fbpx Skip to content

Dia Mundial do Veganismo 2022: Comemorando por uma boa causa

Dia Mundial do Veganismo 2022: Comemorando por uma boa causa

Veja tudo sobre a história do Dia Mundial do Veganismo, além do tema celebrado neste ano de 2022: Comemorando por uma boa causa.

 

O Dia Mundial do Veganismo é um evento anual comemorado por veganos em todo o mundo, a cada 1º de novembro.

Os benefícios do veganismo para os seres humanos e o ambiente natural são celebrados por meio de atividades como a montagem de barracas de comida vegana e o plantio de árvores memoriais.

O evento foi criado em 1994 por Louise Wallis, presidente da The Vegan Society, uma entidade filantrópica do Reino Unido, para comemorar o 50º aniversário da fundação da organização e da cunhagem dos termos “vegan” e “veganismo”.

 

Dia Mundial do Veganismo 2022: Comemorando por uma boa causa

O tema do Dia Mundial do Veganismo 2022 é: comemorando por uma boa causa.

Segundo o site World Vegan Day, o veganismo está cada vez mais se firmando na sociedade como um modo de vida que pode ser praticado com mais facilidade, sobretudo sem a necessidade de causar sofrimento animal pela alimentação e vestuário.

Em todo o mundo, a gama de produtos veganos disponíveis nos supermercados está crescendo, de modo que o veganismo avança cada vez mais na sociedade.

Além disso, o número de restaurantes que se concentram em alimentos livres de animais aumentou enormemente nos últimos anos, bem como o desenvolvimento de suplementos alimentares, como a proteína em pó vegetal, por exemplo, facilitando a adesão a uma alimentação equilibrada e sem produtos de origem animal, como é o caso da alimentação plant based.

E o Dia Mundial do Veganismo busca homenagear as pessoas veganas e também conscientizar a população sobre o impacto em reduzir ou eliminar o consumo de alimentos de origem animal. Por exemplo, diminuir 1 ovo, 2 filés de frango e 2 copos de leite, por apenas 1 dia, impacta em:

  • 10mil vidas animais poupadas
  • 11kg de CO2 deixam de ser emitidos na atmosfera
  • 60 litros de água deixam de ser retirados de reservatórios de água doce
  • Aumento no consumo de fibras e antioxidantes pelas pessoas

 

E o impacto do aumento do consumo de fibras é:

  • Regular a microbiota intestinal
  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Controlar o colesterol
  • Controlar a glicemia
  • Auxiliar a perda de peso

 

Vegan Society e a história do Dia Mundial do Veganismo

A entidade filantrópica Vegan Society, foi fundada em novembro de 1944, há 78 anos atrás, embora o veganismo já exista há muito mais tempo.

Evidências de pessoas que optam por evitar produtos de origem animal podem ser rastreadas há mais de 2.000 anos. Já em 500 aC, o filósofo e matemático grego Pitágoras promoveu a benevolência entre todas as espécies e seguiu o que poderia ser descrito como uma dieta vegetariana. Na mesma época, Siddhartha Gautama (mais conhecido como Buda) estava discutindo dietas vegetarianas com seus seguidores.

Avançando para o ano de 1806, os primeiros conceitos de veganismo estão apenas começando a tomar forma, com Dr. William Lambe e Percy Bysshe Shelley entre os primeiros europeus a se opor publicamente a ovos e laticínios por motivos éticos.

O Dia Mundial do Veganismo teve origem na Inglaterra em 1994, quando a ativista vegana pelos direitos dos animais Louise Wallis, então presidente da Vegan Society, procurava um cenário adequado para celebrar o 50º aniversário da entidade.

Wallis definiu 1º de novembro como a data, por estar entre 31 de outubro, Dia das Bruxas, e o Dia Mexicano dos Mortos, que cai em 2 de novembro, para que veganos em todas as partes do mundo celebrem e promovam ainda mais o veganismo e seus aspectos positivos, sendo um ‘dia de ação’ com um sentido superior.

Em 1º de novembro, vários eventos organizados por associações veganas acontecem nas principais cidades alemãs, como Berlim, Colônia ou Hamburgo. Em diferentes estandes você tem a possibilidade de se informar ou experimentar deliciosas comidas e bebidas veganas.

Como vegano, não é preciso pertencer a um clube ou organização para comemorar o Dia Mundial do Veganismo. É possível fazê-lo isso dentro do círculo de amizades e conhecidos ou com colegas de trabalho, servindo algo saboroso e, assim, levando outras pessoas ao sabor da comida vegana. Com postagens nas redes sociais, também é possível fornecer material informativo importante.

Portanto, não importa se você comemora o Dia Mundial do Veganismo em grande ou pequena escala, o importante é celebrar a data levando informação de qualidade e disseminando essa prática de alimentação.

Conheça mais sobre o universo do veganismo no post “Dia mundial do veganismo – Conheça o universo vegano”.

E não deixe de conferir mais posts relacionados:

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho