Versátil na cozinha, saborosa e simples de preparar em receitas variadas, assim fica fácil aproveitar todos os benefícios da couve-flor para a saúde.
Só para citar alguns, o consumo regular de couve-flor auxilia na prevenção do desenvolvimento de células cancerígenas, combate a bactéria causadora da gastrite, fortalece a imunidade, controla a glicemia, o colesterol e o apetite.
Valor nutricional e benefícios da couve-flor para a saúde
100g de couve-flor cozida, o equivalente a 4 colheres de sopa cheia, contém:
- 16 calorias
- 1,36g de carboidratos
- 1,28g de proteína
- 0,20g de gorduras
- 2,05g de fibras (7% da Ingestão Diária Recomendada – IDR)
- 21,8mg de vitamina C (30% da IDR)
Fonte: TBCA
Apesar de conter pouca variedade de vitaminas e minerais de forma significativa, a couve-flor contém compostos bioativos que ajudam a prevenir e tratar diversas condições de saúde, como os glicosinolatos e os sulforafanos.
Os benefícios da couve-flor para a saúde incluem:
- Previne o desenvolvimento de células cancerígenas
Os glicosinolatos têm ação antioxidante, e atuam na prevenção de diversos tipos de câncer, como mama, próstata, estômago e colorretal, por prevenir mutações celulares, antes que possam danificar o DNA.
- Ajuda no combate à bactéria causadora da gastrite
A couve-flor contém sulforafano, composto com capacidade antibiótica, que age sobre a bactéria Helicobacter pylori. A pylori é comumente relacionada com quadros de gastrite, mas, em casos mais graves, pode ocasionar o surgimento de úlceras e câncer de estômago.
- Fortalece a imunidade
Rica em vitamina C e antioxidantes do grupo dos glicosinolatos, a couve-flor auxilia na imunidade por combater os radicais livres formados pela poluição e tabagismo, por exemplo, prevenindo diversas doenças.
- Melhora a saúde da pele
A vitamina C, além de ser essencial para síntese de colágeno, é um potente antioxidante, que ajuda a proteger todos os órgãos contra os danos causados pelos radicais livres, melhorando a aparência de todos os tecidos do corpo, inclusive, da pele.
- Regula a microbiota intestinal
A couve-flor é fonte de fibras prebióticas conhecidas como frutooligossacarídeos (FOS). Por não serem digeridas pelo organismo, são fermentadas por bactérias desejáveis no intestino, regulando, assim, a microbiota intestinal. A microbiota tem um papel importantíssimo para o organismo e hoje é considerada um órgão do corpo humano, pelo seu papel na imunidade, no controle do colesterol e até na saúde mental, como muitos estudos recentes têm mostrado.
- Acelera o trânsito intestinal
Por ser fonte de fibras solúveis, a couve-flor aumenta o bolo fecal e estimula os movimentos naturais do intestino, sendo um dos alimentos que ajudam na constipação intestinal.
Lembrando que a ingestão de água deve estar adequada (0,035 a 0,050L / kg de peso corporal por dia).
- Controla a glicemia
As fibras também diminuem a velocidade a absorção do açúcar dos alimentos, controlando o nível de glicose no sangue. Ou seja, ao adicionar a couve junto a um prato com arroz, por exemplo, o vegetal ajudará no controle do índice glicêmico da refeição e, consequentemente, melhorando os níveis de açúcar no sangue.
- Controla o colesterol
As fibras solúveis presentes na couve-flor, ao serem fermentadas pelas bactérias intestinais, liberam ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs) que estão envolvidos no metabolismo do colesterol, controlando os seus níveis no sangue.
- Controla o apetite
Por ser fonte de fibras que aumentam o bolo fecal, e ser um alimento de baixíssima caloria, a couve-flor auxilia no controle do apetite, prolongando a sensação de saciedade e diminuindo a ingestão de alimentos ao longo do dia, sendo uma aliada da perda de peso.
Receitas variadas com couve-flor
A couve-flor é um vegetal crucífero do gênero Brassica e pertencente à família Brassicaceae, a mesma da mostarda e dos repolhos, por exemplo.
Há mais de 2.500 anos, essa espécie era uma planta selvagem conhecida por crescer ao longo da costa da Grã-Bretanha, França e países do Mediterrâneo. Sua forma selvagem existe até hoje e é conhecida como mostarda selvagem.
As hortaliças brássicas são chamadas também de vegetais crucíferos ou vegetais florais, graças ao seu aspecto que se assemelha a um buquê de flores. As mais comuns e presentes na dieta dos brasileiros são:
- Acelga
- Agrião
- Brócolis
- Couve
- Couve-de-Bruxelas
- Couve-flor
- Nabo
- Rabanete
- Repolho
- Rúcula
Hoje o cultivo de couve-flor é fácil, pois se adapta bem a qualquer tipo de solo. A sazonalidade da couve-flor é entre os meses de julho a outubro
Agora, para incluir o vegetal na sua alimentação e aproveitar todos os benefícios da couve-flor para a saúde, separamos algumas receitas variadas com couve-flor para diversificar o preparo mais tradicional, geralmente cozido ou refogado.
- Receita de Couve-flor com Molho de Iogurte
- Receita de Molho Branco de Couve-Flor
- Receita de Arroz de Couve-Flor
- Receita de Bolinho de Arroz com Couve-Flor
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.