Entenda a diferença entre os tipos de quinoa, os benefícios à saúde ao incluí-las na alimentação e veja algumas receitas deliciosas com quinoa que separamos para você.
A quinoa é um alimento altamente nutritivo que tem ganhado cada vez mais espaço na alimentação saudável. Originária dos Andes, é uma excelente fonte de proteínas, fibras e minerais.
A diferença entre os tipos de quinoa está mais relacionada à textura, tempo de cozimento e antioxidantes do que a valores nutricionais. Todas as variedades são nutritivas, mas a quinoa vermelha e preta contêm mais fibras insolúveis e uma casca mais grossa, o que as torna mais firmes, menos expansivas no cozimento e mais crocantes.
Diferença entre os tipos de quinoa e benefícios à saúde
Para saber a diferença entre os tipos de quinoa do ponto de vista nutricional, confira a tabela comparativa com dados da FoodData Central – USDA, considerando 100g cozidas (4 colheres de sopa cheias):
A diferença nutricional entre elas é pequena. No entanto, os tipos de quinoa se diferem pela variedade de antioxidantes presentes em cada variedade.
Apesar de conterem quantidades de fibras semelhantes, a quinoa branca tem mais fibras solúveis e casca mais fina, enquanto as demais, têm mais fibras insolúveis e casca mais grossa. Isso é perceptível nas suas texturas após o cozimento. Enquanto a quinoa branca fica mais macia e incha bastante, a quinoa vermelha e preta mantêm sua forma mais firme e crescem menos.
As cores da quinoa não são apenas um detalhe visual — elas indicam diferenças na composição de antioxidantes. A quinoa vermelha e preta são ricas em antocianinas e betalaínas, pigmentos que atuam como antioxidantes poderosos. Já a quinoa branca, apesar de não ter pigmentação colorida, também contém antioxidantes, como quercetina e kaempferol, que são incolores.
Ou seja, todas as variedades de quinoa oferecem benefícios antioxidantes, mas as versões vermelha e preta podem ter uma concentração um pouco maior desses compostos devido à sua coloração.
Benefícios nutricionais
A quinoa é um alimento altamente nutritivo, destacando-se pelo seu alto teor de proteínas, sendo uma excelente opção para vegetarianos e veganos. Além disso, é uma ótima fonte de fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no trânsito intestinal, promovem maior saciedade e contribuem para o controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue. Seu teor de ferro é relevante para a prevenção da anemia, enquanto o magnésio e o potássio ajudam na saúde muscular e cardiovascular.
Outro destaque nutricional da quinoa é o seu alto teor de antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias, que podem contribuir para a proteção celular contra o estresse oxidativo. A presença de zinco fortalece o sistema imunológico, enquanto o fósforo auxilia na manutenção da saúde óssea.
Com esse perfil nutricional equilibrado, a quinoa se destaca como um alimento funcional, trazendo diversos benefícios à saúde.
Diferenças no preparo e na culinária
A quinoa é uma semente da planta Chenopodium quinoa, pertencente à família Amaranthaceae. Apesar de ser consumida como um grão, ela não é um cereal verdadeiro, mas um pseudocereal, devido à sua composição e uso alimentar semelhante ao dos cereais. A quinoa é considerada um pseudocereal, pois, embora seja consumida e preparada como um cereal, não pertence à família das gramíneas, como o trigo, a aveia, o arroz e o milho.
Sabe qual a diferença entre cereais e pseudocereais? É a sua classificação botânica. Os cereais são sementes de plantas da família Poaceae, enquanto os pseudocereais vêm de plantas de outras famílias, como a quinoa, o amaranto e o trigo-sarraceno.
Como vimos, a quinoa vermelha e a quinoa preta têm as cascas mais resistentes, por isso trazem muito mais crocância aos pratos, comparadas à quinoa branca.
Cada tipo de quinoa apresenta características distintas no preparo, influenciando a escolha dependendo da receita.
- Quinoa branca
Tem sabor mais suave e neutro.
Cozimento mais rápido (10-12 minutos).
Incha mais e fica com textura fofa.
- Quinoa vermelha
Tem um sabor mais terroso e uma textura mais firme.
Cozimento mais demorado (14-15 minutos).
Mantém sua forma melhor, ideal para saladas e bowls.
- Quinoa preta
Tem um sabor levemente adocicado e textura ainda mais crocante que a vermelha.
Tempo de cozimento similar à vermelha (15 minutos).
Boa para pratos onde se deseja uma quinoa mais solta e consistente.
Receitas deliciosas com quinoa
Agora que você já sabe mais sobre as diferenças nutricionais e culinárias, aproveite para fazer essas receitas deliciosas com quinoa direto do banco de receitas da Boomi:
- Receita de Poke de Quinoa com Cogumelos
- Receita de Salada de Quinoa com Tomate Cereja e Tofu
- Receita de Quinoa com Amêndoa e Damasco
- Receita de Risoto de Quinoa e Ervas
- Receita de Pão de Quinoa
- Receita de Pudim de Quinoa com Coco
Independentemente da escolha, apostas em diversas receitas deliciosas com quinoa é uma excelente forma de enriquecer a alimentação com proteínas, fibras e antioxidantes, promovendo seus benefícios à saúde.
Livia Freitas (CRN/SP 3 82983) e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.