fbpx Skip to content

7 dicas de como escolher o chocolate mais saudável

Basicamente, ao escolher o chocolate mais saudável, para além do teor de cacau, é preciso verificar a sua composição, na lista de ingredientes.

Em geral, chocolates saudáveis contêm menos ingredientes do que chocolates convencionais, mas a qualidade dos ingredientes é o que mais importa.

Veja este comparativo entre um chocolate 70% saudável e um chocolate 70% convencional:

 

Chocolate 70% saudável:

Chocolate 70% Cacau CHoKolaH

70% cacau (cacau e manteiga de cacau orgânicos)*, 29,5% açúcar de coco**, 0,5% lecitina de girassol**. *Ingredientes orgânicos. **Todos os ingredientes são livres de DNA transgênico.

Total de 3 ingredientes, todos orgânicos e naturais.

 

Chocolate 70% convencional:

como escolher o chocolate mais saudável

Massa de cacau, açúcar, cacau em pó, gordura vegetal, manteiga de cacau, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato e aromatizante.

Total de 8 ingredientes, não orgânicos, transgênicos e com a presença de aditivo.

 

Chocolates 70% cacau, ou mais, são considerados mais saudáveis que chocolates ao leite, pelo seu teor de flavonoides, responsáveis pelos seus benefícios à saúde (veja mais no  post “Os benefícios do cacau para a saúde e tipos de chocolate”, que se concentram no cacau. E o chocolate ao leite contém no máximo 50%, sendo o restante, manteiga de cacau.

Mas quando se trata de escolher o chocolate mais saudável, a qualidade dos seus ingredientes também conta e não apenas o teor de cacau.

Afinal, se você gosta de chocolate ao leite, por exemplo, também é possível encontrá-lo em versões saudáveis. Veja este outro comparativo:

 

Chocolate ao leite saudável:

Chocolate ao Leite de Coco CHoKolaH

47,5% leite de coco orgânico*; 40% cacau (cacau* e manteiga de cacau orgânica* e/ou manteiga de cacau**); 12% castanha de caju orgânica*; 0,5% emulsificante lecitina de girassol** e 0,001% edulcorante natural estévia**. *Ingredientes orgânicos. ** Todos os ingredientes são livres de DNA transgênico.

Total de 5 ingredientes, todos orgânicos e naturais.

 

Chocolate ao leite convencional:

como escolher o chocolate mais saudável

Açúcar, leite em pó, manteiga de cacau, massa de cacau, gordura vegetal, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato e aromatizante.

Total de 8 ingredientes, não orgânicos, transgênicos, com a presença de aditivo e rico em açúcar.

 

A diferença na qualidade dos ingredientes, ao comparar os dois tipos de chocolates, se deve ao fato de que as grandes indústrias demandam uma produção em larga escala, sendo difícil, assim, utilizar um cacau de qualidade, devido ao alto custo, logística de distribuição e prazo de validade.

Por isso, costumam acrescentar ingredientes não saudáveis a fim de disfarçar as propriedades organolépticas (sabor, aroma, cor) de um cacau inferior. Alguns exemplos são: gorduras hidrogenadas, emulsificantes sintéticos como o poliglicerol polirricinoleato, emulsificantes transgênicos, como a lecitina de soja, aromatizantes artificiais, entre outros.

Já os pequenos produtores prezam por amêndoas de cacau de qualidade, orgânicas, naturais, pensando na boa qualidade do cacau desde o plantio até o produto final, com uma boa seleção dos melhores frutos, produzidos cuidadosamente do começo ao fim, de forma artesanal.

 

7 dicas de como escolher o chocolate mais saudável

Agora que você já sabe a diferença entre um chocolate convencional e um chocolate de qualidade, veja essas dicas para escolher o chocolate mais saudável:

 

  1. Verifique a lista de ingredientes

A lista de ingredientes está sempre em ordem decrescente de quantidade, portanto, quando o cacau ou a manteiga de cacau estiver em primeiro lugar, ou até em segundo lugar, mas atrás de outro ingrediente também saudável, melhor.

Para entender melhor sobre rotulagem e listas de ingredientes, não deixe de ver esses posts:

 

  1. Verifique o tipo de adoçante

Em geral, chocolates saudáveis contém açúcares e/ou adoçantes naturais, como açúcar de coco, mascavo, xilitol, eritritol, maltitol, estévia e taumatina, por exemplo.

 

  1. Verifique o emulsificante

Grande parte da soja produzida, é transgênica e não orgânica.

Portanto, para escolher o chocolate mais saudável, prefira os que contém lecitina de girassol como emulsificante, como os que você encontra na Boomi, em detrimento da lecitina de soja utilizada nos chocolates convencionais.

 

  1. Verifique o tipo de gordura utilizada

Um chocolate de qualidade é produzido com a utilização da sua própria gordura, ou seja, a manteiga de cacau, considerada uma gordura de boa qualidade.

Já as grandes indústrias costumam utilizar gordura hidrogenada e afins, nocivas para a saúde.

 

  1. Verifique o teor de cacau

Para escolher o chocolate mais saudável, opte pelos chocolates acima de 70% cacau, devido ao alto teor de flavonoides, como mencionamos no começo do texto.

Mas se você gosta de chocolate ao leite, ou mesmo chocolate branco, não há problema algum, basta optar por versões saudáveis, como as que você encontra aqui na Boomi.

 

  1. Verifique a origem do cacau

Os melhores fabricantes de chocolates costumam divulgar a localização geográfica do cacau que utilizam nas embalagens dos produtos ou no seu site.

Isso é importante porque, se a qualidade do fruto não for boa desde o plantio, não há como corrigi-la durante o processo de produção dos chocolates, afetando seu sabor, cor e aroma.

Opte também por marcas que utilizam cacau nacional, que tende a ser mais fresco por não passar pelo processo de importação.

 

  1. Opte por versões com cacau orgânico

Opte pelas versões produzidas com cacau orgânico, a fim de evitar a ingestão de pesticidas.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho