Reduzir o percentual de gordura, aumentar o consumo de vegetais, diminuir o consumo de ultraprocessados, hidratar-se e realizar treinos de força são as melhores e mais efetivas dicas para combater a celulite.
A celulite, nome popular da lipodistrofia ginóide, é uma condição em que a pele fica com uma aparência de “casca de laranja” devido ao acúmulo de gordura sob a superfície da derme, sendo mais comum nas áreas das coxas, glúteos e abdômen.
Quando as células de gordura se acumulam sob a pele, a empurram contra o tecido conjuntivo, que liga a pele aos músculos, criando ondulações na superfície, o que forma a chamada celulite.
7 dicas para combater a celulite
As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver celulite do que os homens, devido às diferenças na estrutura da pele e na distribuição da gordura corporal.
No entanto, a celulite também pode ser agravada por outros fatores, como uma dieta pouco saudável, falta de exercício físico, desequilíbrios hormonais e predisposição genética.
Por isso, algumas dicas para combater a celulite e melhorar o aspecto da pele, incluem:
- Hidratação
A hidratação é uma parte importante no cuidado da pele e pode ajudar a melhorar a aparência da celulite. A hidratação pode melhorar a circulação sanguínea e linfática, ajudando a eliminar a retenção hídrica que contribui para que a região da celulite pareça maior do que é.
- Diminuir o percentual de gordura
A principal causa da celulite é o acúmulo de gordura em determinada região do corpo, portanto, diminuir o percentual de gordura entra como uma das principais dicas para combater a celulite.
Mas como diminuir o percentual de gordura de forma saudável e sustentável? Além de seguir os próximos tópicos deste post e conferir os posts abaixo relacionados a esse assunto, procurar um nutricionista de sua confiança será fundamental para otimizar os resultados.
- 9 dicas de como emagrecer de forma saudável e sustentável
- Como diferenciar a fome da vontade de comer?
- Mindful eating – A importância da alimentação consciente
- Veja 18 razões pelas quais as dietas falham
- A densidade calórica é o mais importante para emagrecer?
- Comer carboidrato à noite engorda?
- 9 dicas para equilibrar a alimentação nas festas de fim de ano
- 9 dicas para se alimentar bem em viagens
- E vários outros conteúdos relacionados a esse assunto que vale a pena conferir.
- Aumentar o consumo de vegetais e grãos integrais
Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras é uma das principais dicas para combater a celulite, porque, além de fornecerem muita saciedade com poucas calorias, ajudando na perda de gordura, também contém vitaminas, minerais e antioxidantes que melhoram o aspecto da pele.
Já os grãos integrais, como aveia, arroz, feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico, por exemplo, ajudam no aporte de fibras e proteína vegetal, também importantes para a saciedade, para a construção de massa muscular e para o emagrecimento.
- Diminuir o consumo de alimentos refinados e ultraprocessados
O simples fato de diminuir o consumo desses alimentos, diminui o excesso de açúcares e carboidratos refinados, de sódio e de conservantes, diminuindo, assim, a glicemia, e consequentemente o apetite, e a retenção hídrica, que agrava o aspecto da pele de “casca de laranja”.
- Diminuir o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas
O tabaco faz com que menos oxigênio chegue ao organismo, o que prejudica a circulação sanguínea e pode fazer com que o corpo retenha mais líquidos, piorando o aspecto da celulite.
Já em relação às bebidas alcoólicas, além de também contribuírem para o aumento da retenção hídrica, favorecem o acúmulo de gordura.
- Priorizar treinos de força
Treinos de força, como musculação e crossfit, por exemplo, ajudam a melhorar os contornos e proporções de gordura no corpo, melhorando a aparência da celulite. Se a celulite está localizada nos glúteos, por exemplo, reduzir o percentual de gordura e aumentar o tamanho da musculatura da região, ajudará a tornar a pele com aparência mais firme nessa região, diminuindo, ou mesmo eliminando, a celulite no local. Por isso, essa é uma das principais dicas para combater a celulite, dentre vários outros benefícios do treinamento de força à saúde.
- Tratamentos estéticos
Por fim, quando os bons hábitos de estilo de vida mencionados acima estão alinhados, os tratamentos estéticos entram como a cereja do bolo. Por isso, se é o seu caso, procure um nutricionista e um dermatologista de sua confiança para te auxiliar.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.