Quando pensamos em churrasco, logo vêm à cabeça momentos de lazer, amigos reunidos e, claro, muita comida saborosa. Mas será que dá para curtir sem exagerar? Saber como aproveitar um churrasco sem exagerar na alimentação é importante para quem quer manter uma alimentação equilibrada, sem abrir mão do prazer de um bom encontro à mesa.
Entre as carnes magras, o vinagrete, o arroz e a salada, há várias opções interessantes para montar um prato nutritivo e saboroso. No entanto, é preciso atenção com alguns excessos comuns: cortes de carne muito gordurosos, acompanhamentos calóricos como maionese e farofa em excesso, além do consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Como aproveitar um churrasco sem exagerar na alimentação
Aproveitar um churrasco sem exagerar na alimentação não é difícil, já que é um evento com vários alimentos in natura ou minimamente processados que fornecem mais saciedade, como carnes magras, aves, arroz, vinagrete, salada e vegetais na brasa.
Por outro lado, o churrasco também costuma trazer opções mais densas em calorias, como cortes gordos de carne bovina, linguiça, maionese, farofa, refrigerantes açucarados e bebidas alcoólicas.
Apesar de muitos desses alimentos poderem fazer parte da alimentação, o desequilíbrio geralmente acontece pelo excesso — especialmente quando as preparações mais calóricas ganham protagonismo no prato.
Além disso, o ambiente social favorece o “beliscar” constante — pequenas porções ao longo de várias horas, muitas vezes sem que a gente perceba quanto realmente está comendo.
Está tudo bem beliscar, beber álcool e consumir alimentos menos saudáveis de vez em quando, especialmente se a sua alimentação do dia a dia é equilibrada. Mas, se a ideia é aproveitar um churrasco sem exagerar na alimentação, separamos algumas dicas para te ajudar a manter o equilíbrio, sem abrir mão do prazer.
- Não esqueça de beber água
Beber água, além de manter a hidratação, contribui com a saciedade e pode ajudar a espaçar o consumo de bebidas alcoólicas ou açucaradas. Uma dica é apostar em águas saborizadas com frutas ou outras opções refrescantes e sem açúcar.
Sucos naturais também são uma boa alternativa, mas vale lembrar que alguns deles, em excesso, podem concentrar açúcar, mesmo quando sem adição. Saiba mais no post “Sucos de frutas são ou não são saudáveis”.
- Monte um prato completo
Uma boa estratégia para aproveitar um churrasco sem exagerar na alimentação é montar um prato completo, assim como você faz nas suas refeições habituais. Isso ajuda a visualizar melhor as porções e evita o hábito de beliscar sem perceber.
Sempre que possível, preencha metade do prato com saladas ou legumes grelhados, o que traz mais fibras e saciedade. Veja como montar um prato saudável aqui.
Se o churrasco durar muitas horas, pense nele como suas refeições:
- Um prato no horário do almoço;
- Um lanche (pode ser pão francês recheado com carne e vinagrete ou pão de alho, por exemplo);
- E outro prato mais tarde, no jantar.
- Atenção ao ritmo
Coma devagar, mastigue bem e observe os sinais de saciedade. Comer com calma ajuda não só a aproveitar mais os sabores, mas também a evitar exageros sem perceber.
- Não chegue com muita fome
Fazer uma pequena refeição leve antes do churrasco pode ajudar a controlar o apetite e evitar excessos logo de início. Aposte em frutas com aveia ou granola, como mamão, morango, melão, banana e/ou abacaxi. Adicione um iogurte, por exemplo, ou faça uma vitamina.
- Capriche nos vegetais
Incluir vegetais no churrasco contribui para a saciedade de forma leve e aumenta o valor nutricional da refeição. Legumes como abobrinha, berinjela, cebola, cenoura e pimentão grelhados na brasa ficam deliciosos e complementam muito bem as carnes.
O vinagrete, por exemplo, é uma ótima pedida: rico em tomate, cebola e pimentão, é fonte de fibras, antioxidantes e ajuda na digestão. Já as saladas cruas (alface, rúcula, cenoura, pepino…) são simples de preparar e fazem toda a diferença no equilíbrio do prato.
- Carnes
Dê preferência aos cortes magros, como peito de frango, filé mignon, alcatra e maminha ou até mesmo peixes, como tilápia na grelha, que são ricos em gorduras de boa qualidade (mono e poli-insaturadas).
Cortes mais gordurosos, como picanha com gordura, costela e linguiça, são muito saborosos, mas o ideal é consumi-los com moderação. O excesso de gordura saturada pode impactar negativamente a saúde cardiovascular. Dica: Escolha 1 ou 2 porções desses cortes mais gordurosos e priorize os magros. Retirar a gordura aparente antes de comer também ajuda.
- Pão, pão de alho e arroz
O arroz branco ou integral, é uma boa fonte de carboidrato e pode, sim, estar presente no seu prato todos os dias.
O pão francês, apesar da má fama, também pode ser consumido diariamente. A chave está na porção e na escolha de opções de recheios saudáveis para o pão.
Já o pão de alho e outros petiscos costumam abrir o churrasco e são super tradicionais. Se você gosta, tudo bem incluí-los — uma boa ideia é saboreá-los com moderação, especialmente se ainda pretende fazer uma refeição completa depois.
- Maionese e acompanhamentos calóricos
Maionese de batata, salpicão e saladas com molhos cremosos são comuns em churrascos e podem ser bastante calóricos, com alto teor de gordura e sódio. Dica: Sirva-se com moderação e prefira acompanhamentos mais leves, como vinagrete ou saladas simples.
- Farofa
A farofa costuma ser feita com ingredientes como manteiga, bacon e calabresa, além de ser fonte de farinha refinada. Dica: Uma colher de sopa cheia já é suficiente para dar sabor sem pesar no valor calórico da refeição.
- Bebidas alcoólicas e açucaradas
Cerveja, caipirinha e outras bebidas alcoólicas são quase uma tradição nos churrascos. No entanto, elas são calóricas, reduzem a hidratação e podem aumentar o apetite. Refrigerantes açucarados, por sua vez, oferecem muitas calorias vazias e nenhum valor nutricional.
Dica: Intercale as bebidas alcoólicas com água, defina um limite para o consumo e, se possível, opte por versões sem açúcar ou reduza a frequência ao longo do evento.
Confira os posts abaixo para saber mais:
- Sobremesa
Se tiver vontade de um docinho depois do churrasco, escolha uma porção pequena ou opte por frutas — o abacaxi grelhado, por exemplo, é uma excelente escolha: ajuda na digestão e fecha a refeição com sabor e leveza.
Conclusão
Viu como dá para curtir o churrasco com equilíbrio?
Saber como aproveitar um churrasco sem exagerar na alimentação não significa abrir mão do prazer de comer. Pelo contrário: é uma forma de curtir o momento de forma consciente, sem desconforto depois.
Com atenção aos detalhes e um pouco de planejamento, é totalmente possível aproveitar a companhia dos amigos, saborear o churrasco e ainda manter o foco na saúde e nos seus objetivos.
Seja você alguém em processo de reeducação alimentar ou simplesmente buscando equilíbrio no dia a dia, entender como aproveitar um churrasco sem exagerar na alimentação pode transformar esse momento de lazer em uma experiência ainda mais positiva — e sem culpa.
Livia Freitas (CRN/SP 3 82983) e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.