Como consumir o nibs de cacau e, principalmente o chocolate, todo mundo já está careca de saber. Mas o que nem todo mundo sabe é como consumir o cacau fresco e quais são os benefícios da polpa do cacau para a saúde.
A polpa do cacau fresco é uma parte muitas vezes subestimada da fruta, mas ela oferece uma variedade de benefícios que vão além do delicioso sabor que adiciona às receitas.
Da polpa do cacau, cujo sabor é doce e ácido ao mesmo, é possível fazer sucos, geleias, sorvetes, destilados e licores.
Rica em magnésio, zinco, vitaminas B1 e C, flavonoides e fibras solúveis mucilaginosas, a polpa do cacau oferece benefícios para a imunidade e para a saúde intestinal, além de controlar a glicemia, o colesterol e o apetite.
Como consumir o cacau fresco
O cacau fresco não é um alimento tão difícil de encontrar. Ele é vendido em várias lojas de produtos naturais e alimentos orgânicos, e você pode encontrar, inclusive, o cacau orgânico aqui na Boomi, por exemplo, durante o seu período de colheita.
Mas uma vez encontrado, a pergunta que não quer calar é: como consumir o cacau fresco?
Acredite, é simples. Do cacau fresco é possível consumir tanto a sua polpa, quanto a matéria prima dos chocolates, as sementes.
Para comer a polpa do cacau, não tem segredo: basta retirar cada semente e ir saboreando a polpa que as envolve, como se faz com a jaca.
O sabor da polpa não tem nada a ver com o sabor do chocolate como conhecemos. Ele tem sabor adocicado e ao mesmo tempo é levemente ácido.
A polpa é composta praticamente de mucilagem (um tipo de fibra solúvel presente em diversas plantas, de aspecto gelatinoso) e com ela é possível fazer sucos, geleias, sorvetes, destilados, licores, etc.
Se a ideia é fazer um suco, para obter a polpa, é só colocar as sementes em uma peneira e ir esfregando até retirá-la, sempre colocando um pouco de água. Depois, é só passar pelo liquidificador.
Após retirada quase toda a polpa, já é possível passar para o próximo procedimento: produzir o nibs de cacau, aproveitando as suas sementes.
Basta colocar as sementes em uma tigela, cobrir com um plástico e deixar em um lugar seco por 3 dias, até fermentarem. Depois, retire da tigela, coloque em uma peneira sob água corrente e esfregue bem, até que todo o resto da polpa desapareça. Ponha em um papel toalha e leve para secar ao sol. Após isto, asse no forno até que comece a estalar. Retire toda a casca e transfira para um multiprocessador. Pronto, você tem o seu nibs de cacau. Se quiser transformá-lo em chocolate em pó, basta continuar processando-o até que vire um pó.
Benefícios da polpa do cacau para a saúde
A composição nutricional e os benefícios das sementes e dos chocolates 70% cacau ou mais, são bem famosos: é rico em flavonoides, teobromina, ácido oleico, magnésio e triptofano, com benefícios para a imunidade, saúde cardiovascular, humor, entre outros.
Mas quais os benefícios da polpa do cacau para a saúde e o seu valor nutricional?
Os benefícios da polpa do cacau para a saúde vão muito além do delicioso sabor que adiciona às receitas.
100g da polpa de cacau, o equivalente a polpa de 2 frutos inteiros, aproximadamente, contém:
- 78 calorias
- 17g de carboidratos
- 1g de proteína
- 0,14g de gorduras
- 2,2g de fibras …………………… 7,5% da IDR
- 25mg de magnésio ……….…….. 7% da IDR
- 0,59mg de zinco …..……………. 6% da IDR
- 0,25mg de vitamina B1 ………… 23% da IDR
- 13,6mg de vitamina C ………….. 11% da IDR
Além desses nutrientes essenciais, a polpa do cacau contém diversos compostos fenólicos, como as catequinas, epicatequinas e procianidinas, pertencentes ao grupo dos flavonoides.
A composição nutricional da polpa do cacau faz com que ela ofereça benefícios para imunidade, já que, além dos antioxidantes, também fornece zinco e vitamina C, nutrientes que auxiliam na formação de células imunes.
A polpa do cacau também é um excelente alimento para fornecer mais disposição e energia para as atividades diárias, já que 100g de polpa fornece 23% das necessidades diárias de vitamina B1, essencial para o metabolismo energético.
Além disso, a polpa do cacau é rica em fibras solúveis mucilaginosas, que têm aspecto viscoso, sendo uma forte aliada da saúde intestinal por regular a microbiota e aliviar a constipação.
As fibras solúveis também são aliadas do controle do colesterol. Embora o mecanismo ainda não esteja totalmente esclarecido, as fibras solúveis modificam a dinâmica entre o trato gastrointestinal e o fígado (órgão produtor do colesterol), fazendo com que o metabolismo do colesterol ocorra de forma diferente, reduzindo o colesterol “ruim” (LDL), o que é benéfico para a saúde cardiovascular.
Além disso, as fibras solúveis retardam a absorção dos carboidratos, controlando a glicemia e, consequentemente, o apetite.
Período de colheita
A safra do cacau ocorre entre outubro e início de dezembro em grande parte do país. Mas em algumas regiões o cacau pode ser cultivado fora da época, o que é chamado temporão, cuja colheita ocorre entre maio e agosto.
Referências
Haase TB et. al. Aroma Properties of Cocoa Fruit Pulp from Different Origins. Molecules. 2021 Dec 15;26(24):7618. doi: 10.3390/molecules26247618. PMID: 34946695; PMCID: PMC8704363. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34946695/
Baumel, O. Cacau – Como aproveitar esta fruta tão especial. Receitas do Oba! Oba Gastronomia. Brasil. 02 de Maio de 2016. Disponível em: https://obagastronomia.com.br/cacau-como-aproveitar/
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. TBCA. Food Research Center. Universidade de São Paulo. Brasil. 2023. Disponível em: https://www.tbca.net.br/base-dados/int_composicao_alimentos.php?cod_produto=BRC0071C
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.