fbpx Skip to content

Vantagens em incluir os vegetais da estação na alimentação

Vantagens em incluir os vegetais da estação na alimentação

Veja no post de hoje as vantagens em incluir os vegetais da estação na alimentação e como saber quais são os vegetais da estação.

 

Os alimentos da estação, ou alimentos sazonais, são aqueles cujo cultivo e colheita se dão naturalmente na época do ano mais propícia, quando as condições climáticas e do solo estão adequadas, e existem várias vantagens em incluir os vegetais da estação na alimentação.

Algumas dessas vantagens incluem o frescor, sabor, maior valor nutricional, sustentabilidade, custos mais baixos e apoio à agricultura local.

 

Vantagens em incluir os vegetais da estação na alimentação

Cada espécie de vegetal se adapta de forma diferente a determinado clima e local de cultivo e a sazonalidade nada mais é que a produção do alimento alinhada ao seu ciclo natural.

Quando as condições climáticas não estão adequadas para cultivar um determinado alimento, é preciso contar com processos não naturais, como a técnica da transgenia e o uso excessivo de defensivos agrícolas.

É por isso que antigamente, quando a tecnologia de alimentos ainda não existia, consumia-se apenas o que era cultivado em determinada época do ano: os alimentos da estação.

As principais vantagens em incluir os vegetais da estação na alimentação são:

 

  1. Mais frescor e sabor

Os vegetais da estação são colhidos no momento certo de maturação, o que significa que estão no auge de frescor e sabor. Eles tendem a ser mais suculentos, doces e saborosos, o que torna a experiência alimentar mais agradável.

 

  1. Maior valor nutricional

Os vegetais da estação são cultivados em condições ideais, aproveitando ao máximo a luz solar e os nutrientes presentes no solo. Isso geralmente resulta em uma maior concentração de vitaminas, minerais e antioxidantes nos vegetais.

 

  1. Sustentabilidade

Optar por vegetais da estação apoia a agricultura local e sazonal. Eles geralmente são cultivados em áreas próximas, reduzindo a necessidade de transporte de longa distância. Isso diminui a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos e promove a sustentabilidade ambiental.

 

  1. Custos mais baixos

Os vegetais da estação são abundantes durante seu período de colheita, o que leva a uma oferta maior e preços mais acessíveis. Quando os alimentos estão em alta temporada, os produtores locais têm uma produção maior e, portanto, os preços tendem a ser mais baixos.

 

  1. Variedade

Cada estação oferece uma variedade diferente de vegetais frescos e mais uma das vantagens em incluir os vegetais da estação na alimentação é desfrutar de uma diversidade de sabores, texturas e nutrientes ao longo do ano. Isso também ajuda a promover uma alimentação equilibrada e variada.

 

  1. Conexão com a natureza

Ao consumir alimentos da estação, você se conecta ao ciclo natural da natureza. É uma maneira de apreciar e se adaptar às mudanças sazonais, reconhecendo que diferentes alimentos estão disponíveis em diferentes épocas do ano.

 

Como saber quais são os vegetais da estação?

Agora que você já sabe as vantagens em incluir os vegetais da estação na alimentação, como saber quais são os vegetais da estação?

A Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) disponibiliza duas tabelas de safras (quantidade e preço) dos produtos encontrados no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), através do site do Ceagesp, com informações de fácil visibilidade para orientar o produtor, o comerciante e o consumidor a como saber quais são os vegetais da estação.

É uma forma de auxiliar as pessoas na hora de comprar frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos), além de identificar os alimentos da estação que, geralmente, apresentam maior frescor, qualidade e economia, dentre as várias vantagens citadas acima.

A metodologia envolve a análise dos últimos cinco anos (2017 – 2022), avaliada mês a mês, para todos os grupos de produtos comercializados na central de abastecimento paulistana. São duas as tabelas de sazonalidade:

 

 

 

Conclusão

Gostou de saber mais sobre as vantagens em incluir os vegetais da estação na alimentação?

Como vimos, incluir mais vegetais sazonais na alimentação só faz bem para a nossa saúde e para a saúde do planeta.

No entanto, é importante ressaltar que qualquer consumo de vegetais, independentemente da estação, é benéfico para a saúde. Se os vegetais da estação não estiverem disponíveis ou acessíveis, é importante consumir vegetais em geral e não excluí-los da alimentação.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho