fbpx Skip to content

9 alimentos fonte de ferro de origem vegetal

alimentos fonte de ferro de origem vegetal

Se você, por algum motivo, não consome alimentos de origem animal, veja quais são os principais alimentos fonte de ferro de origem vegetal.

O ferro é um mineral indispensável para funções biológicas, como o transporte de oxigênio pelas hemácias para os órgãos, produção de energia, síntese de DNA, sistema imunológico, proliferação e reparo celular.

A principal fonte de ferro são as carnes em geral, porque contém uma forma de ferro chamada de ferro heme (Fe 2+) também chamada de ferro orgânico ou ferro ferroso, contido em moléculas de hemoglobina ou mioglobina, sendo este, mais biodisponível para o organismo.

O ferro não-heme (Fe 3+), também chamado de ferro inorgânico ou ferro férrico, pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal e alimentos fortificados, como é o caso das leguminosas, alguns cereais, vegetais verde escuros e farinha de trigo, por exemplo.

 

9 alimentos fonte de ferro de origem vegetal

Existem muitos alimentos fonte de ferro de origem vegetal que podem ser incluídos em uma dieta saudável e equilibrada.

A ingestão diária recomendada (IDR) de ferro, segundo dados do National Institute of Health (NIH), para adultos de 19 a 50 anos é de 8mg/dia para homens, 18mg/dia para mulheres, 27mg/dia para gestantes e 9mg/dia para lactantes.

Para crianças e adolescentes, a IDR de ferro fica em torno de 7 a 11mg/dia, enquanto que para idosos homens e mulheres, 8mg/dia.

Aqui estão algumas opções de alimentos fonte de ferro de origem vegetal e as respectivas porcentagens de IDR para cada grupo populacional:

alimentos fonte de ferro de origem vegetal

 

  1. Aveia

A aveia é um cereal fonte de ferro vegetal, fornecendo cerca de 4mg em 100g do alimento cru. Quer saber como incluir a aveia na alimentação? Não deixe de ver este post com 3 motivos para incluir aveia diariamente na sua alimentação.

 

  1. Catalonha

A catalonha é um bom alimento fonte de ferro vegetal, fornecendo 1,84mg em 60g cru, o equivalente a 2 xícaras de chá do vegetal cru.

 

  1. Leguminosas

Feijões, lentilhas, ervilhas, grão-de-bico e soja, são alimentos do grupo das leguminosas, muito conhecidos por serem alimentos fonte de ferro de origem vegetal. Fornecem 2mg de ferro a cada 100 gramas de alimento cozido.

Lembrando que, para maior disponibilidade do ferro e outros minerais proveniente das leguminosas, é importante fazer o remolho das leguminosas. É muito simples, como você pode conferir no post “Por que deixar o feijão de molho?

 

  1. Agrião

O agrião é mais um dos alimentos fonte de ferro de origem vegetal. Apenas 100g de agrião cru, o equivalente a meio maço, fornece 2mg deste mineral, com a vantagem de ser rico também em vitamina C, que ajuda na absorção do ferro vegetal, , dentre outros benefícios do agrião para a saúde (veja ao final desse texto como aumentar a biodisponibilidade do ferro vegetal).

 

  1. Pães e cereais fortificados

Alguns pães e cereais matinais são fortificados com ferro e podem fornecer uma quantidade significativa deste mineral. Certifique-se de verificar os rótulos dos alimentos para garantir que o cereal de sua escolha seja enriquecido com ferro. Por isso, não deixe de conferir também os posts “Como interpretar o rótulo dos alimentos?” e “5 dicas para escolher um bom pão integral

 

  1. Rúcula

100g de rúcula crua, o equivalente a meio maço, contém 1mg de ferro. Além de ser um dos melhores alimentos fonte de ferro de origem vegetal, os benefícios da rúcula para a saúde são vários.

 

  1. Quinoa

Você sabia que, apesar de ser conhecida como um cereal, a quinoa é um pseudocereal? Apesar de ter algumas características nutricionais similares às dos cereais, não pertence à mesma família botânica. Enquanto os cereais são do grupo gramínea, a quinoa é uma semente do grupo amaranthaceae.

A quinoa crua fornece cerca de 1,5 mg de ferro por 100 gramas.

 

  1. Castanhas e sementes

Castanhas e sementes, como nozes, amêndoas, sementes de abóbora e sementes de gergelim, são ricas em ferro e fornecem cerca de 1 a 1,5mg de ferro por 100 gramas.

 

  1. Tofu

O tofu é uma excelente fonte de proteína vegetal que também é rica em ferro. Cerca de 100 gramas de tofu podem fornecer até 1,5 mg de ferro.

Para mais detalhes, confira o nosso post sobre os benefícios do Tofu, como consumir e como ele é feito.

 

Como aumentar a biodisponibilidade do ferro vegetal?

Diferentemente do ferro de origem animal, que é orgânico, o ferro vegetal não é tão biodisponível, já que não se encontra dentro de uma molécula de hemoglobina, o que facilita seu aproveitamento pelo organismo.

Mas então como aumentar a biodisponibilidade do ferro vegetal?

Para que o ferro vegetal seja melhor absorvido pelo organismo, é importante consumi-lo junto a uma fonte de vitamina C na mesma refeição.

O mecanismo pelo qual a vitamina C contribui para a melhor absorção de ferro se dá devido ao seu pH ácido, que promove a conversão do íon férrico (Fe 3+) em íon ferroso (Fe 2+), aumentando assim sua absorção.

Frutas fonte desta vitamina, como acerola (941mg/100g), caju (219mg/100g), goiaba (81mg/100g), mamão (79mg/100g), kiwi (71mg/100g), manga (66mg/100g), morango (64mg/100g), carambola (61mg/100g) e limão (53mg/100g), como suco ou sobremesa, são boas opções.

Outros alimentos também podem fazer este papel: os pimentões são os vegetais mais ricos em vitamina C, principalmente o pimentão amarelo (200mg/100g), ficando à frente do vermelho (158mg/100g) e do verde (100mg/100g). Ou também o agrião (60mg/100g) e a rúcula (46mg/100g).

Outro ponto sobre como aumentar a biodisponibilidade do ferro vegetal em uma dieta vegetariana ou vegana é evitar consumir fontes de ferro e de cálcio na mesma refeição.

Isso porque o ferro e o cálcio competem pelo mesmo local de absorção no organismo, de forma que quanto mais cálcio na mesma refeição, menos ferro será absorvido. Por exemplo, 300mg de cálcio (equivalente à 2 copos americanos de leite ou 2 fatias de queijo mussarela ou quaisquer outros alimentos ricos em cálcio de origem vegetal nessa mesma concentração) já reduz em 50% a absorção do ferro.

Ou seja, uma sugestão é optar por alimentos ricos em cálcio no café da manhã e lanches, e optar pelos alimentos fonte de ferro de origem vegetal no almoço e jantar.

Vale ressaltar que é imprescindível a consulta com um nutricionista para adequar a alimentação.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho