fbpx Skip to content

Impacto ambiental de absorventes e fraldas descartáveis

Impacto ambiental de absorventes e fraldas descartáveis

Confira o impacto ambiental de absorventes e fraldas descartáveis.

Você sabia que o absorvente e a fralda descartável levam cerca de 500 anos para se decompor? Isso porque o plástico utilizado na fabricação não é biodegradável.

A verdade é que produtos de higiene descartáveis são um grande vilão para a sustentabilidade ambiental, não só pelo lixo gerado, mas por todo impacto que tem na sua produção.

Entenda nesse post qual é o impacto ambiental de absorventes e fraldas descartáveis, e confira alternativas ecológicas para substituição.

 

Quantidade de lixo gerado pelos descartáveis

De acordo com o Recicla Sampa, o único país que começou a reciclar absorventes íntimos, assim como fraldas, foi o Reino Unido.

Por meio de uma “usina de reciclagem” chamada Knowaste, a empresa transforma os apetrechos femininos em madeiras ou telhas plásticas. Por ano, a companhia trata 36 mil toneladas de lixo higiênico (fraldas de bebê, adultos e absorventes).

Consequentemente, isso poupa a retirada de recursos naturais para produzir novos plásticos. A empresa calcula que 36 mil toneladas de carbono deixam de ser emitidas em razão da reciclagem. É o equivalente a tirar 7.500 carros da estrada.

Em média, cada brasileira joga 3 kg de absorvente no lixo por ano. Levando em conta que uma mulher tem um ciclo menstrual dos 11 aos 54 anos, em toda a sua vida gastará mais de 130 quilos de absorventes.

Já em relação as fraldas, a maioria dos bebês passa por cerca de 5.000 a 6.000 fraldas antes de serem treinados para o desfralde. E como as fraldas descartáveis ​​não se biodegradam, milhares de toneladas vão parar em aterros sanitários todos os anos.

No Brasil, 250 fraldas descartáveis vão para aterros sanitários por segundo onde vão ficar por até 500 anos. Ou seja, no ano de 2500 ainda estarão na Terra as primeiras fraldas descartáveis inventadas.

 

Impacto ambiental dos absorventes descartáveis

Os absorventes internos, absorventes e protetores de calcinha junto com suas embalagens individuais geram mais de 200.000 toneladas de resíduos por ano e todos contêm plástico – na verdade, absorventes são cerca de 90% de plástico!

A maioria dos absorventes contém plástico de polietileno (o adesivo usado para fazer aderir à sua roupa íntima), que é um poluente prejudicial ao meio ambiente. Além de produtos químicos como dioxina, cloro e rayon.

Enquanto os descartáveis ficam em aterros, esses produtos químicos são absorvidos pela terra e são liberados como poluição nas águas subterrâneas e no ar. Os resíduos plásticos ainda podem parar nos oceanos, rios e praias.

O tempo que um absorvente descartável leva para se degradar em um aterro sanitário é séculos a mais do que a vida de uma pessoa que o utilizou – principalmente quando embalado em plástico.

 

Impacto ambiental das fraldas descartáveis

A grande maioria das fraldas não é reciclável e deve ser descartada no lixo geral. Isso significa que provavelmente vão acabar em aterros sanitários ou serão queimados.

A energia pode ser aproveitada da queima de resíduos e usada como combustível, mas isso também produz gases de efeito estufa – assim como os aterros sanitários, então é uma energia poluente.

As principais alternativas são:

  • fraldas de pano que podem ser lavadas e reutilizadas
  • fraldas biodegradáveis

Embora as fraldas descartáveis ​​possam parecer mais convenientes do que as de pano, seu impacto ambiental é assustador.

As fraldas descartáveis ​​contêm plástico, assim como a embalagem em que vêm. Muito desse plástico irá para os aterros sanitários. E o mesmo acontecerá, com o conteúdo da fralda, que pode acabar no sistema de água.

Quando as fraldas reutilizáveis ​​são lavadas, por outro lado, as fezes vão para a rede de esgotos, o que significa que são tratadas numa estação de tratamento de água, da mesma forma que os resíduos adultos.

Mas, embora em muitas medidas as fraldas reutilizáveis ​​sejam melhores para o meio ambiente, elas vêm com seus próprios custos.

Em particular, as fraldas reutilizáveis ​​parecem ser piores em termos de emissões de carbono. Isso se deve à energia necessária para lavá-las e secá-las.

Porém, se você as lavar na mão e pendurá-las para secar no varal em vez de secar na máquina, pode reduzir esse impacto ambiental.

 

Alternativas ecológicas para substituição

Se você está interessado em diminuir o impacto ambiental de absorventes e fraldas descartáveis, diversas empresas vêm desenvolvendo alternativas mais sustentáveis para substituir os produtos, como o coletor menstrual e absorventes e fraldas de pano.

Essas alternativas vêm sendo utilizado há algum tempo por adeptos do movimento “lixo zero”, em que pessoas se adaptam para gerar a menor quantidade possível de resíduos.

Nós já escrevemos um texto sobre isso aqui no blog, clique aqui para conferir pois vale a pena a leitura.

 

Fraldas de pano

No caso da substituição das fraldas descartáveis pela de pano, saiba que hoje em dia elas não são como as que os seus pais ou avós provavelmente usaram.

A produção evoluiu e hoje no mercado você encontra marcas de fraldas que são macias, anatômicas e fresquinhas para o seu bebê, inclusive não causam assaduras ou dermatites.

A marca de fraldas descartáveis Dipano pode ser uma opção ecológica para você.

No site da marca diz que as fraldas são 100% reutilizáveis e 20 Fraldas Dipano equivalem a pelo menos 6.000 fraldas descartáveis. Nesse caso você pode economizar em média R$ 4.000,00 em fraldas!

As fraldas Dipano são práticas, ecológicas e duráveis. No site da marca você encontra informações sobre uso e conservação, além de acessórios como lenços biodegradáveis que ajudam na limpeza da fralda.

 

Absorventes reutilizáveis

A maioria de nós mulheres (e homens trans) que menstruam regularmente, nos acostumamos com as formas convencionais de controlar o período.

No entanto, nos últimos anos, as empresas têm criado inovações de categoria e criado alternativas modernas, discretas e ecologicamente corretas para as opções que conhecemos ao longo de nossas vidas.

É o caso dos coletores, absorventes reutilizáveis ​​e calcinhas absorventes, que geram menos desperdício e de quebra economia de dinheiro, devido à sua durabilidade.

Na Boomi você encontra os produtos da marca Korui. Os produtos Korui são reutilizáveis e naturalmente ecológicos. Se bem conservados, podem durar muitos anos. Durante toda a vida fértil você pode utilizar apenas alguns coletores e absorventes em comparação a milhares de absorventes descartáveis.

  • Coletor menstrual: O Coletor Menstrual da Korui é um copinho de puro silicone medicinal que é dobrado e inserido no canal vaginal para coletar o sangue menstrual. Ele forma um vácuo que impede vazamentos e te deixa completamente livre durante até 12 horas para fazer o que quiser! Isso inclui pular no mar ou correr uma maratona!
  • Absorvente reutilizável: Os absorventes reutilizáveis da Korui possuem tecidos inteligentes que garantem absorventes impermeáveis, com alta absorção e de toque extremamente macio. Com formato anatômico e ajuste por botões, eles se posicionam de forma perfeita na calcinha e proporcionam conforto livre de vazamentos!
  • Calcinha absorvente: A Calcinha Absorvente da Korui é como qualquer outra calcinha, com apenas uma diferença: ela é capaz de absorver o seu fluxo menstrual e não deixar passar para a sua roupa. Simples assim! Com ela você deixa de descartar 10.000 absorventes ou 150kg de lixo!

Outra opção ecológica, mas que não é reutilizável, são os absorventes da marca Natracare – a primeira marca de absorventes femininos biodegradáveis e com ingredientes orgânicos, livres de cloro, pesticidas e plásticos.

Você também encontra os produtos da Natracare na Boomi.

 

Conclusão

Os absorventes e fraldas descartáveis não apenas formam uma porção considerável de resíduos não recicláveis ​​de aterros sanitários, mas também contêm muitos produtos químicos prejudiciais que são posteriormente dispersos no meio ambiente.

Atualmente, os tipos de produtos mais populares também são os mais prejudiciais ao meio ambiente, principalmente pela quantidade de plástico escondido nos itens descartáveis.

Estatísticas mostram que nossa quantidade total de resíduos produzidos globalmente deve dobrar até 2030.

Por isso, se você está interessado em diminuir o impacto ambiental de absorventes e fraldas descartáveis, deve considerar essas alternativas ecológicas citadas como uma forma de fazer a sua contribuição para diminuir a pegada ecológica.

E talvez hoje, seja mais relevante do que nunca, pensar no impacto que nossas ações têm sobre o meio ambiente.

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho