fbpx Skip to content

O que comer e o que evitar quando se está com virose

O que comer e o que evitar quando se está com virose

O termo “virose” é usado para classificar qualquer tipo de enfermidade causada por vírus, que geralmente ocorre em forma de surtos. E a dúvida de muitas pessoas quando se encontram nessa condição é: o que comer e o que evitar quando se está com virose?

Cientificamente, a virose é conhecida como gastroenterite viral, uma infecção que afeta o estômago e os intestinos, cujos principais sintomas incluem náuseas, vômitos, diarreia, cólicas estomacais e dor abdominal.

Nessas condições, legumes, tubérculos, frutas sem cascas, ovos, carnes magras, arroz, pão, isotônicos e água de coco, são exemplos de alimentos e bebidas que nutrem e recuperam a imunidade, sem afetar os sintomas.

Já alimentos gordurosos como frituras, carnes gordas, leite e derivados com lactose, alimentos e bebidas açucarados e frutas com cascas, por exemplo, podem piorar os sintomas.

 

O que comer e o que evitar quando se está com virose?

Os principais agentes causadores da doença diarreica aguda (DDA), são os enterovírus, principalmente Rotavírus e Norovírus, e bactérias como Escherichia coli patogênica, Salmonella e Staphylococcus.

Esses microrganismos podem ser transmitidos pela ingestão de água e alimentos contaminados, ou quando não há a devida higiene na manipulação dos alimentos.

No Brasil, são notificados aproximadamente 700 surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) por ano Vsegundo o VE-DTA (Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos). Os surtos ocorrem, porque geralmente a comida contaminada é consumida por muitas pessoas de uma mesma região.

E a dúvida de muitas pessoas, quando nessa condição, é: o que comer e o que evitar quando se está com virose?

Primeiramente, o melhor a fazer é procurar um médico imediatamente e seguir as suas orientações quanto aos medicamentos.

Mas permitir que o corpo descanse, manter-se hidratado e optar por essas sugestões de alimentos nutritivos que separamos para você, certamente o ajudará a se recuperar mais rápido.

Até porque, muitos dos alimentos que recomendamos abaixo para comer quando se está com virose, ajudam na melhora da imunidade, por modularem a microbiota intestinal, que faz parte ativa do sistema imune.

Veja abaixo sugestões sobre o que comer e o que evitar quando se está com virose:

 

O que comer quando se está com virose:

 

  1. Água, chás e bebidas isotônicas

Diarreia e vômitos são os principais sintomas da virose, podendo levar rapidamente à desidratação e perda de minerais, como sódio e potássio, causando fraqueza e visão turva.

Por isso, é importante apostar em bebidas que ajudem a hidratar e repor esses minerais.

Algumas opções são:

  • Água pura
  • Chás que aliviam sintomas de náuseas, como chá de gengibre ou de hortelã, pois relaxam o trato gastrointestinal
  • Água de coco
  • Bebidas esportivas, como os isotônicos (com moderação, pois podem ser ricas em açúcares, que podem ser prejudiciais para a recuperação do organismo)

 

  1. Sopas e caldos

Sopas e caldos são ótimos exemplos do que comer quando se está com virose, porque além de ajudar a hidratar, ajudam a repor os minerais, como os citados no tópico anterior, e ainda fornecem vitaminas.

Sopas de legumes e canja de galinha, por exemplo, são boas opções.

 

  1. Legumes e tubérculos

Legumes e tubérculos de fácil digestão, como abobrinha, batata, cenoura, chuchu e cará, também são bem-vindos. Eles também são fonte de potássio, um dos minerais perdidos durante vômitos e diarreia.

Evite adicionar condimentos e gorduras nas receitas, como manteiga, queijo e creme de leite, pois podem piorar a diarreia. Ao invés disso, tempere com uma pitada de sal, recuperando o sódio perdido, o que ajuda a manter a hidratação.

 

  1. Frutas sem cascas

As cascas das frutas são ricas em fibras insolúveis, que ajudam a acelerar o trânsito intestinal, por isso devem ser evitadas em casos de diarreia.

Por isso, frutas sem cascas são boas opções de alimento para comer quando se está com virose. As frutas são também importantes fontes de potássio, vitaminas e antioxidantes para recuperar a imunidade.

Apostem:

 

  1. Carboidratos de fácil digestão

Arroz branco, pão e tapioca, por exemplo, são de fácil digestão, não necessitam de condimentos, tem baixo teor de gordura e fibras, sendo boas opções para quem está com diarreia e sente dores abdominais.

 

  1. Ovos

Os ovos são de fácil digestão e nutritivos, excelente fonte de proteína, vitaminas do complexo B e selênio, mineral importante para o sistema imunológico.

Mas devem ser preparados com o mínimo de gordura adicionada, já que as gemas já contêm gorduras em sua composição.

 

  1. Carnes magras em geral

Aves, peixes e carnes magras são também boas opções de proteína para comer quando se está com virose. Assim como os ovos, devem ser preparadas com o mínimo de gordura adicionada.

As carnes são fonte de zinco, um mineral importante quando o assunto é imunidade.

 

Alimentos para evitar quando se está com virose

 

  1. Alimentos gordurosos

Alimentos gordurosos, como carnes e queijos gordos, frituras em imersão, embutidos como linguiça, presunto, peito de peru, salame, salsicha, entre outros, são exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose.

As gorduras estimulam a liberação de colecistoquinina (CCK), hormônio que libera os sais biliares. Quando há um aumento de sais biliares no intestino, há um aumento tanto na quantidade de água, quanto na motilidade intestinal, formando de fezes mais amolecidas, piorando o quadro de diarreia.

 

  1. Leite e derivados

Leite e derivados, ricos em lactose, muitas vezes acompanhados de gorduras também, são mais exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose.

A lactose pode agravar a diarreia em algumas pessoas. Muitas pessoas não a digerem facilmente e, ao chegar no intestino, podem puxar água das paredes intestinais por osmose, agravando ainda mais a diarreia, levando à desidratação.

 

  1. Bebidas ricas em cafeína

A cafeína estimula a motilidade intestinal, piorando a diarreia. Em algumas pessoas, pode prejudicar a qualidade do sono, dificultando a recuperação.

Veja mais sobre o café no post “Dia mundial do café: benefícios e malefícios do café para a saúde“.

 

  1. Doces e bebidas açucarados

Doces e bebidas açucaradas podem piorar a diarreia, pois fermentam muito no intestino, causando gases e dores abdominais.

 

  1. Alimentos picantes ou condimentados

Alimentos picantes podem desencadear náuseas e vômitos em algumas pessoas, por isso devem ser evitados.

 

  1. Vegetais folhosos e frutas com cascas

Vegetais folhosos e frutas com cascas são ricos em fibras insolúveis, que aceleram o trânsito intestinal, podendo piorar as dores abdominais ou a diarreia.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho