Nós já sabemos que as sacolas de papel são completamente biodegradáveis, enquanto que as de plástico demoram de 400 a mil anos para se decompor. Mas você sabe de fato quais são os reais benefícios das embalagens de papel reciclado? Será que é realmente válido fazer essa substituição? É isso que iremos te contar neste post.
Com as crescentes notícias de desmatamento, liberação de agrotóxicos e itens danosos à saúde cada vez mais presentes em nossas vidas, houve uma grande necessidade de propor uma mudança na forma em como nos relacionamos com as embalagens.
Junto da demanda dos consumidores, cada vez mais empresas e instituições têm proposto ao mercado opções alternativas às embalagens de plástico. Nesse sentido, tem sido muito comum nos últimos tempos ver inúmeras marcas fazendo a substituição de embalagens de plástico pelas de papel.
Mas afinal, por que há tantos benefícios nas embalagens de papel reciclado?
5 benefícios das embalagens de papel reciclado
-
Embalagens de papel são eco-friendly
Apesar de terem um custo energético maior para as suas produções, as embalagens de papel são biodegradáveis, isto é, naturalmente se decompõem.
Além disso, para se ter ideia, estima-se que 100% do papel feito no Brasil seja proveniente de reflorestamento, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica. Já as embalagens de plástico, costumam levar de 400 a mil anos para se decomporem.
-
Oportunidades para os comerciantes
As migrações para as embalagens de papel reciclado passaram a ser praticamente uma exigência dos consumidores. Uma pesquisa recente (2021) demonstrou que os brasileiros acreditam que as embalagens à base de papel são melhores para o meio-ambiente.
Há também o fato de que as embalagens de papel contam com uma grande possibilidade de personalização no seu design. Quando esse nível de personalização é combinado com um preço acessível, é possível através desse contato mais íntimo com a marca aumentar o nível de engajamento de uma loja com o seu consumidor.
Afinal, essas sacolas podem nos acompanhar para qualquer lugar, não é mesmo?
-
Lugar melhor para guardar os alimentos
Apesar de a maioria das pessoas utilizarem embalagens plásticas para guardar alimentos, você sabia que esse material é favorável para a retenção de odores e também de umidade?
Isso contribui para a proliferação de fungos e bactérias. Por outro lado, o papel possui melhor permeabilidade e também tem contado com o desenvolvimento de avanços tecnológicos para frear o crescimento desses microrganismos.
-
Baixa pegada de carbono
A pegada de carbono é o cálculo da emissão total de gases do efeito estufa associado às ações humanas. Conforme as árvores crescem, elas retiram o dióxido de carbono da atmosfera. O carbono fica preso nos papéis e quando eles não são reutilizados, o carbono acabará se degradando porque o papel é biodegradável. É muito grande a diferença quando fazemos essa mesma comparação com a indústria do petróleo na fabricação de plástico, que tem uma pegada de carbono muito maior.
-
Mais fáceis de serem reutilizadas
Um dos benefícios das embalagens de papel reciclado é que elas são mais fáceis de serem reutilizadas por conta de seu tamanho compacto e peso. Além disso, elas podem ter um aproveitamento de 5 a 7 vezes antes do descarte correto. Já em relação às embalagens de plástico, apesar de terem maior durabilidade de reutilização, nem sempre acabam sendo reaproveitadas, em função de um design pouco versátil.
O que já está acontecendo no mundo por conta do plástico?
Já são inúmeras as pesquisas que mostram como o consumo de microplástico está presente em nosso cotidiano.
De forma simplificada, esse ciclo acontece da seguinte forma: ocorre o descarte irregular de uma embalagem de plástico, que irá pro oceano e poderá ser dividida ou não em pedaços menores. Mais tarde, esses pedaços serão consumidos por animais marinhos, que servem de alimento aos próprios humanos. Somos vítimas de nossos próprios atos.
Outro acontecimento importante é que já existem evidências na academia relacionando não só o plástico ao meio-ambiente, mas também à saúde pública. Existem evidências científicas, por exemplo, que relacionam a contaminação por BPA à obesidade e alguns tipos de câncer.
Se você quiser se aprofundar mais sobre o assunto e fazer escolhas mais conscientes, recomendo a leitura do nosso post com dicas de ”como reduzir o consumo de plástico no dia a dia” e ”como diminuir a sua produção de lixo”.
Trocando o material das embalagens, o problema ambiental está resolvido?
A pergunta que fica é: após fazer essa migração de materiais, o problema ambiental das embalagens estará resolvido? A resposta é que não.
Apesar de existirem inúmeros benefícios das embalagens de papel reciclado em relação às de plástico, ainda devemos prestar atenção no principal objetivo: reduzir o número de novas embalagens e aumentar a reutilização.
É também importante fazer a checagem de alguns outros pontos importantes, como a quantidade de energia gasta na produção; quanto tempo a embalagem pode durar; e quão rápido ela se decompõe.
Conclusão
Independentemente do tipo de embalagem, é preciso melhorar a comunicação entre as marcas, seus consumidores e as empresas de reciclagem. Com isso, iremos caminhar para a construção de soluções mais flexíveis e sustentáveis.
Espero que com a leitura deste texto, você não somente saiba dos principais benefícios das embalagens de papel reciclado sobre as de plástico, mas que amplie os seus conhecimentos sobre também outros fatores que podem fazer a diferença na construção de um mundo mais sustentável.
Pedro Fonseca – Comunicação da Boomi.