticas, veja algumas maneiras de reduzir sua pegada de carbono.

 

Como reduzir sua pegada de carbono através da alimentação:

  1. Coma mais alimentos vegetais

Uma das melhores maneiras de reduzir sua pegada de carbono começa com o que você coloca no seu prato todos os dias. Isso ocorre porque as indústrias de carne e lacticínios são alguns dos principais contribuintes para as emissões globais de gases de efeito estufa.

Encher o seu prato com legumes, frutas, verduras, grãos, castanhas e leguminosas é uma boa maneira de reduzir sua pegada de carbono e se manter saudável.

Mas se você não está disposto a diminuir o consumo da carne completamente, uma boa maneira de começar é experimentar fazer parte das segundas-feiras sem carne.

Deixar de consumir carne por apenas um dia da semana, pode reduzir sua pegada de carbono em até 3,6 kg por dia, o que equivale a não dirigir por dois dias.

 

  1. Desperdice menos

O Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. Felizmente, existem soluções simples para reduzir o desperdício de alimentos que também te ajudarão a economizar dinheiro:

  • Faça um balanço: Organize sua geladeira regularmente para verificar o que você já tem e faça uma lista de compras antes de ir ao mercado para evitar comprar coisas que você não precisa.

 

  • Tenha cuidado com o volume: Embalagens grandes na promoção podem parecer um bom negócio, mas não é se você não acabar comendo antes que estrague.

 

  • Não cozinhe mais do que você pode comer: Considere a quantidade certa de comida para o número de pessoas que comem e adapte as receitas às suas necessidades.

 

  • Seja criativo: Reutilize as sobras em novas receitas em vez de jogá-las fora.

 

  • Congele: Prolongue a vida útil de seus alimentos, incluindo porções adicionais, bem como produtos como ervas frescas, congelando-os adequadamente.

 

  1. Escolha alimentos locais da época

O transporte de alimentos, seja por caminhão, navio, trem ou avião, usa combustíveis fósseis e resfriamento para evitar que os alimentos estraguem em trânsito. Os produtos cultivados localmente consomem menos energia para serem transportados e ainda sustentam a economia onde você mora.

 

  1. Use utensílios e recipientes reutilizáveis

Utensílios descartáveis ​​usados ​​uma vez e jogados fora após uma refeição são um tremendo desperdício de recursos e contribuem para sua pegada de carbono.

Muitos itens são feitos de plástico derivado do petróleo. A pegada de carbono inclui o próprio material e a energia usada na fabricação e transporte até você. Uma vez utilizado, torna-se um resíduo que consome ainda mais energia. Mudar para recipientes reutilizáveis ​​tem um impacto muito menor no meio ambiente.

 

Como reduzir sua pegada de carbono em casa:

  1. Use menos água

É preciso energia e recursos para processar e fornecer água para nossas casas. Assim, usando menos, você pode ajudar o meio ambiente e diminuir sua pegada de carbono, além de economizar dinheiro. Tente fechar as torneiras ao escovar os dentes ou quando ensaboa a louça, tome banhos mais curtos e verifique se há vazamentos nas torneiras da sua casa.

 

  1. Desligue as luzes e os aparelhos quando não estiver usando

Muitas pessoas desperdiçam energia deixando luzes não utilizadas acesas por horas. Outro hábito comum de desperdício de energia é deixar os aparelhos conectados quando não estão em uso. Desligar as luzes ao sair da sala e desconectar seus dispositivos eletrônicos quando não estiverem em uso irá reduzir o consumo de energia e sua conta ficará mais barata no final do mês.

 

  1. Recicle de forma eficaz

O manuseio de resíduos pode ser um processo intensivo em carbono. A reciclagem reduz o lixo que vai para aterros sanitários e dá uma segunda vida aos plásticos feitos de combustíveis fósseis. Embora os programas de reciclagem variem de acordo com o local que você mora, você pode reciclar itens comuns em casa, essa é outra maneira de ajudar a reduzir a pegada de carbono.

Confira algumas dicas de reciclagem no texto ‘’10 erros comuns na reciclagem que você pode estar cometendo’’.

 

  1. Prefira notebook ao invés do computador

Se você está pensando em comprar um novo computador, opte por um notebook em vez de um computador desktop. Os notebooks consomem menos energia para carregar e funcionar.

 

  1. Substitua as luzes

As luzes de LED usam até 85% menos energia e duram até 25 vezes mais. Esta é uma das maneiras simples de reduzir a pegada de carbono que podemos mudar da noite para o dia.

Você pode ir além e fazer a instalação de luzes automáticas com detecção de movimento.

 

  1. Repense suas escolhas de moda

A maneira como as roupas são projetadas, fabricadas e usadas atualmente resulta em um enorme desperdício e poluição. A indústria do “fast fashion” sozinha é responsável por cerca de 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, de acordo com a ONU.

Você pode reduzir sua pegada de carbono, resíduos e poluição simplesmente repensando a maneira como você compra roupas. Reduzindo a quantidade de roupas que você compra, comprando em brechós e bazar ou comprando de empresas ecologicamente corretas, você pode ajudar a reduzir seu impacto no meio ambiente.

 

  1. Invista em produtos de qualidade que durem

Comprar itens baratos e descartáveis, seja móveis, roupas ou utensílios de cozinha, pode parecer uma maneira de economizar à primeira vista. Porém, provavelmente você vai acabar tendo que substituir esses itens com mais frequência, pois eles quebram e se desgastam mais facilmente.

É melhor gastar um pouco mais para uma qualidade duradoura. Isso significa menos energia usada na fabricação e menos resíduos indo para os aterros sanitários.

 

Como reduzir sua pegada de carbono através do transporte:

  1. Dirija menos

Ficar sem carro por um ano pode economizar cerca de 2,6 toneladas de dióxido de carbono, de acordo com um estudo de 2017 de pesquisadores da Universidade de Lund e da Universidade da Colúmbia Britânica.

Como você pode parar de usar um carro? Caminhe, pegue transporte público, vá de carona ou bicicleta até o seu destino, sempre que possível.

Isso não apenas reduz as emissões de CO2, mas também diminui o congestionamento do tráfego. Além do que, caminhar e pedalar não são bons apenas para o planeta, mas também para a sua saúde.

 

  1. Faça a manutenção regular do seu carro e mantenha os pneus calibrados

Quando seu carro funciona com eficiência, ele usa menos energia. Outra maneira de reduzir a pegada de carbono é fazendo a manutenção regular do seu carro.

Óleo limpo e correias e engrenagens de distribuição perfeitamente ajustadas ajudarão você a aproveitar ao máximo cada litro de combustível.

Além disso, quando calibrados corretamente, os pneus exigem menos energia para atingir e manter a velocidade durante a condução. Se a pressão estiver muito baixa, seu carro fica lento e queima mais gasolina do que o necessário.

 

  1. Carros elétricos

Comprar um carro novo é uma ótima oportunidade para considerar como você pode reduzir sua pegada de carbono.

Se você está planejando comprar um carro novo, considere comprar um veículo híbrido ou elétrico. Mas leve em consideração as emissões de gases de efeito estufa da produção do carro, bem como sua operação também.

 

  1. Evite voar se possível

Viajar de avião emite mais gases de efeito estufa do que viajar de carro. Para ajudar a colocar isso em perspectiva, um voo de classe econômica de São Paulo a Nova York emite aproximadamente 1,3 toneladas de CO2 por passageiro.

 

  1. Se precisar, voe sem escalas

A maioria das emissões de carbono do combustível são emitidas durante a decolagem e o pouso. Ao escolher voos sem escalas, você está eliminando o excesso de poluição, além de reduzir o desgaste da viagem.

 

  1. Férias mais perto de casa

Quanto mais você viajar, maior será sua pegada de carbono. Escolher um destino de férias mais perto de casa te permite satisfazer o desejo de explorar sem a necessidade de viajar quilômetros e quilômetros de distância. Você pode até desenvolver um novo senso de admiração e apreço pelo país ou estado que mora.

 

Conclusão

Embora o problema seja grande, pequenas mudanças que você faz todos os dias podem ajudar a contribuir para um futuro melhor.

Ao encontrar maneiras de reduzir a pegada de carbono, não é apenas o meio ambiente que sai ganhando. Essas práticas também te ajudam a viver um estilo de vida mais saudável, além de te fazer economizar dinheiro. Seja um ar mais limpo, uma dieta mais saudável e balanceada ou contas de energia mais baratas.

Em nossa luta contra as mudanças climáticas, todos fazendo pequenos ajustes podem levar a grandes resultados.

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho