fbpx Skip to content

6 formas de consumir a casca do abacaxi

formas de consumir a casca do abacaxi

Você sabia que é possível aproveitar as cascas de vários alimentos, dentre elas, a do abacaxi? Algumas formas de consumir a casca do abacaxi são: como chá, na água saborizada, em sucos, smoothies, geleias, doces e até em um belo bolo. 

Se você viu o post “Os benefícios do abacaxi para a saúde”, já está sabendo que a casca do abacaxi é tão saborosa e nutritiva quanto a polpa da fruta.

O abacaxi, literalmente como um todo, contém fibras solúveis e insolúveis, vitaminas B1 e C, potássio, e é um alimento que praticamente não contém gorduras. Mas o que mais se destaca no abacaxi é a bromelina, considerada uma enzima digestiva natural, pela sua capacidade em auxiliar a digestão de proteínas. 

O legal é que além de aproveitar os benefícios do abacaxi para a saúde, usar as cascas também beneficia a saúde do meio ambiente, afinal, o aproveitamento integral dos alimentos é uma ótima forma para contribuir com a sustentabilidade no dia a dia. 

 

6 formas de consumir a casca do abacaxi

Primeiro é preciso higienizar muito bem a casca do abacaxi.

Antes mesmo de começar a descascá-lo, uma dica é lavá-lo em água corrente e escová-lo. Depois, colocá-lo de molho na água, exatamente como se faz ao higienizar folhas: 1 colher de sopa de cloro ou 10 gotas de hipoclorito para cada litro de água. Deixe o abacaxi inteiro de molho por até 30 minutos e depois enxágue-o. 

Após esse processo, você já pode descascar o abacaxi, reservar as cascas e aproveitar essas 6 formas de consumir a casca do abacaxi que separamos para você. 

Lembrando que se estiver sem tempo para preparar alguma das receitas com a casca, não se preocupe. Você pode congelar e fazer outro dia. Não é preciso nenhum pré-preparo, basta colocar as cascas em saquinhos ou potinhos e guardar no congelador.

 

  1. Água saborizada com casca de abacaxi

Essa receita é bem simples: colocar cascas de abacaxi a gosto em um recipiente com água. Limão e/ou hortelã combinam muito bem também.

Além de sustentável, é uma ótima maneira para aumentar a ingestão hídrica, variando a água pura.

 

  1. Chá de casca de abacaxi com hortelã

Para fazer um chá de casca de abacaxi com hortelã, a proporção é:

  • Casca de 1 abacaxi para cada 1 e ½ litro de água
  • Chá de hortelã à gosto (aproximadamente 3 saquinhos)
  • Mel à gosto para adoçar, se necessário

Modo de preparo: Corte a casca em pedaços grandes, transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos com a tampa entreaberta. Passado esse tempo, desligue o fogo e junte os saquinhos de hortelã, tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe o chá e está pronto. Caso ache necessário, adoce com um fio de mel. O chá de casca de abacaxi também fica delicioso se consumido gelado.

 

  1. Geleia de casca de abacaxi

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de cascas de abacaxi
  • 1 xícara (chá) de polpa de abacaxi
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar de coco
  • Suco de meio limão
  • Raspas de ¼ de limão, incluindo a camada branca, que por ser rica em pectina, ajuda a gelificar.

Modo de preparo: No liquidificador, bata toda a mistura até ficar homogêneo. Coe para retirar possíveis resíduos e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, durante 20 minutos ou até começar a encorpar. Assim que começar a adquirir consistência, retire uma pequena quantidade com as costas de uma colher fria, para verificar se a mistura irá gelificar, sem correr o risco que endureça. Caso ainda esteja mole, deixe cozinhar mais um pouco e faça o teste novamente.

A geleia de casca de abacaxi é uma das mais versáteis formas de consumir a casca do abacaxi, podendo ser adicionada em pães, torradas, pães de queijo, queijos, entre outros.

 

  1. Suco de casca de abacaxi

Dentre as formas de consumir a casca do abacaxi, essa também é uma das mais versáteis, já que é possível adicionar outras frutas, como limão ou laranja; ervas, como hortelã; especiarias, como a canela e o gengibre; e até folhas verdes.

Junte 1 xícara de chá de cascas de abacaxi para cada xícara de chá de água. Bata os ingredientes no liquidificador e coe.

 

  1. Bolo de casca de abacaxi

Ingredientes: 

  • Cascas de 1 abacaxi
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de coco
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral (ou 1 xícara de chá de farinha de aveia e 1 xícara de chá de farinha de arroz, para versão sem glúten)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo: Em uma panela, ferva as cascas de abacaxi com a água, em fogo baixo, por 20 minutos, com a panela tampada. Bata no liquidificar e coe. Reserve. Unte e enfarinhe uma forma de bolo (~20 x 10cm). Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Em uma tigela, misture o azeite com o açúcar de coco, junte os ovos e bata até obter um creme. Acrescente o caldo reservado e a farinha até homogeneizar bem. Depois adicione o fermento e mexa delicadamente com uma colher. Coloque na forma e leve ao forno por 30 minutos ou até dourar.

 

  1. Smoothie proteico de casca de abacaxi  

Ingredientes: 

  • 1 xicara (chá) de casca de abacaxi
  • 1 e ½ xícara (chá) de leite de vaca ou leite vegetal
  • 1 scoop de proteína em pó sabor baunilha

Modo de preparo: Bata todos ingredientes no liquidificador por 2 minutos e coe.

 

 

Conclusão

Essas são algumas das formas de consumir a casca do abacaxi. 

Como você pôde ver no post “Os benefícios do abacaxi para a saúde”, tanto a polpa, quanto a casca do abacaxi, são riquíssimos em compostos bioativos, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas e minerais, que contribuem para o bom funcionamento do organismo. 

E o mais interessante é que as formas de consumir a casca do abacaxi ajudam a beneficiar a saúde do planeta, o que, direta e indiretamente, beneficia a saúde das pessoas que nele habitam.

Cuidar do meio ambiente, é também uma forma de cuidar da nossa própria saúde. 

Aproveite para conhecer o nosso Caderno de Receitas Sustentáveis, onde você encontra essas e mais de 10 receitas sustentáveis para aprimorar os seus cardápios.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho