fbpx Skip to content

Dicas para manter a alimentação saudável na festa junina

manter a alimentação saudável na festa junina

Na época das festas juninas, a vontade pelas comidas típicas só aumenta. Mas manter a alimentação saudável na festa junina é simples, já que existem várias comidas típicas super saudáveis e nutritivas. O segredo é  prestar atenção nos ingredientes e na forma de preparo.

 

5 dicas para manter a alimentação saudável na festa junina

Você não precisa excluir nenhum alimento, mas priorizar alimentos saudáveis e integrais em detrimento dos menos saudáveis. Além disso, se a ideia é cozinhar, uma opção interessante é usar ingredientes mais saudáveis.

Então para manter a alimentação saudável na festa junina não se esqueça de:

 

  1. Beber água

Muitas pessoas esquecem de beber água durante festas e comemorações, mas é importante manter-se sempre hidratado. A água contribui para o bom funcionamento do organismo e ajuda a regular a percepção da fome, evitando exageros. A quantidade de água ideal por dia é em torno de 0,035 a 0,050L por quilo de peso corporal.

 

  1. Não ir de barriga vazia

Sempre que ficamos com muita fome, a tendência a exagerar é grande, principalmente naqueles alimentos menos saudáveis. Por isso, mais uma das dicas para manter a alimentação saudável na festa junina é não ir de barriga vazia. No dia do evento, aposte em alimentos leves, como frutas, legumes, verduras, iogurte natural e carnes magras, por exemplo.

 

  1. Priorizar alimentos integrais

Existem várias comidas típicas integrais e nutritivas. Assim fica mais fácil manter a alimentação saudável na festa junina:

 

  • Milho: o milho é um alimento integral rico em fibras, carboidratos, vitaminas, minerais, antioxidantes. Importante apenas atentar-se à quantidade de sal e gorduras, como a manteiga.
  • Pipoca: outro alimento integral, nutritivo e saboroso que é mais uma opção para manter a alimentação saudável na festa junina é a pipoca. Contém boa quantidade de fibras, carboidratos, vitaminas, minerais e antioxidantes.
  • Pinhão: fonte de carboidratos de médio índice glicêmico, fibras e proteínas, o pinhão é um aliado da alimentação saudável.
  • Churrasco: fonte de proteínas, o churrasco é uma ótima opção para manter a alimentação saudável na festa junina, sendo um dos tipos de alimentos que mais sacia.
  • Caldos: caldos como os de legumes e de feijão, são ótimas opções para manter a alimentação saudável na festa junina, porque contêm muitas fibras que dão saciedade, além de vitaminas, minerais e antioxidantes.
  • Batata-doce: a batata-doce é outra opção, rica em fibras e em carboidratos de médio índice glicêmico que ajuda a manter a alimentação saudável na festa junina.

 

  1. Consumir alimentos menos saudáveis com moderação

Alguns alimentos típicos de festa junina, embora caseiros, podem ser ricos em açúcares e gorduras de má qualidade. Por isso, ao apostar primeiro nas opções integrais, a chance de exagerar no consumo desses diminui bastante. Alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação para manter a alimentação saudável na festa junina incluem:

  • Paçoca
  • Pé de moleque
  • Bolo
  • Cachorro-quente
  • Frituras
  • Maria-mole
  • Quentão
  • Pamonha
  • Curau
  • Canjica

 

  1. Optar por ingredientes integrais

Se for cozinhar em casa, aposte em ingredientes integrais que são mais nutritivos e ricos em fibras. Algumas dicas:

 

Conclusão

Gostou dessas dicas de alimentação saudável na festa junina?

Uma boa forma de seguir essas dicas na festa junina ou em qualquer outro evento, é começar pelos alimentos mais saudáveis e integrais, para sentir-se mais saciado, depois, apostar nos menos saudáveis, assim a chance de exagerar diminui.

Mas se exagerar, é só voltar para a alimentação saudável normalmente na próxima refeição.

Aproveite para conferir mais posts relacionados a esse assunto

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho