fbpx Skip to content

Qual a diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica?

diferença entre a pipoca e a canjica

A diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica é que a pipoca comum é feita a partir da subespécie de milho Zea mays everta, e a pipoca de canjica -famosa pelo saquinho rosa – é da subespécie Zea mays indurata.

Outra diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica é o processo de produção. A fabricação da pipoca de canjica é diferente da pipoca comum e, infelizmente, não é possível fazer em casa.

Por ter um endosperma (parte mais interna do grão) mais volumoso que a pipoca comum, a pipoca de canjica precisa de muito mais calor e pressão para estourar, por isso é produzida em um equipamento chamado de canhão, motivo pelo qual é conhecida também como pipoca de canhão.

 

A diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica

As variedades de milho são classificadas em cinco tipos principais, segundo o formato e composição do grão: milho-pipoca, milho-duro, milho-dentado, milho-farináceo e milho-doce.

A principal característica para entender as diferenças entre os tipos de milho e, com isso, compreender melhor a diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica, é conhecer o endosperma de cada um deles.

O endosperma é onde se localiza a reserva de amido e proteína (zeína, no caso do milho) dos grãos e dependendo de como se organizam, o endosperma é considerado “duro” ou “amiláceo”, como pode-se observar na figura abaixo.

Tipos de milho
Fonte: Adaptado de Aegro e MyFarm

 

Veja a diferença entre eles:

  • Milho-pipoca (zea mays everta): essa variedade de milho tem espigas menores, grãos duros e pequenos e cor amarelo-alaranjada. Os teores de água e óleo no interior do grão fazem com que, ao ser aquecido, a pressão interna aumente. Com isso, o grão expande e forma aquela deliciosa pipoca de cinema, famosa para degustar assistindo a um filme ou série.

A capacidade de expansão é a principal característica que determina o valor comercial do milho-pipoca, sendo desejável uma capacidade de expansão acima de 21 mL/mL. Mas variedades com excelentes capacidades de expansão ficam acima de 26 mL/mL. A capacidade de expansão é a relação entre o volume de pipoca estourada e o volume de grãos utilizados. Quanto maior a capacidade de expansão, maior o valor, e maior o tamanho e maciez da pipoca.

 

  • Milho duro ou milho-canjica (zea mays indurata): essa variedade de milho, em geral, tem coloração branca ou vermelho-alaranjada, mas também existe nas cores roxa e vermelha, em especial, na região do México, de onde há registros do consumo de milho desde 9.000 anos atrás. Sua espiga é fina e alongada. O tamanho dos grãos é bem semelhante aos do milho-pipoca, porém o endosperma é mais grosso em relação ao embrião, o que confere firmeza e um aspecto liso e brilhante. É por esse motivo que não é possível fazer pipoca de canjica caseira. Pelo endosperma ser mais resistente que o do milho-pipoca, esse grão só estoura com uma pressão muito forte, o que é feito de forma industrial com um equipamento específico, o canhão.

Essas características também permitem que esse tipo de milho seja amplamente utilizado na fabricação de canjicas, fubás, massas, cervejas, condimentos, entre outros.

Essas características é que determinam a diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica.

O milho é um alimento bem interessante, com muitas variedades e usos característicos conforme o seu tipo. Então, a título de curiosidade, vale conhecer as características e utilidades sobre os outros tipos de milho:

 

  • Milho-dentado: o milho-dentado tem o endosperma duro nas laterais e farináceo no centro. Ao desidratar, o grão forma uma depressão na parte superior, ficando com formato semelhante a um dente. Assim como o milho duro, pode apresentar variações nas suas cores, indo do branco ao amarelo até tons mais avermelhados e marrons. É amplamente utilizado na nutrição animal e indústria, para produção de álcool e xaropes.

 

  • Milho-farináceo: esse tipo de milho tem todo o endosperma mole, ou seja, amiláceo, ou farináceo, como sugere o seu nome. Os grãos têm textura macia, variam entre colorações branca a amarela, de sabor suave e adocicado. A maciez desse grão favorece sua moagem e possibilita uma alta extração de amido. Por isso, é ideal para a produção de farinhas, sendo muito utilizado na produção de fubá, pães e biscoitos.

 

  • Milho-doce ou milho-verde: o milho-verde tem coloração amarela, formato ovalado e miolo translúcido. Surgiu a partir de uma mutação genética, fazendo com que no interior do endosperma ocorra a produção de fitoglicogênio, ao invés de amido. Os fitoglicogênios são moléculas de cadeias mais curtas e mais ramificadas do que o amido, o que confere sabor mais adocicado e maciez. Por isso é utilizado basicamente para a alimentação humana. Sim, esse é o milho que encontramos vendendo por aí nas ruas, na espiga ou no pratinho com sal e manteiga, delicioso, por sinal. Por ter baixo teor de amido, também é vendido como milho enlatado, pois não torna o caldo turvo. Devido à sua estrutura e composição, esse milho não estoura como o milho-pipoca e nem como o milho canjica, mas pode ser encontrado torrado, como snack.

 

Mas por que o milho-verde é amarelo?

Afinal, por que o milho-verde é amarelo? Você já havia se perguntado isso?

O milho verde é assim chamado pelo estágio em que é feita a colheita, ou seja, com o milho ainda verde, antes de amadurecer. Mas o que é verde, na verdade, é a espiga do milho.

O milho verde, em seu estado maduro fica com os grãos ressecados, e a espiga também resseca e fica com uma coloração bege. Interessante, né?

 

Conclusão

Gostou de saber a diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica e mais um pouco sobre o mundo dos milhos?

Todos os tipos de milho de forma geral, são excelentes fontes de carboidratos e fibras para incluir na alimentação.

E o milho-pipoca e o milho-canjica são os que se destacam pela quantidade considerável de proteína do milho (a zeína) em sua composição, que fica em torno de 10g/100g e 7g/100g, respectivamente.

Em geral, as variedades de milho podem ser preparadas em receitas doces e salgadas, como canjica, curau, bolos, cremes, pipocas… existe uma infinidade de opções deliciosas e saudáveis, como você pode ver no nosso Caderno de Receitas.

Porém, infelizmente, não é possível fazer pipoca de canjica caseira. Mas aqui na Boomi você encontra essa pipoca em versões mais saudáveis que as convencionais:

 

E também versões deliciosas da pipoca comum:

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

 

Referências

DEON, T. Aegro – Tipos de grãos de milho: tudo o que você precisa saber para fazer a escolha certeira. 09 de Fevereiro de 2021. Porto Alegre, RS. Disponível em: <https://blog.aegro.com.br/tipos-de-graos-de-milho/>

OLIVEIRA, C.O. MyFarm – Tipos de grãos de milho: como escolher corretamente. 30 de Junho de 2021. Goiânia – GO. Disponível em: <https://www.myfarm.com.br/tipos-de-milho/>

1
Loading...

Ver carrinho