fbpx Skip to content

Como é feito o macarrão konjac e benefícios à saúde

como é feito o macarrão konjac, como consumir o konjac e benefícios para a saúde.

Saiba nesse post como é feito o macarrão konjac e algumas formas de como consumir o konjac para aproveitar todos os seus benefícios para a saúde.

 

Com apenas 9 calorias a cada 100g, talvez você esteja se perguntando: como é feito o macarrão konjac? Como é possível um macarrão com tão baixo valor calórico?

Mais famoso na forma de macarrão, mas também produzido como arroz e massa para lasanha, o konjac é feito a partir do tubérculo da planta Amorphophallus konjac, uma estrutura que funciona como reserva de energia da planta, semelhante às batatas, mas, ao invés de armazenar amido, armazena fibras solúveis não digeríveis, chamadas de glucomananas.

 

Como é feito o macarrão konjac?

O konjac é uma planta perene pertencente à família Araceae, proveniente do sudeste da Ásia, mais especificamente da China e do Japão, por ser característica do clima subtropical, sendo utilizada há muitos anos na culinária local.

A parte comumente consumida do konjac é o seu tubérculo, o qual é composto por cerca de 40% de fibras, principalmente as glucomananas.

Diferentemente do amido das batatas, cujas moléculas de glicose são ligadas por ligações do tipo alfa, digeríveis pelas enzimas alfa-amilases salivar e pancreática, as glucomananas apresentam moléculas de glicose ligadas por ligações do tipo beta. Como as enzimas não são capazes de digeri-las, devido ao tipo de ligação, as glucomananas são então, fermentadas pelas bactérias intestinais.

É por isso que o konjac consegue ser um alimento de tão baixo valor calórico, semelhante às verduras e legumes.

A partir da desidratação e transformação em pó do tubérculo, é produzida a farinha de konjac, citada na literatura como um alimento funcional, devido aos diversos benefícios do konjac para a saúde., que se deve, em especial, à elevada concentração de glucomananas correspondente à 70 a 98% do peso seco da farinha.

Através da farinha do konjac é produzida uma massa com diferentes formatos, como:

 

A utilização do konjac não se limita apenas ao âmbito culinário: por meio do processamento adequado, ele pode ser utilizado em diversas aplicações como formação de filme termoplástico, agente de reforço de papel, emulsificante, curativo para feridas, polímero de impressão molecular para extração, ingrediente de ração para peixes, entre outros.

 

6 benefícios do konjac para a saúde

Analisando as propriedades nutricionais do konjac, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 100g do alimento pronto contém:

  • 9 calorias
  • 0g de proteína
  • 0g de carboidratos
  • 0g de gorduras
  • 5g de fibras (equivalente a 16% da ingestão diária recomendada – IDR)
  • 21mg de cálcio (2% da IDR)
  • 1mg de ferro (5% da IDR para mulheres e 12% para homens)
  • 15mg de sódio (0,6% da IDR)

 

Essa composição nutricional oferece os diversos benefícios do konjac para a saúde, tais como:

 

  1. Controle da glicemia

Um dos mais conhecidos benefícios do konjac para a saúde é atuar no controle da glicemia. Por não conter carboidratos, o konjac pode ser uma opção de massa para compor refeições junto a proteínas e legumes, contribuindo para o tratamento do diabetes, resistência à insulina, sobrepeso e obesidade.

 

  1. Controle do colesterol

Por ser fonte de fibras, o konjac atua inibindo a atividade da HMG-CoA redutase, auxiliando na redução da biossíntese de colesterol.

 

  1. Controle do peso e do apetite

O konjac é capaz de aumentar o volume de comida sem adicionar calorias, reduzindo a densidade energética da refeição. Além disso, as glucomananas, por serem fibras solúveis, retardam o esvaziamento do estômago, fornecendo saciedade por um longo período.

 

  1. Regula a microbiota intestinal

Uma vez que as glucomananas não podem ser digeridas pelas alfa-amilases, são fermentadas pelas bactérias intestinais desejáveis, como bifidobacterium e lactobacillus. Os produtos dessa fermentação são ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) com ação sistêmica no organismo, sobre o sistema imune, o controle do colesterol, a prevenção do câncer e até mesmo com ação positiva sobre a saúde mental.

 

  1. Alivia a constipação intestinal

As glucomananas são fibras solúveis que auxiliam na formação do bolo fecal, aliviando a constipação intestinal. Lembrando que a ingestão de água deve estar adequada (0,035 a 0,050L / kg de peso corporal por dia).

 

  1. Previne anemia ferropriva

Apenas 100g do alimento fornece 5% da IDR de ferro para mulheres e 12% para homens, sendo uma boa opção de alimento para pessoas que não consomem alimentos de origem animal, principal fonte deste mineral.

Para que o ferro de origem vegetal seja melhor absorvido pelo organismo, deve estar combinado à ingestão de algum alimento fonte de vitamina C, como um suco de limão sem adoçar, ou uma fruta, por exemplo.

 

Como consumir o konjac

Agora que você já sabe como é feito o macarrão konjac e que ele também existe no formato de arroz e de massa para lasanha, algumas formas de como consumir o konjac e aproveitar todos os benefícios do konjac para a saúde incluem:

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho