fbpx Skip to content

Todo alimento congelado é de má qualidade?

alimento congelado é de má qualidade

Há quem pense que o fato de um alimento ser vendido congelado, quase pronto para o consumo, ao invés de in natura, o torna não saudável. Mas será mesmo que todo alimento congelado é de má qualidade?

Com o avanço tecnológico, a variedade de alimentos vendidos congelados vem ampliando a cada dia, a fim de atender a demanda de uma vida corrida, da grande maioria das pessoas.

E o congelamento, nada mais é do que uma técnica de conservação. O que faz um alimento ser saudável ou não, na verdade, são os ingredientes que compõe aquele alimento.

Como também, acredita-se que os vegetais vendidos congelados já perderam todos os seus nutrientes, mas não é bem assim.

Veja como funciona essa técnica, a composição dos alimentos saudáveis e não saudáveis e entenda porque nem todo alimento congelado é de má qualidade.

 

Técnica de congelamento

O congelamento é uma técnica de conservação muito prática, pois aumenta o prazo de validade dos alimentos, já que ao submeter os alimentos a temperaturas inferiores a zero graus, freia o crescimento bacteriano, responsável pela sua deterioração.

O congelamento também é uma forma de proporcionar facilidade no dia a dia para nos alimentarmos melhor, afinal, quando se tem opções saudáveis sempre disponíveis, a chance de ter uma alimentação desequilibrada diminui significativamente.

Então, utilizando como exemplo vegetais congelados (brócolis, couve-flor, ervilhas), se nós mesmos fôssemos fazer todo o processo de congelamento, poderia ser muito trabalhoso quando a rotina é corrida, já que, antes de congelar vegetais é importante fazer uma outra técnica chamada de branqueamento.

Isso porque quando cortamos os vegetais, enzimas responsáveis pelo seu escurecimento (que, na verdade, fazem parte da “cicatrização” do vegetal, já que foi cortado) são liberadas e suas características sensoriais, como textura, cor, sabor e aroma, são perdidas nesse processo.

Ao branqueá-los, a alta temperatura inativa essas enzimas e o alimento mantém sua cor, aroma e sabor originais, e aí sim, podendo ser congelado sem perda das suas características sensoriais (veja mais detalhes no post “7 dicas para melhor conservar os alimentos“).

É claro que consumir vegetais frescos é sempre melhor e mais saboroso, mas se você tem uma rotina corrida, apostar nos vegetais congelados, pode ajudar, e muito. Afinal, não será preciso fazer todo esse processo. Basta retirá-los da embalagem ainda congelados e refogar direto na panela quente.

Até porque, são utilizadas técnicas avançadas de congelamento no preparo dos vegetais congelados, o que conserva ainda mais os seus nutrientes em comparação com a técnica feita em casa, em um freezer doméstico convencional.

Outro exemplo da praticidade dos vegetais congelados é, se você esqueceu de deixar o feijão de molho (temos post sobre isso também – Por que deixar o feijão de molho?), apostar nas ervilhas congeladas é uma ótima forma de não deixar de consumir os alimentos do grupo das leguminosas, super importante para a saúde devido ao seu valor nutricional.

 

Congelar / refogar vegetais causa perda de nutrientes?

Sim. Até mesmo o processo de moagem é capaz de causar certa perda de nutrientes e não apenas os processos de congelamento e cocção.

Mas não se preocupe, não é nada significativo que justifique o não consumo.

Afinal, uma grande parte dos nutrientes ainda permanece no alimento, principalmente quando se utiliza técnicas avançadas de congelamento.

 

Todo alimento congelado é de má qualidade?

Como dito na introdução, são os ingredientes daquele alimento que definirão se ele é saudável ou não, e não o simples fato de estar em um pacote congelado.

Por exemplo, salgados congelados convencionais, como pães de queijo, pizza e lasanha contém muito sódio, aditivos e conservantes em sua composição, e é isso o que os fazem ser não saudáveis.

Basta verificar a lista de ingredientes dos alimentos. Confira o nosso post sobre Como interpretar o rótulo dos alimentos e tudo ficará mais claro.

Já as versões saudáveis de salgados congelados que são artesanais e não utilizam aditivos químicos como conservantes, esses, sim, são saudáveis de fato, e são os que você encontra aqui na Boomi.

No caso dos vegetais congelados, são apenas vegetais, ou seja, não contém aditivos químicos prejudicais à saúde, então são saudáveis – e você também pode encontrar aqui na Boomi acessando a nossa Horta Congelada.

Sendo assim, nem todo alimento congelado é de má qualidade.

Vale lembrar que o Guia Alimentar para a População Brasileira classifica os alimentos em quatro categorias e recomenda alimentos in natura ou minimamente processados como base da alimentação:

 

  • In natura: são aqueles adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração depois de deixarem a natureza, obtidos diretamente de plantas ou animais, como frutas, legumes, verduras, ovos e leite.

 

  • Minimamente processados: são alimentos in naturaque, antes de serem adquiridos, sofreram alterações mínimas para serem utilizados nas preparações, como arroz, feijão, macarrão, vegetais e cortes de carne resfriados ou congelados, leite pasteurizado, manteiga sem sal, azeite, óleo de cozinha, açúcar e sal.

 

  • Processados: alimentos que foram adquiridos fabricados com a adição de sal ou açúcar, como legumes em conserva, frutas em calda, manteiga com sal, queijos e pães. Devem ser consumidos como parte de uma alimentação saudável, por exemplo, em uma salada com cubos de queijo.

 

  • Ultraprocessados: produtos cuja fabricação envolve muitas etapas e técnicas de processamento, ingredientes de uso exclusivamente industrial (aqueles com nomes estranhos), como refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, salsicha, bisnaguinhas, balas e chicletes, etc. Devem ser evitados.

 

Conclusão

Como vimos, nem todo alimento congelado é de má qualidade. Isso vai depender da sua composição em ingredientes, por isso, é tão importante saber interpretar o rótulo dos alimentos.

Vegetais congelados e salgados congelados sem conservantes, são opções perfeitas se você tem uma rotina corrida.

Mas também consumir alimentos ultraprocessados eventualmente, como os salgados congelados convencionais, não fará mal algum se a base da sua alimentação é saudável.

Qualquer dúvida, procure um nutricionista para te auxiliar.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho