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Consumo consciente – Como ser um consumidor consciente

consumo consciente

15 de outubro é o dia do consumo consciente. Esta data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009 com o objetivo de despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelo exagero no consumo.

Consumo consciente é um termo abrangente que significa simplesmente se engajar na economia com mais consciência de como seu consumo afeta a sociedade em geral. É quando as práticas de compra são impulsionadas por um compromisso de tomar decisões de compra que geram impactos positivos.

Um consumidor com consciência social ou ambiental vai pensar se o consumo é necessário, então, uma vez que decide comprar, ele olha quem está fornecendo o produto e como o produto impacta cada ambiente desde a sua criação até a entrega.

 

Pense no que você está comprando

Como um indivíduo, pode ser difícil ver os benefícios de ser um consumidor consciente. O que comprar um produto orgânico ou boicotar uma empresa conhecida por usar mão de obra escrava faz a longo prazo?

Mas somar as ações de cada pessoa equivale a grandes mudanças. A sua atitude, por mais pequena que possa parecer, faz a diferença, acredite.

A mesma lógica se aplica a comportamentos prejudiciais, como jogar lixo no lixo. Uma pessoa pode jogar um papel de bala na calçada sem se importar, mas imagine se todas as pessoas tivessem essa mesma atitude?

A opinião do consumidor e a ação individual geram mudanças exponenciais!

A realidade é que, para muitos de nós, o preço é o fator determinante em nossos hábitos de compra por necessidade. Mas, quando os indivíduos consomem (ou optam por não consumir) com o impacto em mente, a indústria responde para atender às demandas do consumidor, e isso expande a acessibilidade.

Com acesso a mais informações e mais opções de produtos, mais pessoas têm a oportunidade de avaliar a ética e os padrões de consumo diário.

Para se tornar um consumidor consciente, você deve ter em mente o seguinte:

  • Reduzir: procurar reduzir o uso de embalagens e optar, quando possível, por embalagens sustentáveis ou reutilizáveis. Um bom exemplo é a utilização de refis e embalagens biodegradáveis.

 

  • Evitar o desperdício: não comprar, pegar ou utilizar além do que o suficiente para o seu consumo próprio. Reaproveitar alimentos, embalagens e recursos também são válidos!

 

  • Ter senso crítico: pesquise sobre o fabricante – seus ideais sustentáveis, sua pegada com o meio ambiente e principalmente a sua produção. Evite comprar produtos de empresas que realizam testes em animais, ou que tenham alguma suspeita de terceirização, o que pode envolver trabalho escravo. Procure consumir de pequenos negócios e produtores locais, assim você ajuda diretamente o negócio e a economia local, fora que o impacto ambiental é sempre menor do que o das grandes indústrias.

 

Benefícios do consumo consciente

A longo prazo, além de tantos benefícios para o planeta, como a diminuição da geração de lixo, da exploração de matéria prima e mão de obra, e progresso da economia local; o consumo consciente também nos torna mais conscientes em nosso dia a dia, pois o consumir conscientemente acaba afetando outras áreas da nossa vida, nos tornamos mais criteriosos com tudo a nossa volta e evoluímos como seres humanos.

Estar ciente do que você compra é importante. Quando você se familiariza com a forma como sua marca preferida trata seus trabalhadores e o meio ambiente, pode ter certeza de que suas compras estão tendo um impacto positivo.

 

9 maneiras de ser um consumidor consciente

Existem muitas maneiras de você ser um consumidor consciente e fazer a sua parte para tornar o mundo um lugar melhor:

  1. Incorpore o minimalismo em sua vida: Faça a distinção entre compras necessárias e desnecessárias. Ao pesquisar produtos de uso diário, considere como eles são feitos e o impacto de todo o ciclo de vida.
  2. Escolha comprar de empresas que colocam o planeta e as pessoas em primeiro lugar.
  3. Compre produtos ecológicos feitos com ingredientes e materiais naturais.
  4. Compre produtos de higiene pessoal e cosméticos sem crueldade animal e sem plástico.
  5. Leia atentamente os rótulos antes de comprar algum produto.
  6. Elimine o uso de plásticos descartáveis ​​e use copos, utensílios, sacolas e recipientes reutilizáveis.
  7. Reutilize itens e compre em segunda mão sempre que puder: vasculhe os brechós da sua cidade, peça emprestado a amigos e familiares e tente consertar produtos quebrados em vez de comprar novos.
  8. Sempre recicle papel e plástico. Descarte roupas velhas, medicamentos e objetos eletrônicos de maneira responsável.
  9. Reduza sua pegada: Se você quiser descobrir sua própria pegada de carbono, a Calculadora da Pegada de Carbono mostra o quanto suas atividades individuais e hábitos do dia-a-dia afetam o meio ambiente.

 

Conclusão

Os consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto de suas ações em todas as partes interessadas afetadas no processo de criação e entrega do produto que compram.

Eliminando compras por impulso e optando por empresas e produtos que criam impacto positivo, os consumidores comunicam uma preferência por negócios e produtos melhores para o mundo.

O consumo consciente se espalha à medida que mais e mais consumidores se tornam mais conscientes das duras realidades relacionadas a cada compra, como mudanças climáticas e poluição, bem como trabalhadores grosseiramente mal pagos com más condições de trabalho.

É certo que a tecnologia tornou o processo de compra mais fácil do que nunca, impulsionando cada vez mais o consumismo, mas ao mesmo tempo ela também torna mais fácil tomar decisões conscientes se você souber onde procurar.

Com uma breve pesquisa online, você pode encontrar muitas das informações de que precisa para navegar em suas práticas de compra em direção a opções mais éticas e sustentáveis.

No final das contas, se você se armar de conhecimento, terá o poder de fazer uma diferença real no mundo.

Suas compras de hoje não precisam comprometer o futuro das próximas gerações. Compre com consciência e apoie marcas éticas cuja sustentabilidade faz parte dos seus valores.

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

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