fbpx Skip to content

Conheça os principais benefícios dos alimentos orgânicos

Principais benefícios dos alimentos orgânicos

Antes encontrados apenas em lojas de alimentos naturais, os alimentos orgânicos estão ficando cada vez mais acessíveis e populares. Da mesma forma, cresce o número de consumidores interessados em saber a origem dos alimentos e como eles são produzidos. Mas você sabe o que são e quais são os principais benefícios dos alimentos orgânicos?

 

O que são alimentos orgânicos

O termo “orgânico” refere-se à forma como os agricultores cultivam e processam produtos agrícolas, como frutas, vegetais, grãos, laticínios e carnes. A agricultura orgânica tem como principal objetivo preservar os recursos naturais, apoiar a saúde e o bem-estar animal.

No caso do vegetal, o solo deixa de ser um mero suporte para a planta, tornando-se sua fonte de nutrição livre de agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. Já o gado e frango orgânicos criados para carne, ovos e laticínios têm acesso ao ar livre e não recebem antibióticos e nem hormônios de crescimento.

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), desde 2009 o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo.

Pesquisas do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) associam o uso de agrotóxicos ao desenvolvimento de câncer e à diminuição da fertilidade.

Mas não é somente a nossa saúde que está sendo prejudicada com o uso de agrotóxicos, o meio ambiente também sofre os efeitos nocivos. Principalmente quando esses produtos são utilizados de maneira errada. Como por exemplo, a pulverização por aviões que é proibida em algumas regiões porque pode contaminar solo, rios, nascentes e até a população ao redor.

Comer orgânico significa estar comprometido com a saúde e a saúde do planeta. Além da produção de alimentos mais saudáveis e naturais, é que, com a preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, a produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza.

Existem centenas de razões para escolher alimentos orgânicos certificados ao invés dos convencionais, mas nesse texto exploramos apenas os 5 principais.

 

Principais benefícios dos alimentos orgânicos

 

1. Saúde garantida

Um dos benefícios dos alimentos orgânicos, é que eles contêm mais vitaminas, minerais, enzimas e micronutrientes do que alimentos produzidos convencionalmente. A diferença está no solo. Os produtos orgânicos são cultivados em solo manejado e nutrido de acordo com padrões sustentáveis.

Além disso, pessoas com alergia a alimentos, produtos químicos ou conservantes costumam ter seus sintomas diminuídos quando consomem apenas alimentos orgânicos.

 

2. Trabalhador rural

A produção agrícola é a principal fonte de renda de muitos pequenos núcleos de produtores familiares, eles mantêm a terra fértil por vários anos. Além disso, a agricultura orgânica não expõe as comunidades vizinhas e os trabalhadores agrícolas a perigosos pesticidas.

Para o trabalhador rural, o risco de contaminação direta do tipo aguda é alto e o uso incorreto dos EPIs pelas pessoas que manuseiam os pesticidas e o contato direto é extremamente nocivo e causa inúmeros danos à saúde, como intoxicação crônica.

Ao comprar alimentos orgânicos, você apoia os agricultores que cuidam do meio ambiente e da nutrição.

 

3. Bem-estar animal

Os animais criados com métodos orgânicos são tratados com humanidade e respeito. Por exemplo, as galinhas são criadas ao ar livre e não são mantidas em gaiolas e as vacas não são mantidas em confinamento. Os animais consomem ração orgânica e não recebem drogas reguladoras de crescimento, esteroides, hormônios ou antibióticos.

O bem-estar animal e a sustentabilidade ambiental são questões importantes para os agricultores orgânicos.

 

4. Preservação do meio ambiente

A agricultura orgânica se preocupa em proteger o meio ambiente e trabalha em harmonia com os ecossistemas existentes – incluindo a conservação da água, solo e energia. Como os produtos químicos prejudiciais não são usados na agricultura orgânica, a poluição do solo, do ar e da água é mínima; garantindo assim a sua preservação.

Além disso, o cultivo orgânico resulta em maior biodiversidade, já que respeita os limites da natureza. Garantindo assim o equilíbrio da fauna e da flora, além de liberar menos emissões de gases de efeito estufa.

 

5. Futuro das próximas gerações

A agricultura orgânica considera o impacto de longo prazo do cultivo de alimentos no meio ambiente e no ecossistema. As fazendas orgânicas trabalham para produzir alimentos enquanto estabelecem um plano para manter o solo rico em nutrientes e férteis por muitos anos.

Ao contrário das fazendas convencionais, cujo uso de fertilizantes sintéticos e pesticidas poluem as águas subterrâneas, as fazendas orgânicas usam fertilizantes orgânicos e naturais para reduzir o risco de poluição das águas.

Ela reconstrói a saúde do solo e impede que produtos químicos prejudiciais entrem em nosso abastecimento de água. A água e o solo são dois recursos extremamente importantes e necessários para o cultivo de alimentos.

 

Conclusão

Infelizmente os alimentos orgânicos ainda costumam ser mais caros do que alimentos produzidos de maneira convencional. Isso ocorre porque a agricultura orgânica geralmente opera em uma escala menor, o que resulta em mais custos de produção, além do custo da certificação.

Mas diante dos inúmeros benefícios dos alimentos orgânicos que eu te apresentei nesse texto, você viu que vale a pena o investimento né? Visto que ao consumir orgânicos, você está contribuindo diretamente com a sua saúde e para a melhoria do planeta.

Uma forma de usufruir dos principais benefícios dos alimentos orgânicos com um preço mais acessível é comprando direto dos produtores locais.

É por isso que aqui na Boomi nós conseguimos ofertar melhores preços, pois conectamos você diretamente com os produtores, fazendo com o que o consumo de orgânicos se torne cada vez mais acessível.

Nós simplificamos a cadeia de valor ao substituir diversos intermediários no processo de venda. Dessa forma nós mantemos a remuneração justa dos fabricantes, a alta qualidade dos produtos e preços mais acessíveis para você.

Navegue pelo site e conheça nossa feira orgânica. Quando você escolhe alimentos orgânicos, automaticamente você apoia e contribui para um ambiente mais saudável para todos nós.

 

Isabella Coelho – Comunicação Boomi


1

Ver carrinho