fbpx Skip to content

É possível ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo?

ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo

Uma pergunta frequente de quem está iniciando na academia é se é possível ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo ou mesmo se é possível ganhar massa muscular sem ganhar gordura, e a resposta para essas perguntas é: depende, e nesse texto você vai entender o porquê.

 

É possível ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo?

Para responder essa pergunta, tudo vai depender de quanto tempo de treinamento se tem.

Quando se está começando na musculação ou no crossfit, por exemplo, é possível ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo devido a alguns fatores específicos que ocorrem durante essa fase inicial do treinamento.

Primeiro, quando se inicia um programa de musculação, o organismo passa por adaptações significativas: os músculos estão sendo estimulados de maneira nova e intensa, o que pode resultar em um aumento da síntese proteica muscular. Isso significa que o corpo está construindo músculos e reparando o tecido muscular danificado após o treino.

Além disso, quando se começa a treinar com pesos, ocorre um aumento no metabolismo em repouso. Ou seja, a construção de massa muscular também pode aumentar o gasto energético, pois os músculos são tecidos metabolicamente ativos que requerem energia para se manterem: cada quilo de músculo consome cerca de 13 calorias, enquanto que, cada quilo de gordura, consome apenas 4,5 calorias.

Outro fator importante é que, quando se está iniciando, é provável que também esteja fazendo ajustes na alimentação e adotando um estilo de vida mais saudável. Uma dieta equilibrada, combinada com exercícios, pode levar à perda de gordura, especialmente se estiver em um déficit calórico moderado (consumindo menos calorias do que seu corpo queima).

 

“Quanto mais treinado, menos treinável”

Já no caso de uma pessoa que treina musculação ou qualquer outro treino de força há mais tempo, cabe o famoso ditado “quanto mais treinado, menos treinável”.

Ou seja, à medida que se ganha mais experiência e avança no treinamento de musculação, torna-se mais difícil ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo.

Isso acontece porque esses dois objetivos têm exigências nutricionais diferentes que podem entrar em conflito. Para maximizar o ganho de massa muscular, muitas vezes é necessário consumir um leve excedente calórico para fornecer os nutrientes necessários para a construção muscular. Por outro lado, para perder gordura, geralmente é necessário estar em um déficit calórico.

Além disso, o corpo sempre busca a homeostase, que é o processo pelo qual o organismo mantém um equilíbrio interno constante e estável, apesar das mudanças ambientais e das flutuações internas. É uma propriedade fundamental dos sistemas biológicos que permite que o corpo funcione de maneira eficiente.

Isso significa que, ao longo do tempo, fica mais difícil ganhar massa muscular, em comparação a quando se estava iniciando na academia.

No entanto, com uma dieta equilibrada, adequada às necessidades nutricionais e de calorias individuais, é possível ganhar massa muscular ganhando o mínimo de gordura, porém não de forma significativa.

 

Conclusão

Em resumo, no início do treinamento, é possível ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo devido às adaptações do corpo, ao aumento do metabolismo e a mudanças na alimentação.

No entanto, à medida que se avança, pode ser necessário focar em um objetivo específico, seja ganho de massa muscular ou perda de gordura, para obter resultados mais significativos.

É sempre recomendado buscar a orientação de um profissional qualificado, como um nutricionista e personal trainer, para ajudar a criar um plano de treinamento e dieta adequado aos seus objetivos e preferências individuais.

E aproveite para conferir mais posts relacionados a esse assunto:

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho