É possível emagrecer apenas com exercícios físicos? Será que existe um melhor exercício físico para perder gordura?
Quando se pensa em aumentar o gasto calórico diário, realmente alguns exercícios podem ser mais intensos que outros e ajudar a queimar mais calorias, mas a verdade é que não é possível emagrecer apenas com exercícios físicos, sem aderir a uma alimentação mais saudável.
Os exercícios físicos não devem ser encarados como um meio para atingir um corpo perfeito ou compensar os excessos de uma alimentação desequilibrada, mas como uma atividade que traz movimento, vitalidade e disposição ao corpo e à mente.
Qual o melhor exercício físico para perder gordura?
A prática regular de exercícios físicos traz vários benefícios à saúde, como a melhora da capacidade cardiorrespiratória, da sensibilidade à insulina, da oxidação de gorduras, da densidade óssea, da densidade muscular e da disposição, aumentando a resistência do corpo de forma geral, além de ser uma forma de aliviar o estresse, ajudando na saúde mental.
Ainda que o exercício físico possa ajudar também a aumentar o gasto energético, ele, por si só, não compensa uma dieta desequilibrada. Não é possível emagrecer apenas com exercícios físicos (pelo menos não de forma saudável e sustentável) e é fundamental combiná-lo com uma alimentação mais equilibrada para alcançar resultados eficazes na perda de gordura.
Portanto, antes de pensar em qual o melhor exercício físico para perder gordura, é importante avaliar junto a um nutricionista, como anda a alimentação, sendo este o principal pilar para um emagrecimento saudável e sustentável.
Uma vez ajustada a alimentação, pode-se pensar no melhor exercício físico para perder gordura, mas o mais importante é que ele seja prazeroso para quem o pratica.
Sendo assim, não existe uma única resposta, pois isso pode variar de pessoa para pessoa.
A escolha do exercício depende de vários fatores, incluindo preferências pessoais, objetivos, estado de saúde, nível de condicionamento físico, rotina, entre outros. Mas algumas opções mais comuns incluem:
- Treinamento de força
Fisiologicamente, os exercícios físicos mais eficientes para diminuir o percentual de gordura são os de força, como funcional e crossfit, mas especialmente a musculação, porque contribui de forma significativa para a construção de massa muscular e aumento da taxa metabólica basal. Além disso, exercícios de força ajudam a tornear o corpo, tornando-o mais atlético.
- Exercícios aeróbicos
Atividades como corrida, caminhada, ciclismo, natação e dança são eficazes para melhorar a saúde cardiovascular, cardiorrespiratória, dentre outros benefícios.
- Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)
O HIIT é uma forma de exercício aeróbico que envolve alternar entre períodos curtos de alta intensidade e recuperação.
- Treinamento funcional
Exercícios que usam movimentos naturais do corpo, como agachamentos, flexões e pranchas, podem ajudar a queimar gordura e melhorar a força, assim como a musculação e o crossfit, por exemplo.
- Yoga e pilates
Embora o yoga e o pilates sejam atividades que não queimam tantas calorias quanto o cardio intenso ou exercícios de força, elas podem melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a consciência corporal (pontos importantes para complementar a prática de outros exercícios, como a própria musculação, por exemplo).
- Esportes e atividades recreativas
Jogar esportes como tênis, basquete ou futebol é uma maneira divertida de aumentar o gasto calórico. Além disso, praticar concomitantemente exercícios de força e aeróbicos, fazem total diferença na melhora da performance de esportes competitivos.
Conclusão
Programas de exercícios equilibrados que combinam exercícios aeróbicos, treinamento de força e flexibilidade, geralmente, é o mais eficaz para a perda de gordura e a melhoria da saúde geral, principalmente quando aliados à alimentação saudável.
No entanto, mais do que pensar em qual o melhor exercício físico para perder gordura ou se é possível emagrecer apenas com exercícios físicos, é importante frisar que o melhor exercício é aquele que você gosta e é mais provável que continue fazendo a longo prazo. E o mesmo vale para a alimentação: ela deve caber na sua rotina, preferências e possibilidades, e não o contrário.
Se precisar, consulte um nutricionista e um personal trainer para te ajudar a criar um plano alimentar e um plano de exercícios adequado aos seus objetivos e necessidades individuais.
E aproveite para conferir mais posts relacionados à esse assunto:
- É possível ganhar massa muscular com proteína vegetal?
- 10 benefícios do treinamento de força
- É possível ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo?
- Diferença entre atividade física e exercício físico
- Como manter a massa muscular durante e após a menopausa?
- 5 motivos para movimentar-se mais durante o dia
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.