fbpx Skip to content

Chocolate branco faz mal à saúde? Pode ser considerado chocolate?

Chocolate branco faz mal à saúde?

Os benefícios do chocolate amargo já são bem conhecidos: por conter 70% ou mais de cacau, tem alto poder antioxidante, melhora o humor, ajuda a controlar o colesterol, a pressão alta, entre outros. Mas será que, por não conter cacau, o chocolate branco faz mal à saúde? O chocolate branco pode ser considerado chocolate?

Apesar do chocolate branco não conter os benefícios do cacau, o que definirá se ele é saudável ou não, é a presença ou ausência de açúcares refinados, gorduras de má qualidade e aditivos químicos.

Além disso, segundo a Anvisa, embora não contenha o cacau em si, o chocolate branco pode ser considerado um chocolate quando houver ao menos 20% de manteiga de cacau em sua composição.

 

Chocolate branco faz mal à saúde?

Sem dúvidas, dentre os chocolates, o amargo é a opção mais saudável. Mas não significa que o chocolate branco faz mal à saúde só porque não contém o cacau.

Embora o chocolate amargo seja mais recomendado pelos benefícios do cacau, nem todo mundo busca um alimento apenas pelos seus benefícios, mas também pelo prazer que ele proporciona.

Portanto, se você prefere o chocolate branco, não há nada de errado nisso. Basta escolher um chocolate branco saudável e, assim como o chocolate amargo, apreciá-lo sem exageros, dentro de um contexto alimentar equilibrado.

Além disso, o mais importante na alimentação saudável é a variedade e se você não gosta de cacau e de chocolate amargo, pode encontrar muitos dos seus nutrientes em outros alimentos, como café, frutas em geral, castanhas, entre outros.

Dito isso, vamos ao que interessa: o que vai determinar se um chocolate branco é saudável ou não, é a sua composição nutricional, ou seja, a presença ou não de açúcares refinados, gorduras de má qualidade e aditivos químicos.

Se você já leu o post sobre como interpretar o rótulo dos alimentos já sabe que a lista de ingredientes fica sempre em ordem decrescente de quantidade. Então vamos ao exemplo abaixo:

 

  • Chocolate branco convencional

Ingredientes: Açúcar, manteiga de cacau, leite em pó integral, permeado de soro de leite em pó, gordura vegetal, extrato de malte, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato e aromatizante.

 

Ingredientes: Manteiga de cacau, castanha de caju, eritritol, extrato da fruta do monge, leite de coco, mandioca em pó, nibs de cacau e baunilha natural.

 

O chocolate branco convencional apresenta o açúcar refinado como o ingrediente em maior quantidade.

Já o chocolate branco saudável tem a manteiga de cacau como principal ingrediente, dentre outros claramente mais saudáveis, como o eritritol, um adoçante natural, a castanha de caju, rica em gorduras de boa qualidade e os demais ingredientes.

A manteiga de cacau costuma ter um custo elevado, por isso, alguns fabricantes geralmente a misturam com gorduras de má qualidade, como gorduras vegetais hidrogenadas, e emulsificantes industriais, como o poliglicerol polirricinoleato, por exemplo, para baratear o seu custo.

Já a manteiga de cacau é rica em gorduras insaturadas, como o ácido oléico, encontrado também no azeite. Por isso, apesar de não apresentar as propriedades do cacau, um chocolate branco saudável tem como benefício o controle do colesterol, proporcionado por este tipo de gordura, além de conter mais vitaminas e minerais provenientes dos ingredientes mais saudáveis.

 

Chocolate branco pode ser considerado chocolate?

Para saber se o chocolate branco pode ser considerado chocolate, vamos consultar a definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  Segundo a resolução RDC nº 264 de 2005:

 

  • Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e/ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.

 

  • Chocolate branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.

 

Portanto, para o órgão regulador, desde que tenha mais de 20% de manteiga de cacau em sua composição, o chocolate branco pode ser considerado chocolate.

Além disso, o chocolate pode apresentar basicamente quatro tipos:

 

  • Chocolate amargo: contém alta porcentagem de cacau, geralmente de 70 a 100%. Tem um sabor intenso de cacau e é considerado o mais saudável, pois contém as propriedades características dos grãos de cacau.

 

  • Chocolate meio amargo: também conta com uma alta porcentagem de cacau, mas menor, cerca de 50 a 70%, ficando mais equilibrado entre o amargor e a doçura.

 

  • Chocolate ao leite: com uma proporção mais baixa de cacau, que varia entre 25 a 50%, e mais alta em outros ingredientes, como açúcar e leite, é o tipo mais popular dentre os chocolates.

 

  • Chocolate branco: deve conter ao menos 20% manteiga de cacau (e não do cacau em si), em combinação com outros ingredientes.

 

Conclusão

Como vimos, não significa que o chocolate branco faz mal à saúde só porque não contém cacau em sua composição. O que define se esse ou qualquer outro alimento é saudável ou não, é, de forma geral, a sua lista de ingredientes.

Um bom chocolate branco não deve conter aditivos químicos, açúcares e gorduras de má qualidade, e deve ter ao menos 20% de manteiga de cacau em sua composição. 

Além disso, essa quantidade mínima de manteiga de cacau determina se o chocolate branco pode ser considerado chocolate ou não, sendo esta gordura considerada de boa qualidade para o organismo.

Se você é fã de um chocolatinho, seja ele qual for, veja mais detalhes neste post com 7 dicas de como escolher o chocolate mais saudável e inclua na sua alimentação diariamente. A porção recomendada é individual, mas gira em torno de 30g por dia.

Se precisar, procure um nutricionista para te auxiliar.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

 

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). RDC nº 264 de 2005. Regulamento técnico para chocolate e produtos do cacau. Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/rdc0264_22_09_2005.html

MARQUES, CG. Tabela de composição nutricional de chocolates. Nutritotal Pro. Ganep. 16 de outubro de 2023. Brasil. Disponível em: https://nutritotal.com.br/pro/material/tabela-contendo-diferentes-tipos-de-chocolates/

1
Loading...

Ver carrinho