fbpx Skip to content

Alimentos típicos de festa junina

Alimentos típicos de festa junina

A festa junina foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, onde foram incorporadas tradições locais, como, por exemplo, os alimentos típicos de festa junina, de origem indígena e afro-brasileira. 

A típica fogueira é uma tradição de origem pagã, que, desde a Idade Média, na Europa, servia para comemorar o solstício de verão no hemisfério norte. Já no Nordeste do Brasil, a fogueira se tornou um símbolo de agradecimento às chuvas enviadas por São Pedro, devido às secas nessa região do país. 

Assim, a festa junina se tornou uma celebração multicultural, a fim de comemorar o período de colheita e fartura, e celebrar três grandes santos populares: 

  • Santo Antônio, o casamenteiro (dia 13 de junho).
  • São João Batista, padroeiro dos casados e enfermos (dia 24 de junho).
  • São Pedro, protetor dos pescadores, dos viúvos e guardião das portas do céu (dia 29 de junho).

Comemoradas em todo o território brasileiro, as maiores festas juninas do país se concentram no Nordeste, em especial, nas regiões de Campina Grande (PB), São Luís (MA) e Caruaru (PE). 

Dentre os principais elementos da festa, no Brasil, destacam-se as quadrilhas com danças típicas em trajes caipiras, música tradicional como o forró e o sertanejo, a fogueira, o casamento caipira e as brincadeiras com brindes. 

Mas o que mais se destaca mesmo são os deliciosos alimentos típicos de festa junina. 

11 alimentos típicos de festa junina 

Os alimentos típicos de festa junina certamente são a principal atração do evento para a grande maioria das pessoas. São comidas simples, caseiras e super saborosas. 

Em Portugal, por exemplo, as comidas típicas incluem, basicamente, pães e peixes. 

Já no Brasil, o milho é a base de muitas comidas da festa junina, pois a sua colheita ocorre principalmente no mês de junho. 

Além do milho, a culinária da festa junina é formada por alimentos típicos da cultura indígena e afro-brasileira, como a mandioca, o amendoim, o feijão e o peixe.

 

1. Milho

O milho é um alimento que simplesmente não pode faltar nas festas juninas. São muitos os pratos que se pode fazer com esse alimento tão saboroso. Alguns dos alimentos típicos de festa junina com milho são: 

  • In natura: consumido no sabugo ou no pratinho com manteiga. 
  • Canjica (ou mungunzá): preparada com milho, leite de coco, canela e cravo da índia, é um prato muito consumido no Nordeste. 
  • Curau: preparado com milho, leite e açúcar. 
  • Pipoca: as pipocas são consumidas há milhares de anos por povos indígenas de toda a América, tendo se tornado um alimento típico de festa junina em todo o Brasil. 
  • Bolo de fubá: o fubá é nada mais, nada menos, que o amido do milho, e o bolo de fubá é um dos alimentos mais deliciosos e apreciado pelas pessoas nas festas juninas. 
  • Cuscuz: consumido em todo o Brasil, o cuscuz nordestino é diferente do cuscuz paulista por ser mais simples, levando em sua receita só flocos de milho, água e sal. o cuscuz paulista pode conter ervilha, milho, sardinha, ovos, e vários outros ingredientes. 
  • Bolo de milho: o bolo de milho é um dos alimentos mais apreciados nas festas juninas e pode ser feito de diversas formas: com queijo, com coco, com canela. 
  • Pamonha: consumido de Norte a Sul, a pamonha é um alimento típico das regiões de Goiânia e Minas Gerais. É feita com milho verde, queijo e enrolada no sabugo ou na folha de bananeira. Pode ser salgada ou doce.
  • Cachaça: o milho é tão versátil que pode até mesmo ser usado no preparo de bebidas alcoólicas, como é o caso da cachaça de milho. 

Se ainda não viu, aproveite para ver o post “Qual a diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica?” em que falamos mais sobre os tipos de milho e sua utilização.

 

2. Amendoim

Puro, torrado, doce ou salgado, o amendoim é mais um dos alimentos típicos de festa junina que não pode faltar no evento. Dentre os pratos típicos com o amendoim, consumidos em todo o Brasil, destacam-se: 

  • Pé de moleque: feito a partir da mistura de amendoim torrado com caramelo. 
  • Pé de moça: feito com amendoim, açúcar e manteiga, tem um aspecto mais macio que o pé de moleque e textura semelhante a um brigadeiro, mas com pedaços de amendoim. 
  • Paçoca: feita basicamente com amendoim, açúcar e uma pitada de sal.  

