Quer viver de forma mais sustentável, mas não sabe por onde começar? Essas 7 dicas simples para uma vida mais sustentável ajudarão você a reduzir seu impacto ambiental.
Se você está começando agora sua jornada de sustentabilidade, os primeiros passos podem parecer difíceis demais. Nós nos sentimos sobrecarregados com a quantidade de informações e apreensivos que isso consuma todo o nosso tempo ou seja muito caro.
A boa notícia é: um estilo de vida sustentável – aquele em que você reduz suas emissões de carbono, limita seu consumo de plástico e, geralmente, apenas vive fazendo escolhas mais consciente – não é apenas acessível, mas também mais simples do que você imagina.
Adotar apenas algumas dessas pequenas mudanças o colocará verdadeiramente no caminho para viver um estilo de vida mais sustentável e mais saudável para você e para o planeta. Inclusive você pode até descobrir que já pratica algumas dessas dicas!
O que é uma vida sustentável?
Antes de te passar essas dicas simples para uma vida mais sustentável, você sabe o que é de fato uma vida sustentável?
Na sua forma mais simples, um estilo de vida sustentável é aquele que trabalha e faz mudanças positivas para reduzir sua pegada ambiental. O objetivo geral é reduzir suas emissões individuais de carbono e viver de uma maneira que genuinamente se importe com o planeta e com os seres que nele vivem.
Existem infinitas maneiras de fazer isso; reduzindo seu uso de plástico, mudando para fontes de energia limpas, diminuindo seu consumo de carne, comprando de forma consciente, reciclando e reutilizando coisas corretamente e muito mais.
Trata-se de educar-se sobre as questões que mais importam para você e trabalhar em direção a isso.
7 dicas para uma vida mais sustentável
- Mudança de mindset
Muito da vida sustentável e da construção de hábitos sustentáveis está ligado à sua mentalidade. Uma vez que você começa a perceber que pode haver uma maneira melhor de fazer algo que você nunca questionou, é um efeito dominó.
Questione seus hábitos diários atuais, incluindo como você compra e descarta tudo, de alimentos a roupas ou móveis, e se esses hábitos podem ser melhorados ao longo do tempo.
Você poderia caminhar ou andar de bicicleta para o trabalho 1 vez na semana em vez de dirigir? Comprar menos plástico? Diminuir o tempo de banho? Comprar em uma loja a granel em vez de um grande supermercado?
Em seguida, faça sua pesquisa e dedique-se a aprender mais sobre as questões que mais lhe interessam.
Você não precisa fazer um milhão de mudanças de uma só vez, mas o primeiro passo para um estilo de vida mais sustentável é trabalhar para mudar sua mentalidade para uma abordagem mais consciente. Garanto que quanto mais você praticar pensar dessa maneira, mais fácil será fazer escolhas mais ecológicas no futuro.
- Reutilize e recicle o que você já tem
Ao contrário do que você vê em feeds das redes sociais perfeitamente organizados ou blogs de sustentabilidade chiques, você não precisa gastar muito dinheiro em novos itens sustentáveis para seu novo estilo de vida.
Todo o propósito de mudar para uma mentalidade mais sustentável/zero desperdício não é apenas abordar opções de produtos mais limpos, mas toda a cultura de consumo excessivo. O objetivo é consumir menos no geral.
Comprar produtos ecologicamente corretos e descartar os não tão amigáveis pode realmente piorar os problemas de desperdício e consumo. Em vez disso, os melhores produtos sustentáveis são aqueles que você já tem.
Por isso, a segunda dica da nossa lista de dicas para uma vida mais sustentável é aproveitar o que você já tem em casa e quando decidir jogar algo fora, certifique-se de descartá-lo ou reciclá-lo corretamente.
- Diminua o consumo de plástico
Quase todos os pedaços de plástico que já foram feitos ainda existem em algum lugar deste planeta.
Estão nos aterros, nos oceanos, nas praias e espalhados pela natureza. O plástico já foi encontrado nas fossas oceânicas mais profundas e perto do cume do Monte Everest.
Um dos hábitos mais sustentáveis que você pode adotar agora é diminuir ou parar de usar plástico.
O nosso texto ‘’Como reduzir o consumo de plástico no dia a dia’’ pode te ajudar com dicas valiosas e fáceis de serem incorporadas na rotina.
Outras dicas são:
- Apenas diga não: recuse canudos, talheres de plástico, sacolinhas de supermercado…
- Reutilizáveis: Carregue uma ecobag, canudos ou talheres reutilizáveis com você, se você acha que pode acabar comprando comida ou mantimentos no caminho.
- Cosméticos: Opte por produtos de higiene pessoal com desperdício zero, como shampoo, condicionador e sabonetes sólidos, algodão reutilizável, escova de bambu, coletor menstrual.
- Embalagens: Opte por embalagens recicladas, vidro ou papelão sempre que possível.
Importante lembrar que aqui na Boomi a nossa entrega é 100% livre de plástico. Nós enviamos a sua compra em caixas de papelão (muitas vezes reutilizadas dos nossos parceiros) com fita adesiva de papel kraft.
- Desligue a torneira
Quantas vezes você ficou na pia lavando panelas, escovando os dentes ou enxaguando alguma coisa com a torneira aberta? Seja sincero.
Deixar a torneira aberta enquanto você não está usando ativamente a água é um enorme desperdício de recursos. E em um mundo onde muitas pessoas não têm acesso a água potável, é ainda pior.
Por isso a nossa quarta dica para uma vida mais sustentável é simples, em vez de deixar a torneira aberta o tempo todo, adquira o hábito de ligá-la e desligá-la quando precisar ativamente usar para enxaguar ou encher algo.
No banheiro, feche a torneira ao escovar os dentes ou lavar o rosto e limite seus banhos a 5 minutos (imagine quanta água é desperdiçada pelas nossas sessões de karaokê desafinadas ou pensamentos no chuveiro?).
Recomendo muito que você leia o meu post sobre o Dia Mundial da Água pois nele eu listei algumas maneiras simples de economizar água no dia-a-dia.
- Desperdício de comida
Um terço dos alimentos produzidos a cada ano é desperdiçado, o que equivale a 1,3 bilhão de toneladas de alimentos descartados. Assustador, né?
Além da perda de produtos, isso também significa que todas as emissões de água, terra, energia, trabalho e gases de efeito estufa usadas e criadas também são desperdiçadas.
Existem inúmeras maneiras de fazer a diferença e algumas dessas dicas podem te ajudar:
- Tenha um plano de refeições bem pensado para garantir que você compre apenas o que precisa e use tudo o que comprar.
- Não julgue os alimentos pela aparência. Frutas e legumes de formatos estranhos ou machucados são frequentemente jogados fora porque não atendem aos padrões. Não se preocupe – eles têm o mesmo gosto.
- Se você não comer tudo o que faz, congele para depois ou use as sobras como ingrediente em outra refeição.
- Evite as compras por impulso. Não leve para casa nada que não tenha um propósito.
- Faça compostagem de restos de alimentos ou não utilizados.
Se você quiser saber mais afundo sobre esse assunto, recomendo que leia o nosso post ‘’Como reduzir o desperdício de alimentos’’.
- Mais plantas, menos carne
Sabemos que essa dica para uma vida mais sustentável pode ser mais difícil de aplicar para alguns, mas a maneira mais fácil de reduzir sua pegada geral e viver de forma sustentável é diminuindo o consumo de carne.
Atualmente, a produção pecuária contribui com quase 15% de todas as emissões globais de gases de efeito estufa, ocupa pelo menos 30% de nossa terra habitável livre de gelo, cerca de 15,5 mil litros de água são necessários para produzir um 1kg de carne bovina e 36% das colheitas do mundo são para alimentar o gado.
A pecuária também é o maior contribuinte para o desmatamento em todo o mundo, mais particularmente na floresta amazônica que está desaparecendo rapidamente.
Se você não tem a pretensão de se tornar vegano ou vegetariano, pode tentar diminuir o consumo. O nosso texto sobre ‘’O que é flexitarianismo?’’ pode te ajudar a esclarecer algumas dúvidas.
Mas se você não pretende diminuir o consumo, pode contribuir fazendo melhores escolhas, como optar por carnes de origem local, criados de forma humana e produzidos de forma sustentável, como os frangos da Korin que você encontra em nosso site.
- Compre alimentos locais e da estação
Comprar alimentos sazonais cultivados localmente tem alguns benefícios:
- Você apoia a economia local de trabalhadores e a cultura alimentar que a cerca.
- Você reduz as longas cadeias de suprimentos com uso intensivo de carbono usadas para transportar frutas e vegetais fora de época em todo o mundo em caminhões e voos que consomem muita gasolina.
- Os produtos sazonais são colhidos quando seu teor de nutrientes e vitaminas está no máximo – o que significa que seu sabor e benefícios para a saúde são maiores.
- O mesmo vale para pequenas empresas – quando se trata de artesanato, roupas, móveis, você escolhe – optar por apoiar uma pequena empresa local em vez de grandes redes apoia as economias e habilidades locais, além de reduzir drasticamente sua pegada de carbono.
Conslusão
Espero muito que essas dicas para uma vida mais sustentável tenham despertado desejo de mudança em você e te ajude nessa jornada.
Só o fato de estar aqui já mostra o seu comprometimento de fazer a diferença no planeta.
Lembre-se de fazer apenas o que você sente vontade, o que está ao seu alcance e o que faz sentido para o seu estilo de vida. Não esqueça de comemorar seus sucessos e que cada passo ou ação, independentemente de quão pequeno seja, conta.
Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.