Não existe uma regra sobre o que deve ser consumido primeiro nas refeições. Mas você sabia que existem algumas vantagens em começar pela salada antes do almoço e do jantar?
Algumas das vantagens em começar pela salada antes do almoço e do jantar incluem o controle da glicemia e do apetite, além de ser uma oportunidade para aumentar o consumo de vegetais.
5 vantagens em começar pela salada antes do almoço e do jantar
Há quem prefira começar pela salada antes do almoço e do jantar, há quem prefira consumir junto a todos os outros alimentos da mesma refeição e há, também, quem não curte uma saladinha.
Mas a verdade é que, embora começar pela salada antes do almoço e do jantar realmente não seja uma regra, há várias vantagens à saúde ao adicionar uma salada de folhas e/ou de legumes nas principais refeições. Veja quais são elas:
- Controle da glicemia
As verduras e legumes são alimentos ricos em fibras alimentares, que além de terem um papel importante na saciedade, retardam o esvaziamento gástrico e dificultam a absorção de glicose e lipídeos.
Por isso, o controle da glicemia é uma das maiores vantagens em começar pela salada antes do almoço e do jantar.
Inclusive, começar pela salada antes do almoço e do jantar, deve ser um hábito praticamente obrigatório na prevenção e tratamento de condições como a resistência à insulina e a diabetes, por exemplo.
- Controle do apetite e, consequentemente, do peso
Consumir primeiramente os vegetais antes do almoço ou do jantar, ou mesmo durante, como saladas de verduras e legumes, ou sopas, favorece o controle da saciedade e evita que se coma maior quantidade de outros alimentos mais calóricos. Por isso, mais uma das vantagens em começar pela salada antes do almoço e do jantar, é o controle do apetite e, consequentemente, o controle do peso.
- Ajuda a aumentar o consumo de vegetais
Você sabia que apenas ¼ dos brasileiros consomem as quantidades recomendadas de frutas, legumes e verduras?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de vegetais, por dia, o que equivale ao consumo de cinco ou mais porções, em cinco ou mais dias da semana.
Assim, começar pela salada antes do almoço e do jantar é uma ótima maneira de aumentar o consumo de vegetais, alcançando a necessidade diária recomendada para obter benefícios à saúde, como: controle da glicemia, do colesterol, da pressão arterial, do peso, além de fortalecer a imunidade, a microbiota intestinal e a combater a constipação intestinal.
- Deixa o prato mais colorido
Quem nunca ouviu falar que se come primeiro com os olhos? Incluir uma bela salada de vegetais deixa o prato mais colorido e atrativo.
Além disso, quanto mais colorido o prato, mais nutrientes e compostos bioativos benéficos para o organismo.
- Ajuda a variar o cardápio
Começar pela salada antes do almoço e do jantar também pode ser uma boa oportunidade para variar o cardápio. A escolha de quais folhas e legumes utilizar, bem como o molho para a salada, faz toda a diferença no prato, por isso, é uma boa estratégia para variar a alimentação.
Benefícios das saladas para a saúde
Os vegetais são fontes de antioxidantes, compostos não essenciais para o organismo, mas que desempenham funções importantes, pois ao proteger as células de todos os tecidos do corpo e prevenir doenças, aumenta, assim, a disposição e a qualidade de vida.
Além disso, os vegetais são fontes de fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam a formação do bolo fecal e o trânsito intestinal, além de regular a microbiota, que são as bactérias que vivem no intestino.
As fibras também promovem controle da glicemia, controle do colesterol, do sistema imunológico e auxiliam na perda de peso, como explicamos com mais detalhes no post “Fibras alimentares: benefícios e como incorporar na alimentação”.
Outro benefício no consumo de saladas está no tempero. É bem comum a adição de azeite, fonte de gorduras insaturadas, consideradas de boa qualidade por regular os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares.
Mas cabe lembrar que o azeite deve ser consumido com moderação. Por ser uma gordura e estar na forma líquida, é muito fácil extrapolar a porção recomendada, em geral, de 1 colher de sopa no almoço e 1 no jantar.
Dicas de molhos para saladas
Para montar uma salada deliciosa e incluir no almoço e no jantar, veja essas dicas de molhos para saladas para diversificar, que separamos para você:
Molho de mostarda:
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa vinagre balsâmico
Não é preciso salgar.
Molho mostarda e mel:
- 1 colher de sopa iogurte natural
- ½ colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa mostarda
- ½ colher de sopa de mel
- Sal a gosto.
Molho de iogurte com hortelã:
- 1 colher de sopa de iogurte natural
- 1 colher (sopa) de hortelã picada
- 1 colher (sopa) de pepino ralado
- Sal a gosto.
Molho de abacate:
- 2 colheres de sopa de abacate
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 pimenta jalapeño sem sementes
- 1 colher de sopa de coentro
- Sal a gosto.
Conclusão
Gostou de saber mais sobre as vantagens em começar pela salada antes do almoço e do jantar?
Como vimos, os benefícios são vários, tanto para a saúde, quanto para o paladar, por isso, começar pela salada antes do almoço e do jantar é uma ótima estratégia para uma vida mais saudável.
Não deixe de conferir mais posts relacionados a esse assunto:
- 6 dicas para montar saladas completas e deliciosas
- 9 dicas para equilibrar a alimentação nas festas de fim de ano
- 9 dicas de como emagrecer de forma saudável e sustentável
- A densidade calórica é o mais importante para emagrecer?
- Como diferenciar a fome da vontade de comer?
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.