fbpx Skip to content

Melhores alimentos e suplementos para o pós parto

alimentos e suplementos para o pós parto

A nutricionista materno infantil, Juliana Arantes, dá dicas de alimentos e suplementos para o pós parto. 

Muitas mulheres ficam muito em dúvida de como deve ser a alimentação no pós parto, principalmente aquelas que estão amamentando, pois há um aumento do gasto calórico e a tendência é sentir mais fome.

 

Alimentos e suplementos para o pós parto

Essa não é hora de fazer restrição alimentar, pois pode atrapalhar na amamentação.

Tudo que a mãe consumir vai passar pelo leite materno, por isso a alimentação deve ser igual na gestação: saudável e nutritiva, a base de legumes, verduras, frutas, carboidratos complexos, proteínas e gorduras boas, respeitando a individualidade de cada mulher.

Nos primeiros 6 meses é importante ter uma quantidade adequada de proteína e deve ser distribuída ao longo do dia: ovos no café da manhã, frango desfiado ou colágeno em um lanche da tarde por exemplo são boas opções.

O ômega 3 (EPA e DHA) é fundamental, o DHA é importante para o desenvolvimento cerebral e o EPA ajuda na prevenção de alergias e depressão pós parto, uma ótima fonte é a sardinha e o ideal seria consumir de 3 a 4x/semana portanto sabemos que essa quantidade na maioria das vezes não é atingida, por isso que a suplementação é indicada.

A vitamina E tem uma ação antioxidante importantíssima, e encontramos em grãos, sementes, castanhas, óleos (linhaça, abacate, ) frango, ovo e peixe. Os alimentos amarelos alaranjados, vegetais folhosos, verdes escuros são fontes de vitamina A, ela tem propriedades anti-infecciosas, esta envolvida no desenvolvimento visual e na retinopatia da prematuridade.

O ferro normalmente está mais baixo no pós parto devido a perda de sangue durante o parto, e uma suplementação pode ser indicada, o ferro vai ajudar na disposição, invista nas carnes, leguminosas e coentro, o Zinco é outro nutriente que vai interferir na disposição da mãe, lentilha, leguminosas, carne e arroz integral são bons alimentos.

Gergelim, tahine, tofu, vegetais escuros, brócolis, repolho, couve são boas fontes de cálcio, se você tem alguma restrição nos lácteos, invista nesses alimentos.

Complexo B e Mg participa do metabolismo energético, um suco verde no café da manhã, mix de castanhas no intervalo e leguminosas no almoço são ótimas opções.

A suplementação no pós parto normalmente é recomendada porém muito individualizada, a Vitamina D é o nutriente mais difícil de atingir através da alimentação então uma suplementação normalmente é indicada, porém a
quantidade varia muito (esse mãe toma muito sol? Ela suplementou vitamina D na gestação? O bebê esta sendo suplementado? São várias questões que precisamos avaliar antes da suplementação e isso serve para todos os nutrientes.

O probiótico para o bebê atua na melhora dos sintomas gastrointestinais, cólica, reduz tempo de choro, melhora de alergia, asma, eczema e na mãe, previne mastite, efeito imunomodulador, prevenção de mastite e cólicas.

Quanto mais variada a alimentação melhor, através da amamentação já modulamos o paladar do bebê.

É importante lembrar que a suplementação deve ser prescrita por um profissional capacitado, não se auto medique, como a deficiência, o excesso de nutrientes também pode causar prejuízos.

Juliana Arantes (CRN 30293) | Nutricionista Funcional e Materno Infantil | @nutri_juliana.arantes

1
Loading...

Ver carrinho