fbpx Skip to content

Dia nacional de conscientização pelo não desperdício de alimentos: 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

Dia nacional de conscientização pelo não desperdício de alimentos: 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

Anualmente, dia 03 de novembro é comemorado o Dia nacional de conscientização pelo não desperdício de alimentos. O objetivo é conscientizar a população sobre o tamanho da gravidade do desperdício de alimentos, para que assim, evitem o desperdício com medidas adequadas, como conservar melhor os alimentos, distribui-los àqueles que necessitam, dar o devido tratamento aos resíduos alimentares, entre outras dicas para evitar o desperdício de alimentos que falaremos neste post.

 

Dia nacional de conscientização pelo não desperdício de alimentos

Segundo o projeto de lei que institui o Dia nacional de conscientização pelo não desperdício de alimentos, o Brasil é considerado um dos dez países que mais desperdiçam comida em todo o mundo, com cerca de 30% da produção praticamente jogados fora na fase pós-colheita.

Um terço dos alimentos produzidos é perdido e equivale a cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, suficientes para alimentar dois bilhões de pessoas, o que faz a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) considerar que a população mundial está em elevado nível de insegurança alimentar.

Ainda segundo o projeto de lei, as perdas e desperdícios ocorrem ao longo da cadeia alimentar:

  • 28% se dão no âmbito do consumidor
  • 28% da produção
  • 17% no mercado e distribuição
  • 22% durante o manuseio e armazenamento
  • 6% restantes na etapa de processamento.

 

O Brasil carece de um sistema integrado para interligar as fontes de desperdício com aquelas carentes de seu recebimento, uma vez que há alimentos descartados que ainda se mostram aptos ao consumo humano, ou mesmo a outros usos, tais como a alimentação animal, compostagem e geração de energia.

 

7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

Aproveitando que hoje é o Dia nacional de conscientização pelo não desperdício de alimentos, não poderíamos deixar de separar algumas dicas para evitar o desperdício de alimentos.

 

  1. Planeje suas refeições e faça uma lista de compras

Planejar as refeições de acordo com os alimentos que já estão na despensa, colocando em uma lista de compras alimentos faltantes para montar um cardápio, ajuda a comprar apenas o necessário e a usar os alimentos que já têm, evitando que vençam e sejam desperdiçados.

 

  1. Sempre verifique os alimentos na geladeira e prepare e congele o que der

Diversos vegetais podem ser branqueados e congelados, ou preparados antes de congelar, o que ajuda ainda a ter opções saudáveis sempre à mão.

Estar sempre verificando a geladeira também a ajuda a evitar sobras, como também aproveitá-las no preparo de novas receitas.

No post com 7 dicas para melhor conservar os alimentos falamos só sobre isso, não deixe de conferir.

 

  1. Aprenda receitas novas

Está percebendo que um alimento está para estragar ou vencer? Se não sabe como usá-lo, no nosso banco de receitas tem inúmeras opções. Basta digitar o nome do alimento na busca.

A criatividade na cozinha é um ponto-chave e uma das mais valiosas dicas para evitar o desperdício de alimentos.

 

  1. Organize a despensa

Organizar a despensa é mais uma das dicas para evitar o desperdício de alimentos. É importante estar sempre atento à validade e usar os alimentos que vencem primeiro. Ou, sempre que possível, congelar a tempo depois de preparados, para não estragar.

 

  1. Armazene os alimentos corretamente

Por exemplo, deixar os vegetais expostos na geladeira, sem proteção, faz com que ela absorva a sua água, uma vez que seu ambiente é seco para impedir a proliferação de microrganismos. Principalmente vegetais mais sensíveis, como as folhas, tomate, manga, berinjela, abobrinha, morango, entre outros. Aqui na Boomi você encontra sacos em materiais específicos para cada tipo de vegetal que ajuda a conservá-los melhor.

Além disso, o ideal é que fiquem guardados nas partes de baixo da geladeira, onde a temperatura não é tão alta.

 

  1. Aproveite talos e cascas

Talos de brócolis, salsinha e couve-flor, por exemplo, podem ser aproveitados em um arroz à grega, em uma omelete, em caldos, sopas, refogados, molhos e o que mais a sua imaginação permitir.

Cascas de maçã, melancia e abacaxi, por exemplo, podem ser utilizadas em receitas incríveis, como bolos, chás, sucos, e muito mais. Confira nos posts:

 

  1. Se possível, faça compostagem

Se não houver nenhum outro uso para os resíduos de alimentos, uma saída é fazer uma compostagem.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho