Como comer bem fora de casa é a dúvida de muitas pessoas que buscam melhorar a qualidade da sua alimentação. Afinal, comer fora de casa é uma realidade cada vez mais comum nos dias de hoje, com um ritmo de vida mais agitado.
Seja na rua ou em uma viagem, muitas vezes, algumas opções culinárias podem ser um desafio para quem quer manter uma alimentação mais saudável.
Por isso, no post de hoje, separamos algumas estratégias para te ajudar a fazer escolhas inteligentes e desfrutar de uma refeição saborosa, enquanto mantém um estilo de vida equilibrado mesmo fora de casa.
Como comer bem fora de casa
Comer fora de casa não precisa ser sinônimo de comprometer sua saúde.
Inclusive, aprender a como comer bem fora de casa é essencial para aderir definitivamente a uma alimentação mais saudável, seja qual for o seu objetivo.
Abaixo, separamos algumas estratégias para comer bem fora de casa, independentemente se você vai passar o dia todo na rua ou se está planejando viajar .
- Dicas de lanches rápidos para levar no dia a dia
- Frutas mais práticas para comer fora, como banana, uva, maçã e pêra
- Frutas secas
- Ovos cozidos
- Castanhas
- Snacks saudáveis, como chips de vegetais e grãos e snacks de frutas secas
- Barras de proteínas
- Chocolate 70% ou mais
- E receitas rápidas e práticas de preparar, como sanduíche natural com queijo minas frescal (ou outro de sua preferência), bolos de canecas, dentre outras opções.
- Se você não come alimentos de origem animal ou deseja reduzir o consumo, aposte também nessas receitas vegetarianas para levar de lanche.
- E se a sua rotina é muito corrida, veja o post com 8 lanches saudáveis para quem não tem tempo de preparar e mantenha sua alimentação saudável mesmo na correria.
Lembrando que você pode combinar os alimentos acima, quando necessário, montando uma refeição completa, contendo proteínas, gorduras de boa qualidade, carboidratos e fibras.
- Dicas para uma alimentação mais saudável em restaurantes e lanchonetes
- Optar por restaurantes self-service
- Antes de se servir, verifique todas as opções disponíveis. Isso vai ajudar a adicionar ao prato apenas as suas receitas preferidas
- Comece sempre pelos vegetais
- Opte por proteínas magras
- Controle as porções de cada alimentos para poder saborear todos os que desejar, sem restrições e sem comprometer seus objetivos
- Coma devagar, descansando os talheres, apreciando o momento
- Modere o consumo de alimentos mais refinados e sobremesas muito doces.
- Acesse o post com 7 dicas para uma alimentação mais saudável em restaurantes para mais detalhes das dicas anteriores.
Caso opte por comer em redes de fast-foods eventualmente, procure por opções mais saudáveis e completas, limitando-se a 1 porção.
- Dicas para se alimentar bem em viagens
- Esteja sempre com uma garrafinha de água para não esquecer de se hidratar (o que é muito comum quando se sai da rotina)
- Leve na bolsa alimentos práticos que não necessitam de cocção , como frutas in natura ou secas, castanhas, snacks saudáveis, barrinhas e sachês de proteína em pó
- Faça um café da manhã no hotel reforçado e variado, seguindo as dicas do artigo anterior sobre o que comer no café da manhã e nos lanches
- Programe para desfrutar da culinária local com moderação e sem restrições, mas sem deixar de comer saudável nas demais refeições do dia
- Limite o consumo de álcool a 1 dose apenas, intercalando com água
- Exercite-se
- Se vai viajar, acesse o post com 9 dicas para se alimentar bem em viagens para mais detalhes dessas dicas.
Importante destacar que mais do que essas dicas para se alimentar bem em viagens, é preciso ter em mente uma mudança de perspectiva para a vida toda, de “tenho que comer de forma saudável” para “posso comer de forma saudável”.
Afinal, com uma real mudança de hábitos e comportamento em relação à comida, sem a mentalidade de que comer saudável é se restringir, tudo fica mais leve e fácil.
Conclusão
Gostou dessas dicas de como comer bem fora de casa?
Como vimos, com pequenos ajustes, dá para manter uma alimentação o mais saudável possível em qualquer situação.
Caso a alimentação fuja um pouco do script, não há problema algum. Basta voltar à rotina de alimentação saudável normalmente.
Se precisar, procure um nutricionista para te auxiliar.
E não deixe de conferir mais posts relacionados à esse assunto:
- 9 dicas para equilibrar a alimentação nas festas de fim de ano
- 9 opções de petiscos saudáveis para um happy hour equilibrado
- Alimentação saudável custa caro?
- 5 dicas de como montar uma lista de compras saudável
- Comer pão todo dia engorda? Mitos e verdades sobre pão
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.