Veja este post e entenda para que servem a chlorella e a spirulina, benefícios e diferenças.
A chlorella e spirulina são uma espécie de microalgas de água doce que vêm ganhando popularidade no mundo dos suplementos.
Além de visualmente parecidas por serem encontradas em pó ou em cápsulas, ambas em cores verdes, as diferenças entre a chlorella e a spirulina são mínimas: uma se refere à ao tipo e concentração de alguns nutrientes, e outra, quanto a classificação científica.
Consideradas superalimentos, seu alto valor nutricional oferece potenciais benefícios à saúde, como o controle do colesterol e dos triglicerídeos, controle da glicemia, propriedades antiinflamatórias, redução da pressão arterial, dentre outros.
Semelhanças e diferenças entre a chlorella e a spirulina
Apesar de referidas como microalgas, uma das diferenças entre a chlorella e a spirulina é que a chlorella é uma alga, pertencente ao reino Plantae, enquanto a spirulina não é exatamente uma alga, mas uma cianobactéria pertencente ao reino Bacteria.
Outra diferença é em relação ao tipo de antioxidante que predomina em cada uma delas: enquanto a chlorella é rica em clorofila, a spirulina é rica em ficocianina.
A chlorella se destaca pelo seu conteúdo em proteína de alto valor biológico, vitamina B6, biotina (vitamina B7), folato (vitamina B9), vitamina B12, ferro, zinco, e antioxidantes pró-vitamina A, como betacaroteno, licopeno e luteína.
Já a spirulina é rica em nutrientes como proteína de alto valor biológico, vitamina K, ferro, magnésio e antioxidantes pró-vitamina A, assim como a chlorella, conhecidos também como carotenoides.
Embora não possam ser consideradas fonte de gorduras essenciais ômega 3 (veja quais são as principais fontes no post “Os benefícios do ômega 3 e quando é preciso suplementar” e ômega 6, tanto a chlorella quanto a spirulina contêm essas gorduras em sua composição.
Veja essa comparação em que é possível observar o quão cada nutriente atende às necessidades diárias, em %VD (valores diários), em apenas uma porção de 3g (6 tabletes):
Fonte: Spirulina Puravida e Clorella Puravida
Para que servem a chlorella e a spirulina? Veja os benefícios à saúde
Veja para que servem a chlorella e a spirulina exatamente, no que se refere aos seus potenciais benefícios à saúde, tendo em vista o seu valor nutricional:
- Controle do colesterol e triglicerídeos: a chlorella e a spirulina são ricas em antioxidantes que agem nos sais biliares, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue. As gorduras ômega 3, embora em baixa quantidade nas microalgas, também auxiliam o controle dos triglicerídeos quando aliadas a uma dieta equilibrada.
- Prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares: as propriedades antioxidantes de ambas microalgas previnem e auxiliam o tratamento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo. Em especial, a spirulina pode auxiliar no tratamento de aterosclerose por conter magnésio em sua composição.
- Controle da pressão arterial: diversos estudos relacionam a ingestão regular tanto de chlorella quanto de spirulina, a níveis mais baixos de pressão arterial, cujo mecanismo ainda não está totalmente esclarecido.
- Controle da glicemia: os antioxidantes presentes nas microalgas aumentam a captação de glicose pelo fígado e músculos, melhorando a sensibilidade à insulina e controle da glicemia. Além disso, em especial, a spirulina, contém magnésio em sua composição, importante no controle do diabetes. Portanto, pessoas que têm resistência à insulina e diabetes tipo 2, podem se beneficiar da suplementação.
- Propriedades antiinflamatórias: o papel dos antioxidantes é oxidarem-se no lugar das células, combatendo os danos causados pelos radicais livres. Dessa forma, mantêm a saúde das células e tecidos do corpo, impedindo o aparecimento de diversas doenças.
- Manutenção do sistema imune: os antioxidantes presentes em ambas algas, e o zinco, presente na chlorella, estão relacionados ao bom funcionamento do sistema imune. Em geral, pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana costumam ter baixa ingestão de zinco, mineral encontrado nas carnes em quantidades suficientes.
- Prevenção de anemia ferropriva: a spirulina contém 46% das necessidades diárias de ferro, enquanto a chlorella contém 13%. Portanto, a spirulina pode ajudar a atender as necessidades desse nutriente, prevenindo a anemia causada por deficiência de ferro, principalmente em pessoas que consomem pouco ou nenhum alimento de origem animal.
- Prevenção de anemia perniciosa: a anemia perniciosa é causada pela deficiência das vitaminas B9 (folato) e B12, encontradas na chlorella em 15% e 100% dos valores diários, respectivamente. Em especial, a vitamina B12, faltante em dietas que excluem alimentos de origem animal.
- Contém nutrientes essenciais para quem consome pouco ou nenhum alimento de origem animal: são nutrientes que, em geral, podem estar insuficientes em uma dieta pobre em alimentos de origem animal:
- Ferro
- Zinco
- Proteína de alto valor biológico
- Vitamina B12
Portanto, utilizar a chlorella e/ou a spirulina, aliadas à uma dieta equilibrada, pode ajudar a alcançar as necessidades diárias desses nutrientes.
Para melhor absorção do ferro e do zinco, consuma uma fonte de vitamina C na mesma refeição, como frutas cítricas in natura ou na forma de sucos.
A chlorella contém vitaminas B6 e B7, que equivalem a 52% e 43% das necessidades diárias, respectivamente, cuja deficiência é muito rara, já que são encontradas amplamente em diversos alimentos.
Outra deficiência rara, é a de vitamina K, encontrada na spirulina, que corresponde a 45% das necessidades diárias.
Como consumir
Embora a chlorella e a spirulina sejam superalimentos naturais, não significa que não haja contraindicações.
Por exemplo, a vitamina K, relacionada à coagulação sanguínea, deve ser evitada por pessoas que fazem uso de anticoagulantes.
É preciso consultar um nutricionista para indicar a suplementação considerando sua individualidade.
Caso seja indicado para o seu caso, o melhor horário para tomar cápsulas de chlorella e/ou de spirulina é meia hora antes das principais refeições do dia, para melhor aproveitamento dos nutrientes.
As doses variam de acordo com o hábito alimentar de cada pessoa, suas necessidades nutricionais e a presença, ou não, de doenças.
Ao adquirir esses produtos, é preciso estar atento à sua qualidade, verificando se há o selo de qualidade da Anvisa na embalagem, e evitar comprar em pó a granel, pois pode ocorrer contaminação por metais pesados e outras substâncias nocivas à saúde.
Conclusão
Gostou de saber para que servem a chlorella e a spirulina, além de seus benefícios?
Importante frisar que manter uma alimentação saudável e equilibrada, estar sempre em movimento, dormir bem e manejar o estresse, vêm sempre em primeiro lugar quando o assunto é qualidade de vida.
A chlorella e a spirulina têm sua utilidade a depender do caso e podem ajudar como coadjuvantes na manutenção da saúde ou no tratamento de doenças, mas não fazem milagres sozinhas.
Procure um nutricionista para te orientar.
Produtos Boomi
Compre chlorella e spirulina na Boomi, nós entregamos para todo Brasil.
Spirulina:
- Spirulina Premium Orgânica Puravida 100g
- Spirulina Premium Orgânica Puravida 300g
- Spirulina 370cp Kampo de Ervas 120 comprimidos de 400mg
- Biscoito de Gergelim e Spirulina Sem Glúten Alere 50g
Chlorella:
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.