fbpx Skip to content

A importância da saúde mental para hábitos saudáveis

A importância da saúde mental para hábitos saudáveis

Veja nesse post a importância da atenção à saúde mental para manutenção de hábitos saudáveis.

 

Quando falamos de saúde mental nos referimos a um estado de bem-estar físico, mental e social completo que está relacionada a forma como reagimos às exigências diárias profissionais e pessoais que na maioria das vezes sofrem influências culturais e sociais, aos desafios e mudanças da vida e também ao modo como harmonizamos nossas ideias e emoções. Assim, ela se refere a saúde, e não meramente a ausência de doença ou algum transtorno mental.

Sabendo disso, é importante entender que a escolha de um novo hábito, a estruturação de pequenas e eficientes estratégias e a paciência e disciplina para que ele seja adquirido e depois disso mantido, dependem na nossa saúde mental do nosso bem-estar, uma vez que precisamos decidir e executar de maneira muito consciente esses novos hábitos.

E como manter hábitos saudáveis diante de tantos desequilíbrios emocionais, problemas diários como estresse, brigas, atrasos, pouco ou muito dinheiro, falta ou excesso de família, limitações, perdas e crenças limitantes que se agravaram com a pandemia e tantos outros? E essa vivência diária de uma série de emoções, boas e ruins, e que fazem parte das nossas vidas como a alegria, tristeza, raiva, medo, frustração, satisfação e tantas outras, como influenciam na nossa saúde mental?

A resposta para isso são as escolhas de estratégias de autocuidado e o aprimoramento de formas de lidarmos melhor com nossos pensamentos e nossas emoções, porque problemas e emoções boas ou ruins sempre irão existir.

A saúde mental não pode estar desconectada da saúde do corpo, porque a saúde é uma só, então exercícios físicos, meditação, terapias integrativas podem ajudar no cuidado com sua mente e essas pequenas ações inseridas no seu cotidiano podem provocar grandes mudanças a médio e longo prazo.

Também vale a pena começar com pequenas reflexões e auto percepções, note:

  • Pensamentos e comportamentos diferentes do habitual que podem ser percebidos por você ou por alguém que está perto de você;
  • Alterações na ingestão de álcool ou comida;
  • Alterações no sono;
  • Pensamentos catastróficos;
  • Algum modelo durante sua vida (familiares ou pessoas próximas), que podem ter desencadeado comportamentos ansiosos, depressivos ou outros (às vezes crescemos com pessoas diagnosticadas com algum transtorno ou que abusa do álcool);
  • Alguma crença limitante e auto sabotadora.

Sempre vale lembrar que alguns modelos ou crenças podem ser mais difíceis notar sozinho, como aquele pensamento de que nada vai dar certo, ou que não tenho força de vontade para melhorar.

Algumas vezes, pensamentos assim não são nossos, e sim de pessoas próximas que ouvimos desde a infância, e que em certo momento tomamos como nossa verdade. Em casos assim, procure um psicólogo que possa te ajudar nessa jornada, pois a manutenção de hábitos saudáveis requer mudanças de atitudes e para essas mudanças ocorrerem, nossos pensamentos e emoções também precisam sofrer modificações e ressignificações, muitas vezes nos deixando mais vulneráveis, mas também mais fortes e corajosos.

Num mundo de soluções rápidas, de intolerância e muita competitividade, leve em consideração a importância da sua saúde mental.

Cuide de sua saúde, crie rotinas saudáveis, encontre seu propósito e busque o equilíbrio em sua vida.

 

Carla Cristina Ide (CRP06/53.997-6) | @go.for.it_psicologia

1
Loading...

Ver carrinho