Para versões mais saudáveis (e até mais saborosas), de qualquer uma dessas receitas, é interessante substituir o açúcar refinado pelo açúcar de coco ou mascavo.

 

3. Mandioca ou macaxeira

A mandioca, ou macaxeira, é outro alimento bem típico das festas juninas no Brasil e serve como base para diversos pratos, como: 

  • Maniçoba: de origem indígena, a maniçoba é a feijoada paraense, muito consumida nas festas juninas do Norte do Brasil. É feita com folhas moídas de mandioca e carnes típicas da feijoada tradicional. Dois dos motivos do comparativo com a feijoada é por conta da aparência e porque a maniçoba usa todos os ingredientes da feijoada comum. 
  • Tacacá: típico da região amazônica brasileira, o tacacá é feito com tucupi (um caldo amarelado que provém da mandioca, goma de mandioca, jambu e camarão. 
  •  Tapioca: também conhecida como beiju, a tapioca é a farinha da mandioca hidratada. É consumida em todas as regiões do Brasil, podendo ser encontrada nas festas juninas com diversos recheios, doces ou salgados.  
  • Bolo de macaxeira: tão apreciado quanto o bolo de milho, o bolo de mandioca, de macaxeira, ou de aipim, é um dos alimentos típicos de festa junina mais consumidos em todo o Brasil.

4. Pinhão

O pinhão é a semente da pinha, fruto da araucária, uma árvore típica da região Sul. O pinhão pode ser consumido puro ou em pratos salgados e doces, como: ensopado de carne seca com pinhão e farofa, paçoca de pinhão, arroz com pinhão, pinhão com chocolate, bolo de pinhão, entre outras. 

 

5. Vatapá

Típico da culinária afro-brasileira, o vatapá é muito comum nas festas juninas nordestinas, o vatapá é um prato típico do Nordeste. É um prato cremoso, geralmente feito com camarão, tomate, leite de coco, pimentão, pão molhado e ervas.

 

 6. Feijão

Típico das festas juninas das regiões de Minas Gerais e Nordeste, o feijão pode ser consumido como: 

  • Baião de dois: prato tipicamente nordestino, com arroz, linguiça, queijo coalho e feijão. 
  • Feijão tropeiro: típico da culinária mineira, leva farinha de mandioca, carne, ovo, torresmo – e o feijão, obviamente. 
  • Caldinho de feijão: feito com feijão batido no liquidificador e temperado a gosto.

7. Arroz

O arroz é mais um dos deliciosos alimentos típicos de festa junina, consumido doce ou salgado, em pratos como:

  • Arroz doce: em especial, nas regiões Sudeste e Centro Oeste, preparado com leite condensado, coco e canela. 
  • Arroz carreteiro: um dos pratos gaúchos mais famosos, o arroz carreteiro é feito basicamente com charque picado e arroz, acompanhado com vinagrete, muito consumido nas festas juninas da região Sul do Brasil.

8. Quentão e vinho quente 

Bebidas que não podem faltar nas festas juninas, são o quentão e o vinho quente

O quentão é feito de cachaça, pedaços de maçã, raspas de limão e laranja, gengibre, cravo e canela. Já o vinho quente, utiliza-se basicamente os mesmos ingredientes, porém vinho, ao invés da cachaça, como sugere o seu nome.

 

9. Maçã do amor 

A maçã do amor é uma invenção paulistana, criada em meados de 1959 por uma família espanhola confeiteira que havia se instalado em São Paulo.

Como as maçãs são abundantes no Brasil, a família criou o doce que passou a ser um símbolo de Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Mas ao longo do tempo acabou ficando muito mais comum o consumo no período de festas juninas.

 

10. Espetos

Espetinhos de carnes também são alimentos típicos de festa junina, em especial, na região Sul do Brasil. 

Além dos tradicionais espetinhos, na região Sul é bem típico o consumo de salsichão nas festas juninas, trazido pela colonização alemã.

 

11. Coco

O coco é outro alimento muito consumido nas festas juninas, nas cocadas, maria-mole, tapiocas, bolos e queijadinhas.

 

Conclusão 

Gostou de saber mais sobre os alimentos típicos de festa junina nas regiões do Brasil? 

Não deixe de conferir o nosso Caderno de Receitas Juninas onde você encontra alimentos típicos de festa junina feitos com ingredientes mais saudáveis e que deixam as receitas tão saborosas quanto as tradicionais. 

 

1

Ver carrinho