fbpx Skip to content

Quantidade de água necessária: Você sabe o quanto precisa tomar?

Quantidade de água necessária

O consumo de água é fundamental para o funcionamento do organismo, por isso, é necessário saber qual é a quantidade de água necessária para beber em um dia.

Cerca de 60 – 70 % do corpo humano é constituído de água, ela encontra-se dentro e fora das células e participa da regulação de funções, transporte de nutrientes e minerais e controle da temperatura corporal.

Sendo assim, ela é ESSENCIAL para o funcionamento do corpo.

A quantidade de água necessária varia de pessoa para pessoa, de acordo com sexo, idade, atividade que realiza e clima. Porém, para saber a quantidade ideal de água que deve ser ingerida diariamente é só multiplicar o seu peso (Kg) por 35ml.

Quando não é consumido o suficiente, o corpo pode gerar uma sensação de sede (desidratação), como mecanismo de defesa devido à redução no volume de água corporal.

Uma desidratação severa pode levar a dores de cabeça, déficit de atenção, alteração de memória e fadiga. Pode ocorre também uma mudança na composição do bolo fecal causando uma constipação e até mesmo pode contribuir para a formação de cálculos renais!

Utilize como estratégias aplicativos que te lembram de tomar água, deixa uma garrafa na mesa ou tente deixar a água aromatizada com ervas e frutas!

 

Você sente dificuldade de beber água ?

Inclua a água aromatizada no seu dia a dia, além de ser super refrescante e uma delícia tem vários benefícios, ela pode ser antioxidante, anti – inflamatória, termogênica, alcalinizante, diurética, entre outros

Como fazer:

  1. Misture de dois a quatro alimentos; (ervas, frutas, sementes e especiarias) em uma jarra e espere 3 horas para beber.
  2. Por não ter açúcar na receita, esta água tem poucas calorias, que geralmente vem dos alimentos que foram inseridos nela.

 

Dicas de alimentos para compor a água aromatizada:

  • Digestão: Abacaxi, hortelã, deve ser tomado logo após as refeições.
  • Anti inflamatórios: Sálvia, gengibre, pepino servem para a recuperação muscular, devem ser consumidos após exercícios ou grande esforço.
  • Radicais – livres: Frutas vermelhas e romã (antioxidantes).
  • Diuréticos: Limão e maçã;
  • Termogênicos: Cravo e canela.
  • Desintoxicação do fígado: Alecrim e laranja
  • Alcalinizante: Limão
  • Fortalecer Sistema Imunológico: Laranja e tangerina
  • Constipação: Erva-doce
  • Fígado e funções cardiovasculares, melhoram a circulação e impedem o crescimento de tumores: Limão e laranja.
  • Dores de estômago ou estresse emocional: Extrato de baunilha, hortelã e ervas (coentro, manjericão, camomila).

————————————————————————

Texto escrito por: Thaís Valenzuela – CRN 41606

Formada em Estética e Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Dermaticista pelo instituto Ibeco e em Nutrição Esportiva Funcional. Atua com tratamentos estéticos há 5 anos, que visam a redução de gordura localizada associada a alimentação e exercícios. Segue se especializando em cursos como jejum intermitente, emagrecimento, manutenção do peso e dietas low carb. Atualmente trabalha também com gestão em saúde empresarial, de modo a melhorar a alimentação e a saúde dos colaboradores através de ações nutricionais, palestras e atendimentos.

São Paulo – SP

Tel: 3045-4124

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Thaís Valenzuela

1
Loading...

Ver carrinho