fbpx Skip to content

5 dicas para diminuir o consumo de doces

dicas para diminuir o consumo e a vontade de doces

Sente muita vontade de comer doces? Se você acredita que está precisando diminuir o consumo de doces, veja essas dicas que separamos aqui.

 

Comer um docinho de vez em quando não tem problema nenhum e, inclusive, é até saudável como parte de uma alimentação equilibrada.

Mas se você acredita estar passando do ponto, entenda o porquê e saiba o que fazer para diminuir o consumo de doces.

 

Por que tenho tanta vontade de comer doces?

Alguns motivos para se ter tanta vontade de comer doces incluem:

 

  • Estresse, ansiedade ou tristeza

Um dos motivos mais comuns para se ter tanta vontade de comer doces e buscar prazer na comida, são situações de estresse, ansiedade ou tristeza. Alimentos doces dão prazer, porque ativam mecanismos de recompensa no cérebro e o corpo libera serotonina, justamente o hormônio do prazer.

 

  • Paladar

Outro motivo pelo qual pode surgir tanta vontade de comer doces é o paladar. Mesmo quando se troca açúcares por adoçantes artificiais, o paladar doce permanece.

Diversos estudos mostram que o paladar muda em 2 semanas e, ao eliminar temporariamente o consumo de doces, o cérebro passa a não os desejar mais como antes.

Portanto, para diminuir o consumo de doces, não basta apenas diminuir a quantidade de açúcares em si, mas também de adoçantes que, em geral, adoçam até mais que o próprio açúcar.

Ainda em relação ao paladar, diversos estudos mostram que as pessoas que agregam os sabores azedo, amargo e umami (sabor original das carnes, peixes, queijos e algumas hortaliças), além do doce e do salgado, tendem a não exagerar na alimentação. Veja mais nos posts “Por que parar de adoçar bebidas?” e “7 dicas para treinar o paladar“.

 

  • Restrição alimentar

Ficar em restrição alimentar por um longo período, principalmente quando se faz dietas da moda, se acompanhamento, faz com que o estímulo de fome se amplifique. Uma vez que dietas altamente restritivas provocam alto déficit de energia, o cérebro aprende que a melhor forma de repô-la é através do consumo de alimentos ricos em energia. Ou seja, o cérebro manda informação para o paladar optar por alimentos de rápida absorção, por entender que aquela fome é uma emergência.

 

  • Alterações hormonais

Alterações hormonais, como resistência à insulina, TPM, hipotireoidismo e hipogonadismo, por exemplo, podem gerar diferentes mecanismos compensatórios no corpo, fazendo com que a vontade por doces aumente.

 

5 dicas para diminuir o consumo de doces

Agora que você já sabe o porquê pode surgir tanta vontade de comer doces, aposte nessas dicas para ajudar a diminuir o consumo de doces.

 

  1. Buscar prazer em outras atividades

Caso a vontade por doces apareça por situações de estresse, ansiedade ou tristeza, é importante fazer uma lista de diversas atividades que gerem prazer, além da comida.

Comer um doce de vez em quando para aliviar o estresse é completamente normal e saudável, mas se você acredita estar passando do ponto, descontar o estresse em outras atividades, como cursos, sair com amigos, ir a um parque, passear com os pets, pode ajudar a diminuir o consumo de doces.

 

  1. Fazer terapia

Fazer terapia possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos, o alívio do estresse e a melhora da saúde mental, auxiliando positivamente no comportamento alimentar e no sistema de recompensa, o que, consequentemente, contribui para diminuir o consumo de doces.

 

  1. Apostar em receitas doces mais saudáveis

Apostar em versões saudáveis de receitas, fazendo você mesmo, possibilita controlar a quantidade de açúcares ou de adoçantes que se coloca na preparação, diminuindo progressivamente o paladar doce.

Descobrir receitas funcionais para ajustar o nível de doce ao paladar, como as que você encontra aqui no nosso caderno de receitas, por exemplo, é uma estratégia super efetiva para diminuir o consumo de doces.

Ao perceber que o paladar está bem ajustado, o que leva, em média, 2 semanas, é possível incluir um doce tradicional eventualmente, intercalando com o consumo das versões saudáveis.

 

  1. Descobrir os gatilhos e evitá-los

Se a vontade por algum doce é sempre após o almoço, por exemplo, substituí-lo por uma xícara de café, chá, ou por uma fruta, pode ser uma boa para diminuir o consumo de doces.

Se a vontade por doces aparece ao sempre passar em frente à uma bomboniere, por exemplo, mudar o caminho pode ajudar.

 

  1. Praticar exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos traz diversos benefícios à saúdem dentre eles, ajudar a diminuir o consumo de doces.

Praticar exercícios físicos torna o corpo mais sensível à insulina, hormônio responsável por regular a fome à curto prazo. Já notou que nos dias em que pratica exercícios físicos a vontade por doces diminui? Ou o inverso, nos dias em que não treina, há mais dificuldade em comer saudável?

Além disso, a prática regular de exercícios físicos libera hormônios do prazer, como a endorfina, e catecolaminas (adrenalina, noradrenalina e dopamina) que auxiliam no sistema de prazer e recompensa no cérebro, ajudando a diminuir o consumo de doces naturalmente.

Outro motivo pelo qual os exercícios físicos ajudam a diminuir o consumo de doces é psicológico, afinal, é comum pensar “já que treinei, vou comer mais saudável”.

 

Conclusão

Gostou dessas dicas de como diminuir o consumo de doces que separamos para você?

Aproveite para conferir mais posts relacionados a esse assunto no nosso blog:

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho