fbpx Skip to content

A importância das leguminosas – Dia Mundial das Leguminosas

a importância das leguminosas

Hoje, 10 de fevereiro, é o Dia Mundial das Leguminosas. A data foi criada pela ONU e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das leguminosas e o papel das leguminosas para a produção sustentável de alimentos voltada para a segurança alimentar e nutricional.

Esta data foi designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e é um reconhecimento da contribuição das leguminosas para a agricultura sustentável, combate à fome e no cumprimento da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 2030 é um plano de ação composto de 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Se estes objetivos forem atingidos, em 2030 teremos um mundo mais justo, desenvolvido, sustentável, com dignidade e qualidade de vida adequada para a maioria da população mundial.

 

A importância das leguminosas

O Dia Mundial das Leguminosas é um dia criado para reconhecer a importância das leguminosas como alimento global.

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) destaca que as leguminosas são culturas
agrícolas essenciais por várias razões. Elas são repletas de nutrientes e têm um alto teor de proteína, o que as torna uma fonte ideal deste nutriente, principalmente em regiões onde a carne e laticínios não são fisicamente ou economicamente acessíveis.

Além disso, a agência aponta que para os agricultores, as leguminosas são uma importante cultura agrícola porque podem ser vendidas e consumidas pelos agricultores e suas famílias. A possibilidade de ter a opção de consumir e vender, ajuda os agricultores a manter a segurança alimentar doméstica e a criar estabilidade econômica.

 

10 razões para consurmir as leguminosas

Agora que você já sabe a importância das leguminosas, eu listei 10 razões pelas quais as leguminosas devem fazer parte da dieta:

 

1. Baixo teor de gordura: Este grupo de alimentos apresenta baixo teor de gordura e não contém colesterol, o que pode contribuir para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

 

2. Baixo teor de sódio: O cloreto de sódio – ou sal – que está presente em grandes quantidades principalmente em produtos industrializados contribui para a hipertensão e pode ser evitado consumindo alimentos com níveis mais baixos de sódio, como as leguminosas.

 

3. Fonte de proteína: As leguminosas são uma ótima fonte de proteína vegetal. 100 gramas de lentilhas contêm 25 gramas de proteína. Durante o cozimento, as leguminosas absorvem quantidades consideráveis ​​de água, reduzindo proporcionalmente a quantidade de proteína. Porém, é possível aumentar a qualidade da proteína combinando-os com cereais na refeição, como o arroz integral.

 

4. Fonte de ferro: A deficiência de ferro é considerada uma das formas mais comuns de desnutrição e é um dos tipos mais frequentes de anemia. Para ajudar a otimizar a absorção de ferro no corpo com leguminosas, a recomendação é combiná-las com alimentos que contenham vitamina C.

 

5. Ricas em potássio: As leguminosas são ricas em potássio, o que ajuda na saúde do coração e desempenha um papel importante nas funções digestivas e musculares.

 

6. Ricas em fibras: São frequentemente citadas entre os principais alimentos ricos em fibra, necessários para auxiliar a saúde digestiva e ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, além de melhorar o índice glicêmico da refeição.

 

7. Fonte de folato: As leguminosas são uma excelente fonte de folato, um tipo de vitamina B naturalmente presente em muitos alimentos e essencial para a função do sistema nervoso, especialmente importante durante a gravidez para prevenir defeitos fetais.

 

8. Durabilidade: As leguminosas podem ser armazenadas por um longo período e por isso podem ajudar a aumentar a diversidade das dietas, especialmente nos países em desenvolvimento.

 

9. Baixo índice glicêmico: Elas ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e de insulina. Por isso, são adequadas para pessoas com diabetes e ideais para o controle de peso.

 

10. Sem glúten: Finalmente, as leguminosas são naturalmente isentas de glúten. Isso as torna uma opção ideal para celíacos.

 

Como aponta a FAO, elas são grandes aliadas na obtenção da segurança alimentar, na redução da desnutrição e no combate à fome no mundo.

Os benefícios das principais leguminosas

Originadas em árvores, ervas e trepadeiras, as leguminosas são grãos que nascem em vagens ricas em tecido fibroso. Conheça os benefícios das mais populares:

Feijão: O feijão é rico em ferro, cálcio, magnésio, fibras, vitaminas do complexo B e proteínas. Experimente os mais diversos tipos dessa leguminosa como feijão Azuki; Carioca; Fradinho e Preto.

 

Lentilha: É um alimento de elevado valor nutricional, pois é rico em proteínas de origem vegetal e fibras dietéticas, além de ser praticamente isento de gordura. São fontes de vitaminas, especialmente do complexo B e minerais como magnésio e ferro.

 

Grão-de-bico: Pelo seu alto teor de proteínas e versatilidade, o grão de bico é uma leguminosa muito consumida por adeptos da dieta vegana e vegetariana. É fonte de fibras vegetais e minerais como ferro cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B.

 

Soja: A soja é rica em proteínas, fibras, ácidos graxos insaturados, principalmente o ômega-3. Além de vitaminas do complexo B e os minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco.

 

Ervilha: A ervilha possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, de fibras e de minerais como fósforo, ferro, potássio e zinco.

 

Amendoim: Um alimento rico em gorduras e proteínas e com baixa carga de carboidratos. É fonte de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas E e as do complexo B, assim como ferro, zinco e potássio.

 

Gostou de conhecer sobre a origem da data de hoje e a importância das leguminosas? Se sim, compartilhe este conteúdos com algum amigo.

E já que está aqui, aproveite para navegar pelo nosso site e conhecer mais produtos com as incríveis leguminosas! 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.


1
Loading...

Ver carrinho