Veja no post de hoje os benefícios das abóboras para a saúde
Conhecidas por suas diversas espécies e, principalmente, por sua fama em filmes de Halloween, as abóboras, de modo geral, pertencem à família Curcubitaceae, a mesma da abobrinha, da melancia, do chuchu, do pepino e do melão, e é considerada um fruto rasteiro que nasce de uma aboboeira (pé de abóbora).
Nativa da América do Sul, a abóbora é um dos vegetais mais antigos da história. Há mais de 2.000 anos a.C., as abóboras vêm sendo utilizadas com diversas finalidades além de alimento, como por exemplo, na elaboração de recipientes e máscaras a partir de sua casca.
A abóbora já estava no Brasil muito antes da colonização. Os indígenas já sabiam dos inúmeros benefícios das abóboras para a saúde e por isso já era cultivada e consumida por eles, por ser um alimento versátil, nutritivo e saboroso.
Sua popularidade sempre foi alta, já que é possível consumi-la de forma integral: sua semente, broto, folhas, casca, o fruto em seu estado verde e maduro, além de ser usada também com fins ornamentais.
Confira 8 benefícios da abóbora para a saúde
A abóbora é um vegetal extremamente nutritivo e com baixo valor energético, em 100g do vegetal possui aproximadamente apenas 26 kcal. A principal vantagem de ter pouco carboidrato e poucas calorias é poder ser usado em diversas dietas, facilitando a introdução do vegetal no dia a dia.
Como todos os vegetais, o maior componente da abóbora é a água, que pode chegar a 92% de sua composição. Possui uma notável quantidade de fibras solúveis, além de conter uma boa quantidade de fibras e baixíssima quantidade de gordura.
Os principais benefícios das abóboras para a saúde são:
- Mantém a saúde dos olhos: Por conter luteína e zeaxantina que são antioxidantes poderosos, a abóbora ajuda prevenir o surgimento de catarata. Rica também em betacaroteno, um composto que o organismo transforma em vitamina A, ela também ajuda a proteger contra a degeneração da visão ao envelhecer.
- Melhora a saúde da pele: A abóbora é rica em carotenoides e vitamina A, que tem ação fotoprotetora para a pele, além de retardar o envelhecimento e evitar o surgimento de rugas. A vitamina C também presente, auxilia na produção de colágeno, evitando a flacidez.
- Regula o apetite: Devido a sua grande quantidade de fibras e seu baixo teor de calorias, a abóbora oferece muita saciedade, regulando o apetite.
- Controle da glicemia: A quantidade de fibra presente faz com que você coma com mais qualidade e em menor quantidade, além de ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.
- Regula a microbiota intestinal: Dentre as fibras solúveis presentes na abóbora, encontramos a inulina e os frutooligossacarídeos (FOS) , que aumentam o número de bactérias benéficas no organismo, regulando a microbiota intestinal, tão importante para a imunidade.
- Regula o trânsito intestinal: as fibras solúveis também são responsáveis pela formação do bolo fecal, aumentando o volume das fezes devido à sua capacidade de absorver água e auxiliando intestinais prisão de ventre.
- Fortalece o sistema imune: Como vimos, a abóbora é rica em vitamina A e C. Porém, ela também contém a vitamina E, que auxilia no fortalecimento do organismo e previne contra diversas infecções e doenças. A abóbora também é rica em ferro e ácido fólico, que são minerais importantes para o sistema imunológico e que diminuem o risco de anemia.
- Previne doenças cardiovasculares: Um dos benefícios para manter a saúde cardiovascular, é manter a pressão arterial equilibrada. Sendo assim, a abóbora que é rica em potássio, auxilia para a diminuição da pressão arterial. O potássio presente nela ajuda a reduzir os níveis de sódio no organismo, além de também ajudar a reduzir o colesterol, e evitar as chances de um derrame.
As variedades de abóboras
Estima-se que existem mais de 27 espécies de abóboras espalhadas pelo mundo, de cores, tamanhos, formas e sabores diferentes. Cada uma delas designada para um preparo específico e entendendo mais sobre elas, é possível aproveitar todos os benefícios das abóboras para a saúde.
Para facilitar, podemos dividi-las em dois grupos – As abóboras de inverno e as de verão:
- Abóboras de inverno: As abóboras de inverno levam muito tempo para amadurecer. Uma abóbora de inverno pode levar dede 80 a 100 dias entre a plantação e a colheita. Possuem uma casca mais grossa e um sabor doce. Costumam ter melhor durabilidade, por conta da casca grossa. Dentro desse grupo temos: abóbora Acorn, abóbora Vaso, abóbora Butternut, abóbora Delicata, abóbora Hokkaido Azul, abóbora Hubard, abóbora de Banana, abóbora Turban, abobora Cabotiá, entre outras.
- Abóbora de verão: As abóboras de verão são colhidas antes de amadurecerem. Possuem sementes brancas, casca fina e clara. Tem um período de conservação relativamente curto. Fazem parte desse grupo: abóbora-menina, abóbora spaghetti, abóbora moranga, entre outras.
Os tipos de abóboras mais consumidas no Brasil são:
- Abóbora Cabotiá: sabor terroso e levemente adocicado, com textura densa e seca.
- Abóbora Paulista: Possui um sabor bem mais adocicado que as outras e geralmente é utilizada de forma integral nas receitas.
- Abóbora Moranga: Sua polpa apresenta textura lisa e macia, com sabor adocicado. Este é um dos tipos de abóbora mais utilizados na gastronomia mundial
- Abóbora Butternut: Sua textura é macia e cremosa, seu sabor lembra o de nozes.
- Abóbora Hokkaido: Sabor doce e textura aveludada, perfeita para o preparo de nhoques.
Como escolher na hora da compra?
Você já deve ter tido dúvidas no momento de escolher uma abóbora para comprar, afinal, quando estão inteiras, realmente é difícil definir se estão boas para o consumo ou não.
Na hora da compra, opte por abóboras firmes e pesadas, esse pode ser um sinal de que a polpa esteja úmida e macia. Escolha a abóbora que esteja com a cor original e não possuam rachaduras e manchas escuras.
Além disso, prefira abóboras inteiras ou cortadas ao meio. Evite abóboras que já estejam cortadas em pedaços, sem casca e sementes, pois elas possuem menos sabor, além de não ser possível aproveitar todos os principais benefícios das aboboras para a saúde quando já se encontram cortadas e embaladas.
Como Consumir
As abóboras são vegetais muito versáteis. Pode ser cozida no vapor, em água, na panela de pressão ou pode ser assada ou salteada. Porém, o cozimento em água é o menos indicado, pois faz com que a abóbora perca sabor e nutrientes.
A melhor forma de prepará-la é assar no forno em baixa temperatura até que ela cozinhe e esteja caramelizada. Essa técnica concentra o sabor e a maior parte dos benefícios das abóboras para a saúde.
Você também pode assar uma grande quantidade da abóbora de sua preferência e congelar, assim quando quiser preparar um purê ou caldo, já estará pré-preparado.
Com uma cor vibrante e um sabor acentuado, a abóbora é um vegetal delicioso e pode ser utilizado tanto em preparações doces quanto em preparações salgadas. Sendo boa opção para entradas, pratos principais, acompanhamento ou sobremesas.
Seguem algumas sugestões de receitas:
- Escondidinho de abóbora com carne seca
- Nhoque de abóbora
- Quibe assado de abóbora
- Purê de abóbora
- Creme de abóbora com frango
- Pão de abóbora
- Geleia de abóbora
- Doce de abóbora com coco
Conclusão
E aí, gostou de saber mais sobre o mundo das abóboras?
Existem muitos tipos desse vegetal tão saboroso e versátil o que facilita a introdução dele na rotina diária.
No nosso Caderno de Receitas, você encontra várias receitas com abóboras para se inspirar.
A dica é: teste! Teste diversas receitas e formas de preparo. Assim você irá encontrar a maneira que mais te agrada de consumir e de aproveitar todos os benefícios das abóboras para a saúde.
Na boomi você encontra abóboras in natura e diversos outros produtos naturais com abóbora.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.