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12 opções de snacks doces sem açúcar refinado

snacks doces sem açúcar refinado

Veja essas opções de snacks doces sem açúcar refinado que separamos para você.

 

Sabe quando bate aquela vontade de comer um doce?

Comer um brigadeiro no dia, por exemplo, se o restante das refeições é mais saudável, não tem problema nenhum.

O X da questão é: nem todo mundo consegue não exagerar e voltar para a alimentação saudável na próxima refeição, por dois motivos mais comuns:

  1. Índice glicêmico: doces muito açucarados, principalmente ao comer de estômago vazio, elevam demais a glicemia, causando um pico de insulina. Em menos de 1 hora, a insulina “cai” na mesma intensidade com que subiu – por isso aparece aquela fome louca, ou vontade de comer mais um doce, pouco tempo depois.

 

  1. Paladar: o paladar se adapta ao que se oferece para ele – alimentos mais saudáveis ou menos saudáveis. Sobre isso, não deixe de ver o post com 7 dicas para treinar o paladar.

 

Já doces feitos com açúcares mais naturais e em quantidade moderada (eis mais um post que vale a pena conferir: “9 alternativas mais saudáveis ao açúcar refinado”), não causam esse efeito, mantendo a glicemia e a insulina mais estáveis, além de terem sabor menos doce.

Então para controlar o apetite e facilitar a adesão a uma alimentação equilibrada a longo prazo, é interessante ponderar entre as opções mais e menos saudáveis.

 

12 opções de snacks doces sem açúcar refinado

Seja no café da manhã, depois do almoço, ou à tarde com um cafezinho, vira e mexe surge a vontade de comer doce.

Por isso, se deseja manter uma alimentação saudável e equilibrada, sem abrir mão de um docinho, veja essas opções de snacks doces sem açúcar refinado que separamos para você:

 

  1. Chips de frutas

A liofilização é o método de secagem de frutas e vegetais que mais mantém as suas propriedades nutricionais. Então uma opção deliciosa e nutritiva de snack doce sem açúcar refinado, são os chips de frutas.

 

  1. Frutas secas

Frutas secas é uma das opções mais deliciosas de snacks doces sem açúcar refinado. Se você já provou tâmara seca com morango, por exemplo, sabe que é tão, ou mais gostoso que muito bombom.

Frutas secas são fonte de fibras solúveis e insolúveis e não levam nenhum tipo de açúcar, além dos já presentes naturalmente nas frutas.

 

  1. Barras de frutas e nuts

Barras de frutas e nuts são feitas com frutas secas misturadas com castanhas, geralmente, sem adição de nenhum açúcar ou adoçante. O sabor doce fica por conta das frutas secas, e a combinação com as castanhas, deixa o sabor incrível.

No entanto, versões convencionais costumam ter açúcar em sua composição, por isso esteja sempre atento à lista de ingredientes (veja o post “Como interpretar o rótulo dos alimentos?”).

Aqui na Boomi, você encontra apenas versões clean label (se desconhece o termo, clique para ver “o que são os produtos clean label?”).

Essa é simplesmente mais uma das opções de snacks doces sem açúcar refinado mais deliciosas e nutritivas, rica em fibras, gorduras de boa qualidade, muitas vitaminas e minerais.

 

  1. Chocolates

Se você é fã de um chocolatinho, não deixe de ver o post “Os benefícios do cacau para a saúde e tipos de chocolate”. Chocolates, principalmente acima de 70% cacau, são fonte de polifenóis, aminoácidos e gorduras de boa qualidade, que auxiliam a imunidade, saúde mental, sono, entre outros benefícios. Veja 7 dicas de como escolher o chocolate mais saudável e aposte nessas opções de dar água na boca que você encontra aqui na Boomi:

 

  1. Barras de proteína

Barras de proteína podem ser uma boa opção doce, por ajudar no aporte proteico. Principalmente no caso de atletas, idosos ou para quem busca perder gordura, quando as necessidades de proteína, geralmente, são maiores. Por isso optar pelas barras de proteína, pode ser uma estratégia interessante.

Além disso a proteína é o macronutriente que mais sacia por um longo período de tempo.

 

  1. Nuts caramelizados

Gorduras são boas opções para saciedade à longo prazo, mas não é só isso. Os benefícios das oleaginosas são inúmeros, devido ao seu valor nutricional: gorduras de boa qualidade, vitaminais e minerais importantes (veja o post “Os benefícios das oleaginosas e como consumir”).

Então outra opção incrível de snacks doces sem açúcar refinado são os nuts cobertos caramelizados, feitos com opções mais saudáveis em comparação com o açúcar e em menor quantidade que versões tradicionais.

 

  1. Nuts cobertos com chocolate

Mais uma opção doce saudável que vale a pena apostar, são os nuts cobertos com chocolate.

 

  1. Pipoca doce

Pipocas são ricas em fibras, por isso são ótimas opções de snacks doces sem açúcar refinado, para matar a vontade de doce e ainda fornecer saciedade por um longo período.

Lembrando que no caso das pipocas também é importante verificar a lista de ingredientes, pois existem muitas versões com açúcar refinado em sua composição.

 

  1. Biscoitos e cookies

Biscoitos e cookies saudáveis caem muito bem para acompanhar um cafezinho. Na Boomi você encontra:

 

  1. Paçocas, cocadas e pastas em barra

Paçocas e cocadas são dois dos docinhos mais apreciados pelos brasileiros. Na Boomi, você encontra as suas versões sem açúcar refinado, e também as pastas em barra, cujo preparo é bem semelhante ao da paçoca, mas com outras oleaginosas ao invés do amendoim.

 

  1. Doces no pote

Está aí outra sugestão de doce saudável: doces no pote para comer de colher ou para passar no pão integral, por exemplo. É uma mais gostosa que a outra.

 

  1. Pastas de nuts

Pastas de nuts são uma alternativa para consumir gorduras de boa qualidade e micronutrientes importantes. Como não é necessário guardar na geladeira, é possível levar para onde quiser. Na Boomi, são mais de 50 opções doces. Algumas que indicamos são:

Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutricionista e Curadora da Boomi

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