fbpx Skip to content

9 dicas para desfrutar de um Natal sustentável

dicas para um natal mais sustentável

Aprenda nesse post como tornar o seu Natal mais sustentável, incluindo presentes sustentáveis ​​e outras dicas ecológicas.

 

Para muitas pessoas, o Natal é uma época festiva para comer, beber e se divertir. Famílias viajam para se reunir, verdadeiras festas são planejadas e todos os tipos de presentes são trocados.

Mas você já parou para pensar qual é o impacto ambiental do Natal? E como tornar as férias mais sustentáveis?

Em muitos lares, o Natal é uma época de excessos. Gastamos mais, comemos mais, bebemos mais e vemos mais família e amigos.

Um estudo sugere que, durante a temporada de férias, cada pessoa produz quase 700 quilos a mais em emissões de CO2. Isso é equivalente a cerca de três semanas dirigindo ou, pior, quase 4% de toda a pegada média de carbono anual de um indivíduo.

Toda a cadeia de consumo aumenta em épocas festivas e isso se traduz em elevados custos não só ambientais, mas também sociais e econômicos. E no Natal, tudo isso atinge uma escala exponencial.

Diante desses números chocantes, não é surpresa que muitos de nós estejamos buscando dicas de como podemos ter um Natal mais sustentável este ano, principalmente em meio às crescentes preocupações ambientais.

Mas com apenas um pouco de esforço e imaginação, é possível ter um Natal mágico e mais sustentável e as dicas desse post podem te ajudar nessa missão.

 

9 dicas para um Natal mais sustentável

Aqui estão 9 dicas fáceis que você pode fazer para ajudar a encorajar mudanças positivas e ter um Natal mais sustentável este ano:

 

  1. Evite o desperdício de alimentos

Evitar o desperdício de alimentos nas festas de fim de ano parece quase uma missão impossível – principalmente se você recebe um número grande de convidados em casa. No entanto, há algumas atitudes simples que podem ajudar, como:

  • Definir um cardápio para programar as compras;
  • Colocar no cardápio algumas receitas que reutilizem sobras, como o bolinho de arroz e de lentilha, por exemplo;
  • Congelar as sobras que não serão utilizadas nos dias seguintes;
  • Pensar em receitas que utilizem todas as partes de um alimento;

 

Você pode conferir mais dicas de como evitar o desperdício de alimentos nesses posts aqui do nosso blog:

 

  1. Dê prioridade para os alimentos da estação

Os alimentos da estação são aqueles cujo cultivo e colheita se dão naturalmente na época do ano mais propícia, quando as condições climáticas e do solo estão adequadas.

Esses alimentos captam melhor os compostos do solo e o resultado é muito mais sabor e concentração de nutrientes. Por isso, consumi-los só traz vantagens para a saúde, para o meio ambiente, para o bolso e para o paladar.

Os alimentos de dezembro são: abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã, uva, alho-poró, aspargos, cebolinha, endívias, hortelã, rúcula, salsa, salsão, abobrinha brasileira, beterraba, cenoura, pimentão amarelo, pimentão verde, pimentão vermelho e tomate.

 

  1. Não esqueça da ecobag

Na hora de fazer as compras de Natal, seja no mercado ou no shopping, uma dica simples e sustentável é sempre levar sua sacola retornável e assim recusar as sacolas de plástico. Afinal de contas, pela lógica, os vendedores entregarão seus itens em diversas embalagens e, no fim das compras, vai faltar dedo para segurar tanta sacola.

 

  1. Cuidado com as embalagens

Em vez de usar embalagens e sacolas de plástico, outra dica simples para um Natal mais sustentável é buscar alternativas que podem ser reutilizadas ou recicladas. Veja algumas opções:

  • Sacolas de papelão;
  • Embalagem de tecido;
  • Potes de vidro;
  • Jornal;
  • Caixa de papelão;
  • Ecobags,
  • Barbantes;
  • Fitas de pano.

O mais importante na troca de presentes é o amor e carinho envolvidos. Embalagens são apenas um detalhe e não precisam estar presentes.

 

  1. Faça seu próprio papel de embrulho

Uma das formas de reduzir a enorme quantidade de resíduos de papel de embrulho de Natal é fazendo o seu próprio este ano.

Você pode utilizar folhas de jornal velha e usá-las para embrulhar seus presentes com barbante e raminhos.

Ou comprar papel de embrulho reciclado e carimbar com desenhos divertidos ou pedir para as crianças desenharem. Tenho certeza que seus entes queridos vão adorar os toques exclusivos e personalizados do seu embrulho, além de ser uma alternativa amiga do meio ambiente.

 

  1. Dê uma experiência de presente

Presentear uma experiência para seus entes queridos reduzirá a demanda por recursos físicos. Reúna as pessoas oferecendo seu tempo ou uma experiência pré-comprada. Existem muitas opções para escolher como comprar ingressos para shows, teatro ou eventos, fazer uma reserva em um restaurante, presentear com algum serviço de spa…

 

  1. Faça suas próprias decorações ou use enfeites ecológicos

Antes de começar, por favor, não jogue no lixo suas decorações só porque são feitas de plástico. Lembre-se, como acontece com a maioria dos itens, as decorações de Natal mais ecológicas são aquelas que você já possui. Reutilizar o que já temos é o auge absoluto do desperdício zero.

Mas se você precisa de uma decoração nova, fazer você mesmo com elementos que encontra na natureza é uma ótima opção. O Natal é uma desculpa tão divertida para ser criativo com as decorações.

Você pode se aventurar nos tutoriais DIY (do it yourself – faça você mesmo) e fazer enfeites em casa. Esse é um ótimo momento para reunir as crianças e criar decorações únicas e especiais com materiais naturais e reciclados.

Veja alguns exemplos:

dicas para um natal mais sustentável dicas para um natal mais sustentável dicas para um natal mais sustentável dicas para um natal mais sustentável

 

  1. Nada de descartáveis

Quando reunimos mais pessoas para celebrações, a vontade de usar descartáveis para diminuir a louça é grande. No entanto, produtos descartáveis são terríveis para a natureza.

Outra dica para deixar a sua ceia de Natal sustentável é personalizar um copo para cada convidado, isso vai diminuir o uso desnecessário de copos, e consequentemente a louça no final do jantar. Inclusive, essa dica é uma boa ideia de atividade para fazer com as crianças.

 

  1. Lembre-se do verdadeiro significado do Natal

Pergunte a si mesmo o que é realmente importante no Natal. São os presentes, excesso de comida, enfeites e roupas brilhantes? Ou é passar tempo com os entes queridos, refletindo sobre o ano que passou e o próximo e agradecendo pelo que você tem?

 

Conclusão

Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença na redução da nossa pegada ambiental, e eu espero que essas dicas para um Natal mais sustentável te ajudem a pensar e a agir de forma diferente nesse fim de ano.

Por muito tempo o Natal foi sinônimo de extravagância. Porém, o mundo que vivemos atualmente não tem mais espaço para a falta de preocupação com o meio ambiente. É preciso pensar em um consumo consciente.

O espírito natalino vai muito além de compras excessivas para presente, ele começa com atitudes simples que estão ao alcance de todos!

E lembre-se que incentivar o consumo consciente nas crianças é o primeiro passo na busca de um futuro mais sustentável e melhor para você e sua família.

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho