fbpx Skip to content

Diferença entre uvas roxas e verdes e seus benefícios à saúde

diferença entre as uvas roxas e verdes

Veja quais são as principais diferenças entre as uvas roxas e as uvas verdes, além de seus benefícios para à nossa saúde.

A principal diferença entre as uvas roxas e verdes é que as uvas roxas contém mais antocianinas, um pigmento responsável pelas colorações que variam no vermelho, azul e roxo.

No entanto, ambas contêm fibras, nutrientes e antioxidantes, em especial, o resveratrol, muito conhecido pelo seu potencial em combater o envelhecimento precoce e melhorar a saúde da pele.

 

Origem

As uvas são frutos da árvore Vitis vinífera, uma espécie de videira, originária da região do Mediterrâneo até o sul da Alemanha, mas é cultivada em todas as regiões de clima temperado.

As uvas são cultivadas há milhares de anos, o que faz da produção de vinho, obtido a partir da fermentação da fruta por leveduras específicas, uma das atividades mais antigas da civilização, desde o período neolítico (7000 a.C. a 2500 a.C.).

As variedades de uvas se desenvolveram por meio de seleção artificial e são denominadas castas.

No Brasil, o cultivo da videira começou em 1535, trazida pelos portugueses, através da capitania de São Vicente.

 

Diferença entre uvas roxas e verdes

A principal diferença entre as uvas roxas e verdes está no conteúdo de antocianinas, um pigmento presente nas uvas que variam do vermelho ao roxo, responsável por dar essa coloração à essa e outras frutas vermelhas.

Já as uvas verdes são mais ricas em catequinas e clorofila, responsável pela sua coloração verde, além da ausência de antocianina.

Além disso, as uvas mais escuras contêm mais resveratrol que as uvas verdes, um antioxidante conhecido pelo seu poder rejuvenescedor, por combater o envelhecimento precoce e melhorar a saúde da pele

Já em relação às semelhanças, todas as uvas contêm vitaminas A, C, E, K, complexo B e os minerais ferro, cálcio, selênio e potássio, em diferentes concentrações.

Todos os tipos de uvas contêm também fibras solúveis e insolúveis nas suas cascas, na polpa e também nas sementes.

 

Os benefícios da uva para a saúde

As uvas contêm nutrientes importantes para a saúde, mas um de seus benefícios de destaque é seu teor em fibras e antioxidantes.

Os antioxidantes dos vegetais são chamados também de compostos bioativos, pois não são essenciais à saúde como as vitaminas e os minerais, no entanto, ao longo do tempo, diversos estudos constataram muitos benefícios à saúde proporcionados por esses compostos.

Veja alguns benefícios das uvas:

 

  • Melhora a saúde da pele: conhecido pelo seu poder “rejuvenescedor”, o resveratrol é um antioxidante muito potente que combate os radicais livres e melhora a saúde da pele. Alguns estudos sugerem o efeito protetor do resveratrol raios UVA e UVB e no combate à manchas na pele.

 

  • Garante o bom funcionamento do metabolismo: o resveratrol e os demais antioxidantes presentes nas uvas, auxiliam a saúde das mitocôndrias, uma organela presente nas células, responsáveis pela respiração celular. Portanto, o consumo de antioxidantes estimula que mais mitocôndrias se proliferem no nosso corpo, otimizando o bom funcionamento do metabolismo.

 

  • Combate processos inflamatórios: o alto poder antioxidante das uvas é capaz de combater processos inflamatórios no corpo. Por isso, a uva é indicada para pessoas com alto desgaste celular, como atletas, idosos e portadores de doenças crônicas, como câncer, diabetes e obesidade.

 

  • Saúde intestinal: as fibras solúveis e insolúveis são aliadas da saúde intestinal, devido ao aumento o bolo fecal, como também à melhora do trânsito intestinal. Além disso, o resveratrol parece ter um papel positivo para regular a microbiota intestinal, criando um ambiente propicio para o desenvolvimento de bactérias desejáveis no intestino.

 

Como consumir

Agora que você já sabe a diferença entre as uvas roxas e verdes e os seus benefícios à saúde, basta botar em prática o seu consumo.

Algumas sugestões são:

  • In natura: um cacho de uvas é uma ótima opção para um lanche, além de muito prático.

 

  • Salada de frutas: uvas, sejam elas roxas, vermelhas ou verdes, não podem faltar na hora de compor uma bela e colorida salada de frutas.

 

  • Açaí: as uvas ficam super bem em um açaí saudável. Basta bater a polpa do açaí com ingredientes saudáveis, como você pode ver no nosso Caderno de Receitas e decorar com as uvas.

 

Farinhas de casca e de semente de uva

Elaboradas a partir dos resíduos do processo de produção dos sucos, as farinhas de casca e de sementes de uvas são excelentes para aumentar o teor de fibras das preparações.

A farinha da casca de uva, por ter um leve sabor de uva, pode ser mais interessante para enriquecer receitas doces, como granolas, iogurtes, vitaminas e cremes.

Já a farinha de casca de uva tem sabor neutro e pode ser utilizada nas mais variadas receitas, doces ou salgadas. Pode ser adicionada a vitaminas, iogurtes, entre outras preparações rápidas, ou ainda misturada a outras farinhas para o preparo de biscoitos, bolos, pães e tortas em 10% em média.

Saiba mais acessando o post “12 farinhas com fibras para enriquecer receitas”.

Produtos da Boomi

Horta orgânica:

diferença entre uvas roxas e verdes   uvas roxas e verdes   benefícios das uvas

 

Isotônico, sucos e kombucha:

Isotônico Uva Jungle    Suco de Uva Isabel Integral Suco Kids Uva

Suco de Uva Bordô Integral   Kombucha Uva Orgânica

 

Farinhas:

  diferença entre uvas roxas e verdes diferença entre uvas roxas e verdes

 

Geleia:

Geleia de Uva Sem Açúcar Coopernatural

 

Suplemento:

Resveramax Longevity Booster Puravida 30 Cápsulas

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho