Exercitar-se na academia não é obrigatório e existem várias alternativas, como aulas funcionais no parque, na academia do prédio ou mesmo dentro de casa, mas se o seu desejo é vencer a timidez para treinar em uma academia, separamos algumas dicas para quem tem vergonha de ir à academia que podem ajudar.
Algumas dicas para superar a vergonha de ir à academia incluem buscar o apoio de um amigo ou treinador, começar com exercícios mais simples e progredir gradualmente, fazer pesquisas sobre exercícios e equipamentos, e lembrar que todos começaram em algum momento e que o importante é focar nos próprios objetivos de saúde e condicionamento físico.
12 dicas para quem tem vergonha de ir à academia
“Gymtimidation” é um termo que se refere à sensação de intimidação ou insegurança que algumas pessoas experimentam ao entrar em uma academia (gym, em inglês). Essa sensação pode ser causada por uma variedade de fatores, como a presença de pessoas mais experientes ou em melhor forma física, o medo de ser julgado, a falta de conhecimento sobre equipamentos e exercícios, entre outros.
A vergonha de ir à academia pode ser um obstáculo para algumas pessoas que desejam iniciar um programa de exercícios em uma academia, pois a ansiedade e a autocrítica podem impedi-las de se sentirem à vontade para treinar. No entanto, é importante lembrar que a maioria das pessoas nas academias está focada em seus próprios treinos e não está interessada em julgar os outros.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem tem vergonha de ir à academia:
- Lembre-se que a maioria das pessoas está focada em si mesma
Na academia, a maioria das pessoas está lá para melhorar sua própria saúde e condicionamento físico, não para julgar os outros. A verdade é que a maioria das pessoas não está prestando atenção em você, mas em si mesmas, então não se preocupe muito com o que os outros pensam.
- Leve um amigo
Ter um amigo para treinar junto pode fazer uma grande diferença. Isso não só proporcionará apoio emocional e estímulo nos treinos, mas também tornará a experiência mais divertida.
- Se possível, contrate um personal trainer
Se você estiver inseguro sobre como usar os equipamentos da academia ou quais exercícios são melhores para seus objetivos, contratar um personal trainer pode ser uma ótima opção. Eles irão orientar a execução correta dos exercícios, criar um plano de treinamento personalizado, o que ajudará a ganhar confiança. Além disso, treinar com acompanhamento ajuda a reduzir o risco de lesões musculoesqueléticas.
- Peça ajuda do instrutor da academia
Muitas pessoas têm vergonha de ir à academia e ser julgadas por não saber treinar como as pessoas mais experientes. Mas lembre-se que todo mundo começa de algum lugar. Pedir ajuda ao instrutor da academia pode auxiliar a executar os exercícios de forma correta e diminuir a sensação de desconforto relacionada a isso.
- Aposte em roupas confortáveis
Roupas confortáveis podem ajudar a se sentir mais à vontade e confiante, diminuindo a timidez e aumentando a autoestima.
- Pesquise sobre exercícios e equipamentos
Pesquise online, assista a tutoriais em vídeo ou peça ajuda do instrutor da academia para aprender como usar os equipamentos e realizar os exercícios corretamente. Isso ajuda a diminuir a insegurança relacionada à execução incorreta dos exercícios, além de ajudar a reduzir o risco de lesões.
- Comece com exercícios mais simples e progrida gradualmente
Exercícios mais complicados podem exigir mais tempo e experiência para serem executados corretamente. Comece com exercícios mais simples e avance apenas quando estiver mais confiante e condicionado.
- Escolha horários menos movimentados
Se possível, frequente a academia durante os horários menos movimentados, ao menos no início. Isso pode ser uma maneira de reduzir a sensação de estar sob os olhares das pessoas.
- Defina metas claras
Ter objetivos específicos para o seu treinamento pode ajudar a manter o foco e reduzir a autoconsciência. Concentre-se no que quer alcançar e não se deixe distrair por preocupações sobre o que os outros estão pensando.
- Pratique a mentalidade positiva
Lembre-se de que todo mundo começa em algum lugar e que o progresso leva tempo. Concentre-se em seu próprio crescimento e não se compare com os outros.
- Explore outras opções de exercícios
Se a academia ainda causar muita ansiedade, considere outras formas de se exercitar, como aulas ao ar livre, atividades esportivas ou treinamento em casa. Há muitas maneiras de manter uma vida ativa.
- Dê tempo a si mesmo
A superação da vergonha leva tempo. À medida que você ganha confiança e experiência, a academia se tornará um ambiente mais familiar e confortável.
Conclusão
Gostou dessas dicas para quem tem vergonha de ir à academia que separamos no post de hoje?
Ninguém é obrigado a gostar de academia, já se exercitar é extremamente importante, então procure ambientes que você se sinta mais confortável.
Lembre-se de que o mais importante é cuidar da sua saúde e bem estar. A superação da vergonha de ir à academia pode ser um desafio, mas com o tempo e esforço, você pode se sentir mais à vontade e confiante em seu ambiente de treinamento.
Aproveite para conferir mais posts relacionados a esse assunto:
- Dia do esportista: 8 dicas de alimentação para quem está iniciando na academia
- 10 benefícios do treinamento de força
- É possível ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo?
- Alimentação no pré e pós treino – Dicas de refeições práticas
- É possível ganhar massa muscular com proteína vegetal?
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.