fbpx Skip to content

Diferença entre farelo, flocos e farinha de aveia

diferença entre farelo e farinha de aveia

Famosa nos cardápios de quem opta por uma dieta saudável, a aveia é uma excelente fonte de fibras e carboidratos e proporciona diversos benefícios nutricionais. Mas qual a diferença entre farelo, flocos e farinha de aveia?

A principal diferença está na sua composição nutricional, já que no processamento, a farinha (parte interna do grão) é separada do farelo (a casca do grão), enquanto a aveia em flocos é obtida pela prensa dos grãos inteiros.

E isso faz com que suas utilidades nutricionais e culinárias também sejam diferentes.

Suas principais características são:

 

Farinha de aveia

  •  Extraída a partir da moagem mais interna do grão
  • Coloração esbranquiçada devido ao carboidrato (amido), que se localiza na parte interna do grão
  • Mantém os teores de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, mas perde as fibras
  • Ideal para a preparação de bolos, pães e tortas

 

Farelo de aveia

  • Feito apenas da casca do grão, onde se concentra a maior parte das suas fibras
  • Coloração bege
  • Rico em fibras solúveis e insolúveis, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas do complexo B, por concentrarem-se principalmente na casca
  • Enriquece, em fibras, as frutas, iogurtes, sucos, vitaminas, doces, salgados, bolos e tortas

 

Aveia em flocos

  • Produzida por meio da prensagem dos grãos inteiros, até adquirirem formato achatado
  • Pode ser encontrada nas versões flocos finos, médios e grossos, que se deve ao processo de corte e flocagem
  • Mantém todos os nutrientes
  • Pode ser utilizada como ingrediente principal de mingau, da granola, de barras de cereais ou adicionada a frutas, iogurtes, sucos, vitaminas e sopas.

 

A diferença entre farelo, flocos e farinha de aveia e sua utilidade do ponto de vista nutricional

Como a diferença entre farelo, flocos e farinha de aveia se dá pelo processamento, dependendo de qual parte do grão que será utilizada, haverá, basicamente, um teor maior ou menor de fibras e de carboidratos.

Essa diferença na composição nutricional a torna mais apropriada para cada caso.

Por exemplo, o farelo de aveia se destaca por ser superior no conteúdo de fibras solúveis, em especial, as betaglucanas que têm efeito na redução do colesterol.

Portanto, o farelo de aveia oferece uma quantidade maior deste nutriente a cada 100g, em detrimento da farinha ou do flocos, e por isso é uma opção mais interessante para pessoas que precisam baixar o colesterol.

As fibras solúveis, uma vez no estômago e intestino delgado, dissolvem-se em meio aquoso formando uma viscosidade, um aspecto de gel.

Essa viscosidade faz com que os carboidratos da refeição sejam absorvidos mais lentamente, reduzindo a resposta glicêmica. Portanto, o farelo de aveia também é uma opção interessante para pessoas que precisam controlar a glicemia, como diabéticos e resistentes à insulina.

Uma ingestão adequada de fibras também contribui para a saciedade, para modular a microbiota intestinal e para regular o trânsito intestinal.

Já a aveia em flocos é muito utilizada por praticantes de atividade física que, geralmente, necessitam de uma quantidade maior de carboidratos, mas ainda assim se beneficiam do efeito das fibras.

No entanto, nada impede de a aveia em flocos ser utilizada também por quem deseja reduzir o colesterol ou a glicemia.

Em contrapartida, a farinha de aveia, tem uma menor quantidade de fibras em sua composição e se destaca mais pelo teor maior de carboidratos (amido) a cada 100g. Ou seja, possui quase as mesmas propriedades que outras farinhas, como a de trigo, de arroz e de milho.

Portanto, a farinha de aveia pode ser uma boa opção para substituir a farinha de trigo no caso de pessoas que, por algum motivo, não podem ingerir glúten ou trigo.

A aveia é um alimento saudável e pode (e deve) ser consumida por todos, em todas as suas formas, sem problema algum.

O importante é sempre consumir uma boa quantidade de fibras diariamente, o que é facilmente alcançado com o consumo de grãos integrais, feijões, frutas, legumes e verduras.

Afinal, aveia tem glúten?

Na verdade, o glúten não está presente na composição da aveia.

Mas, em geral, considera-se que sim, por causa do plantio e manipulação, que são feitos em ambientes junto a outros cereais que contém glúten, o que é chamado de contaminação cruzada.

No entanto, algumas marcas que garantem a isenção de glúten têm todo o processo isolado, desde o plantio.

 

Compre aveia na Boomi

Na Boomi, você encontra a aveia em todas essas formas:

 

 

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho