Confira alguns alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata e a importância da alimentação na prevenção da doença.
Alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata
A alimentação é um dos fatores de risco que podem ser controlados pelo paciente na prevenção contra o câncer de próstata, existem determinados alimentos que podem reduzir os riscos do surgimento da doença no organismo quando aparecem frequentemente na dieta do homem.
São eles:
- Tomate e mamão: Tomate é o alimento mais popular no combate ao câncer de próstata, suas ações contra a doença ocorrem devido a sua riqueza em licopeno, que protege contra a formação do câncer.
- Brócolis e repolho: As verduras são ricas em substâncias que atuam sobre os danos celulares, o que protege o organismo do câncer de próstata.
- Linhaça e soja: São alimentos que regulam a dosagem de testosterona no organismo, diminuindo os riscos da doença.
- Azeite: Marcado pela presença do ácido oleico, o azeite tem uma forte ação anticancerígena que pode ser usado na prevenção da doença.
Ou seja o consumo frequente de salada com esses ingredientes já é uma forma de prevenção, compartilha com seu pai, irmão, namorado, marido e vamos juntos nessa prevenção.
Alimentação e prevenção do câncer
Umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado.
Uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas podem prevenir novos casos de câncer. Como:
- Frutas Vermelhas: Como amora, cranberry, cereja, framboesa e morango possuem antocianinas que têm propriedades antioxidantes, ou seja, são capazes de combater os danos causados pelos radicais livres ( moléculas que atacam o DNA das células podendo causar o câncer ).
- Frutas e legumes amarelos e laranjas: Como abóbora, batata-doce, cenoura, manga e mamão, possuem o betacaroteno substância precursora da vitamina A, que também pode proteger o material genético da célula contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.
- Frutas cítricas: A vitamina C, presente em frutas com abacaxi, acerola, maracujá, laranja, limão e tangerina, é um antioxidante poderoso.
- Castanhas e outras sementes e oleaginosas: Como amendoim, amêndoas, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-pará e nozes, são fontes de vitamina E, que também apresenta ação antioxidante. Além disso, a castanha-do-pará se destaca por fornecer selênio, um mineral necessário para o bom funcionamento das defesas do organismo.
- Vegetais de folhas verde-escuras: Como agrião, brócolis, couve, couve-flor, espinafre, repolho e rúcula, oferecem os glucosinolatos, que combatem o estresse oxidativo, e o sulforano, que previne a formação de células cancerosas.
- Leguminosas: Como ervilha, lentilha e grão-de-bico contêm isoflavonas, elas têm uma estrutura química semelhante à do estrogênio, um dos principais hormônios femininos. Por isso, elas conseguem se ligar aos receptores desse hormônio e “roubam” seu lugar. Como alguns tipos de câncer de mama crescem ainda mais na presença de altos níveis de estrogênio, as isoflavonas ajudam a combater seu desenvolvimento por bloquear a ação desse hormônio sobre os tumores.
- Chia: Rica em fibras, a chia ajuda a reduzir a absorção de gordura e evita a formação de substâncias tóxicas no intestino, incluindo moléculas cancerígenas. Além disso, essa semente contém ômega-3, um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
- Linhaça: Assim como a chia, ela oferece fibras e ômega 3. Contudo, a linhaça se destaca pela presença de lignana, uma substância que atua diretamente nas células cancerosas, pois essa substância é capaz de religar o processo de apoptose das células do câncer de mama, fazendo com que elas se autodestruam.
———————————————————————–
Texto escrito por: Thaís Valenzuela – CRN 41606
Formada em Estética e Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Dermaticista pelo instituto Ibeco e em Nutrição Esportiva Funcional. Atua com tratamentos estéticos há 5 anos, que visam a redução de gordura localizada associada a alimentação e exercícios. Segue se especializando em cursos como jejum intermitente, emagrecimento, manutenção do peso e dietas low carb. Atualmente trabalha também com gestão em saúde empresarial, de modo a melhorar a alimentação e a saúde dos colaboradores através de ações nutricionais, palestras e atendimentos.
São Paulo – SP
Tel: 3045-4124