fbpx Skip to content

Como reduzir a produção de lixo? Movimento “Menos 1 Lixo”

como reduzir a produção de lixo

Conheça o movimento “Menos 1 Lixo” e aprenda como reduzir a produção de lixo. 

O movimento Menos 1 Lixo é um negócio de impacto que promove a educação ambiental idealizado pela ativista ambiental e comunicadora, Fe Cortez.

Em 2015, Fernanda levou um choque de realidade quando assistiu ao documentário ‘’Trashed’’, sobre a quantidade de lixo que produzimos e descartamos todos os dias.

“Em 2015, eu assisti a um filme que mudou minha vida. Eu não achava que um filme poderia mudar a vida de ninguém, mas sim, isso também pode acontecer com você. O filme em questão — um documentário, na verdade — chama-se ‘Trashed: para onde vai nosso lixo’”.

Foi a partir disso que ela decidiu não consumir mais nenhum copo descartável e, sozinha, recusou 1618 deles e economizou, além do plástico que iria pros oceanos, quase 5 mil litros de água só nessa pequena mudança de hábito.

 

Produção de lixo no Brasil

O Brasil é hoje o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia, segundo um estudo da World Wildlife Fund (WWF).

Veja os números:

  • Brasil produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano
  • Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana
  • Somente 145.043 toneladas de lixo plástico são recicladas
  • 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular
  • 7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários
  • Mais de 1 milhão de toneladas não é recolhida no país

De acordo com o Portal Saneamento Básico, em 2018 o Brasil produziu 79 milhões de toneladas de lixo por ano e apenas 3% é reciclado de fato. Para plásticos, o maior vilão do meio ambiente, esse percentual cai para 1,3%.

Mas por que reciclamos tão pouco? São vários motivos, mas aqui vamos destacar dois:

  1. A população não sabe o que é reciclagem e o que fazer. Uma pesquisa Ibope em 2018 revelou que 66% da população brasileira sabe pouco ou nada sobre coleta seletiva e 39% afirmaram que não separam o lixo.
  2. Não há um interesse dos governantes ou uma política pública para reciclagem. Esse assunto não é uma prioridade dos governantes e legisladores dos entes federados.

 

Como reduzir a produção de lixo?

Então perguntamos: ao separar o lixo, você já está ajudando o meio ambiente?

A resposta é NÃO. Não adianta haver a separação de lixo se o processo posterior não é eficaz.

Precisamos ter iniciativas para reduzir a produção de lixo, pois, com menos lixo gerado, mais fazemos o bem ao meio ambiente.

Reduzir a produção de lixo é o melhor para o cuidado do meio ambiente. É esse o objetivo do movimento “Menos 1 lixo”. A cada lixo que você economiza, de um por um, é menos um lixo no meio ambiente. Essa é a melhor forma de cuidarmos da nossa casa, que é o nosso planeta.

Você pode fazer isso de duas formas:

  1. Recusar embalagens desnecessárias: como o saquinho para colocar frutas, legumes e verduras na feira, usar ecobags, comprar produtos granel e levar o próprio pote, preferir embalagens biodegradáveis em detrimento ao plástico, ao pedir delivery solicitar para não enviar guardanapos e talheres de plástico, entre várias outras formas.
  2. Reutilizar as embalagens: como sacola de supermercado, caixa de entrega do e-commerce, a garrafa de vidro de água e suco. Todos esses itens podem ter uma vida mais longa e, assim, reduz a produção de lixo.

São trocas simples, mas que fazem uma grande diferença! Muitas decisões que tomamos em nossas vidas diárias têm um grande impacto no planeta.

Repensar nossos hábitos de consumo é se atentar para a real necessidade do que consumimos e os impactos que nossas ações causam ao meio ambiente.

Aqui na Boomi, levamos a sustentabilidade muito a sério. Todas as caixas recebidas dos nossos fornecedores são higienizadas e reutilizadas para envio das compras dos nossos clientes. Assim, o descarte de uma caixa após a primeira utilização é evitado. Essa é uma das iniciativas da Boomi pela sustentabilidade.

Entre você também nesse movimento “Menos 1 lixo”.  Mesmo que você já viva um estilo de vida sem desperdício, sempre há espaço para melhorias quando se trata de cuidar do planeta.

E se você quer mais dicas de como reduzir a produção de lixo plástico no dia a dia, confira esse texto aqui que está incrível e que pode te ajudar a ter uma vida mais sustentável e consciente.

Rafael – Fundador da Boomi

1

Ver carrinho