No dia mundial do combate ao câncer, veja 10 alimentos que ajudam na prevenção do câncer e o que evitar para prevenir o aparecimento da doença.
Hoje, dia 4 de fevereiro, é comemorado o Dia mundial contra o câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O objetivo é aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.
E aproveitando a data, listamos os melhores alimentos que ajudam na prevenção do câncer e o que evitar para prevenir o aparecimento de câncer.
Dia mundial contra o câncer: 10 alimentos que ajudam na prevenção do câncer
Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são fundamentais na prevenção de câncer.
Embora uma alimentação in natura, rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, azeite, carnes, aves, ovos e peixes, auxiliam não só na prevenção de câncer, como também de outras doenças crônicas, abaixo, listamos os melhores alimentos que ajudam na prevenção do câncer, com as substâncias muito estudadas para este fim:
- Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são poderosas fontes de antocianinas, substâncias com ação antioxidante e antiinflamatória que ajudam no combate ao estresse oxidativo. Alguns exemplos desses alimentos que ajudam na prevenção do câncer são: açaí, acerola, amora, cereja, cranberry, framboesa, gojiberry, jabuticaba, mirtilo, morango, pitanga, romã, entre outros.
Saiba mais sobre as frutas vermelhas no post “13 frutas vermelhas e seu poder antioxidante”.
- Alho e cebola
O alho e a cebola contêm uma classe de compostos bioativos chamados de organossulfurados. Os compostos organossulfurados são considerados agentes quimioprotetores do câncer, porque podem causar uma suspensão da proliferação das células cancerosas e induzir a apoptose (morte celular programada). Por isso, o alho e a cebola podem ser considerados um dos melhores alimentos que ajudam na prevenção do câncer.
- Alimentos ricos em carotenoides
Melancia, manga, goiaba, cenoura e tomate são exemplos de alimentos que ajudam na prevenção do câncer, por serem fonte de carotenoides. Os carotenoides são compostos bioativos pró-vitamina A e com alto potencial antioxidante, auxiliando na prevenção e combate às células cancerosas.
- Cacau
O cacau nibs, 100% em pó, ou mesmo uma barra de chocolate maior que 70% cacau, são fonte de flavonoides, uma classe de compostos bioativos que atuam na imunidade combatendo células cancerosas.
- Uvas roxas
As uvas roxas são as maiores fontes de resveratrol, um composto com ação antioxidante muito estudado quando o assunto é a prevenção e combate ao câncer.
Confira mais benefícios das uvas no post “Diferença entre uvas roxas e verdes e seus benefícios à saúde“.
- Ervas e especiarias
As ervas e especiarias contém fitoquímicos que ajudam na prevenção e combate ao câncer. O gengibre, por exemplo, contém gingerol; o orégano, carvacrol; a canela, cinamaldeído; dentre outras. Inclusive, um estudo listou os alimentos mais ricos em antioxidantes, sendo eles: cravo, orégano, gengibre, canela e cúrcuma, nessa mesma ordem.
Para saber mais sobre como incluí-los na alimentação, veja o post “Guia de temperos naturais: 26 tipos de temperos e como consumir”.
- Aveia
A aveia é uma excelente fonte de betaglucanas, que são fibras com efeito prebiótico. As betaglucanas têm efeito prebiótico, ou seja, são fibras que as bactérias desejáveis do intestino fermentam, se proliferam, melhorando quadro de disbiose e fortalecendo a imunidade.
Nessa fermentação, as bactérias liberam substâncias benéficas para o corpo, chamadas de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).
Os AGCC estão associados com a redução do risco de desenvolver a síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, doença cardiovascular e câncer. Não deixe de ver os posts abaixo para mais detalhes:
- 3 motivos para incluir aveia diariamente na sua alimentação
- Diferença entre farelo, flocos e farinha de aveia
- Couves
As couves, ou seja, os vegetais da família das brássicas, como brócolis, couve-flor, couve manteiga, couve kale, acelga, agrião, nabo, rabanete, repolho e rúcula, são fonte de uma classe de compostos chamada de glicosinolatos, como o isotiocianato e o indol-3-carbinol, substâncias muito estudadas para a prevenção e combate de células cancerígenas.
- Linhaça
As lignanas são compostos vegetais com propriedades antioxidantes e estrogênicas, os quais podem ajudar a diminuir o risco de câncer. As sementes de linhaça contêm até 800 vezes mais lignanas do que outros alimentos vegetais.
- Leguminosas
Leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha, soja e grão-de-bico, são ricos em isoflavonas, substâncias com diversos benefícios à saúde, ajudando na prevenção de diversos tipos de câncer, como: mama, próstata, cólon, reto, pulmão, estômago e colo do útero.
O que evitar para prevenir o aparecimento de câncer
Além dos alimentos que ajudam na prevenção do câncer, é preciso estar atento também ao que evitar para prevenir o aparecimento de câncer.
Os alimentos que mais aumentam o risco de desenvolvimento de um tumor maligno são os ultraprocessados (aqueles ricos em aditivos artificiais – veja mais detalhes no post sobre a diferença entre alimentos processados e ultraprocessados, quando consumidos em excesso e em uma dieta desequilibrada.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a alimentação inadequada é a segunda maior causa de câncer que poderia ser evitada, perdendo apenas para o cigarro.
- Alimentos embutidos
Alimentos embutidos, como as carnes processadas que contém nitrato e nitrito, são exemplos de alimentos a evitar para prevenir o aparecimento de câncer. Segundo o grupo de pesquisas da International Agency for Research on Cancer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), após analisar mais de 800 estudos, a cada porção de 50g por dia – o equivalente a 1 salsicha ou 4 fatias de presunto – poderia aumentar o risco de câncer de colorretal em até 18%.
Saiba mais sobre os alimentos embutidos no post “Alimentos embutidos fazem mal à saúde? “.
- Alimentos ultraprocessados
Alimentos ultraprocessados contêm aditivos químicos que são substâncias estranhas ao corpo, com efeito pró-inflamatório sobre as células.
- Bebidas alcoólicas
Quando o corpo metaboliza o álcool, ele libera uma substância química chamada acetaldeído, com potencial para danificar o DNA, o que aumenta as chances das células começarem a crescer fora de controle, criando tumores.
Além disso, geralmente se combina o uso de bebidas alcoólicas com o tabaco, o que aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
- Cigarro
Ao fumar, são liberadas mais de 7.000 compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Essas substâncias são as responsáveis por causa danos nas células que induzem ao desenvolvimento de câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Por isso, parar de fumar é fundamental para a prevenção do câncer.
- Consuma castanhas com moderação
As castanhas contêm aflatoxina, uma micotoxina produzida por espécies de fungos do gênero Aspergillus. É um dos principais tipos de micotoxinas, presente em alimentos, que representa risco para a saúde de humanos e animais domésticos, como o câncer de fígado.
Por isso, é importante consumir castanhas com moderação, não ultrapassando, em geral, a porção de 30g (aproximadamente 1 punhado), por dia.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.
Referências
INCA – Instituto Nacional de Câncer. Como prevenir o câncer. 23/01/2023. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/como-prevenir-o-cancer/
PINHO, A. Nutrição e Câncer: da Prevenção ao Tratamento (Bases Científicas e Prática Clínica). Ed. São Paulo: PoloBooks, 2018.