fbpx Skip to content

Alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata

Alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata

Confira alguns alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata e a importância da alimentação na prevenção da doença. 

Alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata

A alimentação é um dos fatores de risco que podem ser controlados pelo paciente na prevenção contra o câncer de próstata, existem determinados alimentos que podem reduzir os riscos do surgimento da doença no organismo quando aparecem frequentemente na dieta do homem.

São eles:

  1. Tomate e mamão: Tomate é o alimento mais popular no combate ao câncer de próstata, suas ações contra a doença ocorrem devido a sua riqueza em licopeno, que protege contra a formação do câncer.
  2. Brócolis e repolho: As verduras são ricas em substâncias que atuam sobre os danos celulares, o que protege o organismo do câncer de próstata.
  3. Linhaça e soja: São alimentos que regulam a dosagem de testosterona no organismo, diminuindo os riscos da doença.
  4. Azeite: Marcado pela presença do ácido oleico, o azeite tem uma forte ação anticancerígena que pode ser usado na prevenção da doença.

Ou seja o consumo frequente de salada com esses ingredientes já é uma forma de prevenção, compartilha com seu pai, irmão, namorado, marido e vamos juntos nessa prevenção.

Alimentação e prevenção do câncer

Umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado.

Uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas podem prevenir novos casos de câncer. Como:

  1. Frutas Vermelhas: Como amora, cranberry, cereja, framboesa e morango possuem antocianinas que têm propriedades antioxidantes, ou seja, são capazes de combater os danos causados pelos radicais livres ( moléculas que atacam o DNA das células podendo causar o câncer ).
  2. Frutas e legumes amarelos e laranjas: Como abóbora, batata-doce, cenoura, manga e mamão, possuem o betacaroteno substância precursora da vitamina A, que também pode proteger o material genético da célula contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.
  3. Frutas cítricas: A vitamina C, presente em frutas com abacaxi, acerola, maracujá, laranja, limão e tangerina, é um antioxidante poderoso.
  4. Castanhas e outras sementes e oleaginosas: Como amendoim, amêndoas, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-pará e nozes, são fontes de vitamina E, que também apresenta ação antioxidante. Além disso, a castanha-do-pará se destaca por fornecer selênio, um mineral necessário para o bom funcionamento das defesas do organismo.
  5. Vegetais de folhas verde-escuras: Como agrião, brócolis, couve, couve-flor, espinafre, repolho e rúcula, oferecem os glucosinolatos, que combatem o estresse oxidativo, e o sulforano, que previne a formação de células cancerosas.
  6. Leguminosas: Como ervilha, lentilha e grão-de-bico contêm isoflavonas, elas têm uma estrutura química semelhante à do estrogênio, um dos principais hormônios femininos. Por isso, elas conseguem se ligar aos receptores desse hormônio e “roubam” seu lugar. Como alguns tipos de câncer de mama crescem ainda mais na presença de altos níveis de estrogênio, as isoflavonas ajudam a combater seu desenvolvimento por bloquear a ação desse hormônio sobre os tumores.
  7. Chia: Rica em fibras, a chia ajuda a reduzir a absorção de gordura e evita a formação de substâncias tóxicas no intestino, incluindo moléculas cancerígenas. Além disso, essa semente contém ômega-3, um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
  8. Linhaça: Assim como a chia, ela oferece fibras e ômega 3. Contudo, a linhaça se destaca pela presença de lignana, uma substância que atua diretamente nas células cancerosas, pois essa substância é capaz de religar o processo de apoptose das células do câncer de mama, fazendo com que elas se autodestruam.

———————————————————————–

Texto escrito por: Thaís Valenzuela – CRN 41606

Formada em Estética e Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Dermaticista pelo instituto Ibeco e em Nutrição Esportiva Funcional. Atua com tratamentos estéticos há 5 anos, que visam a redução de gordura localizada associada a alimentação e exercícios. Segue se especializando em cursos como jejum intermitente, emagrecimento, manutenção do peso e dietas low carb. Atualmente trabalha também com gestão em saúde empresarial, de modo a melhorar a alimentação e a saúde dos colaboradores através de ações nutricionais, palestras e atendimentos.

São Paulo – SP

Tel: 3045-4124

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Thaís Valenzuela.

1
Loading...

Ver carrinho